quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Rir faz bem à pele?


 Rir faz bem à pele?
por maneco nascimento

Acreditando que rir é sempre o melhor remédio uma empresa de saúde da cidade, no investimento da cultura artevisual do riso, realizou sua
 4ª. Edição de um projeto que já mantinha dentes largos já de entrada. Mordeu a tristeza e reuniu mote para boas risadas de humor inteligente e perspicaz. O nome desse Projeto? Salão Medplan de Humor. Para esse ano de 2012, a escolha não poderia está melhor incluída na febre terçã das sociedades contemporâneas.

Na crista da onda gigante que são as redes sociais, o tema instigador ao artista da charge e cartum não deixaria ninguém morrer, à míngua, na praia criativa. O 4º. Salão Medplan de humor! 2012, com tema Redes Sociais, sedimenta sucesso construído desde o pontapé a gol de placar da 1ª. Edição. Os números não negam à estatística, no ano de 2009 foram 174 trabalhos; 2010 computou 250 obras de arte; 2011 recebeu 275 concorrentes e, nesse 2012, o expressivo número de 430 inscrições.

O catálogo Trabalhos Selecionados e Premiados – 4º. Salão Medplan de Humor! 2012, imprimiu os 58 melhores resultados do Piauí, do Brasil e do mundo antenado nesse evento, “(...) os artistas do Piauí, do Brasil e do mundo responderam com belos desenhos, verdadeiras obras de arte. O nosso salão, a cada ano, se firma como um dos grandes eventos de humor do país, com projeção internacional.” (Cartunista Jota A)

Folhear o catálogo, um verdadeiro deleite ao riso à inteligência ampliada em linguagem comum. Visitar a exposição já é uma divertida agenda, ver os melhores registrados é então rigor de apreciação premiada. E, para os afeitos a acessos a alguma rede social, então é gracejo de efeito instantâneo. A ver o Prêmio Internet que foi garimpado pelo teresinense Ricardo Torres e sua obra “Novos Seguidores”. Só vendo pra rir.

O
 2º. Lugar do certame ficou com Evandro Alves. A sutileza criativa e de picardia elementar não deu outra. Ele veio de Lagoa Santa (MG) e sua provocação, “Profeta do Apoc@lipse”. O cajado seguido é o que encabeça o ícone do arroba. Quer +? 

E o
 primeiríssimo Lugar abraçou um trabalho de Itu (SP). Raimundo Rucke Santos Sousa brindou o Salão com “Amigos na Rede”. Os amigos visíveis da menina, em quarto bege e cor-de-rosa, deixam a cena com seus panos de ba(u)nda, enquanto a criança navega na rede.

As menções honrosas ampliaram as fronteiras, “Chapeuzinho Vermelho”, de Evandro Luiz da Rocha (Belo Horizonte – MG); “Sem Título”, de Genival da Costa e Silva (Teresina – PI); “Viciado”, de Izânio Bezerra Façanha (Teresina – PI); “Internet”, de J. Bosco ( Belém – PA); “E-Paquera”, de Julio Carlos F. Mariano (Rio de Janeiro – RJ); “Face”, de Julio Carrión Cueva – Karry (Lima – Peru); “Sem Título”, de Krcmar (Novi Sad – Sérvia).

Ainda tiveram esse destaque honroso, “Sem Título”, de Mohammad Ali Khalaji (Tehran – Iran); “Sem Título”, de Rafael Borges Pereira (Timon – MA); “Novas Ferramentas”, de Silvano Mello (Jaboticatubas – MG); “Agora e na hora da nossa Morte”, de Evandro Alves (Lagoa Santa – MG) e “Oráculo”, de Dereck Bruno L. Teixeira (Teresina – PI). Só mesmo conferindo pra rir de toda essa obra de humor muito + que os títulos.

O catálogo tem apresentação rica e de fina estampa. Já na capa, uma rede composta de retalhos das redes e um internauta navegando, com seu “notebuque”, sua rede preferida. Toda a criação arte visual e diagramação está mapeada à linguagem tema com seus ícones metalingüísticos para curtir e curtir. A cor sóbria das páginas que recebem as obras é de uma economia sensível e sutileza estética de nunca ofuscar o artista homenageado.

O grande “vilão”da exposição catalogada é o facebook. Está em dezessete temas, do (des)fazendo carreiras; lobo fa(u)CE; alusão a Guliiver (um livro); Pequeno Príncipe em seu planeta interlinkado; mulher de burka (inter)faceando; cegonha em face entrega; cardume fa(s)cinado pela “isca”; super homem face; intolerface; a pomba da boa face; última morface; pigmeu face; a guerra dos face; pescaria face e face algemas. Só riso na janela da picardia in redes.

O mundo representado por Palmeirópolis (TO); Bonito (MS); Abu Dhabi (Emirados Árabes); Tehran (Iran); Campo Limpo (SP); Jahron (Iran); Guarulhos (SP); Vacaria (RS); Porto Alegre (RS); Kerman (Iran); Itu (SP); Belém (PA); Teresina (PI); Stambul (Turquia); São Paulo (SP); Lima (Peru); Cairo (Egito); Rio de Janeiro (RJ); Goiânia (GO); Colômbia; Campo de Goytacazes (RJ); Campinas (SP); Esperança (PB); Podgorica (Montenegro); Salvador (BA); Inner Mongólia (China); Timon (MA); Demak (Indonésia); Vila Velha (ES); Lagoa Santa (MG); Jaboticatubas (MG); Novi Sad (Servia); Lima (Peru) e Belo Horizonte (MG).

Um mundo de riso, charges, cartuns, obras de arte e alegria a não deixar perder das vistas a memória iconográfico-pictórica do riso e entretenimento, através da melhor piada desenhada. Arteconstruída para doce deleite do público já cativo do Salão Medplan de Humor. 

Esse evento registrado salta aos olhos do melhor rir. Tá na rede sociocultural do mundo criativo. Porque faz bem à pele... Curti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário