terça-feira, 5 de julho de 2016

Elegance

de Decaídos dançantes
por maneco nascimento

"A força criativa em movimento dança os cinco elementos. Dança pode ser a conexão com o vento que é sopro e transparência do espírito. Dançar pode ser fluido como a água que tudo dissolve, purifica. Dançar é repousar no chão, adquirindo  a firmeza perene de uma grande rocha. Dançar é também o festejo flamejante da luz do sol. Dançar é o éter do sonhador que ascende." (do Carmo, Lina. Corpo do mundo. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2015. 432 p.)

À noitinha, do dia 04 de julho de 2016, na Sala/Estúdio da Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira", aconteceu o encerramento do primeiro módulo da "Procópio Ferreira" 2016. Os resultados do primeiro módulo fizeram-se cena à performance de corpos falantes ao expressivo, com temática a Anjos, com o(a)s aluno(a)s da Oficina de Movimento e Corpo Cênico, ministrada pelo ator, diretor, bailarino e coreógrafo Fernando Freitas.

As respostas dos corpos exercitados reverberaram as lições escolásticas e, repercutiram as novas noções do próprio corpo e das extensões lúdicos técnicas que se interrelacionam à compreensão das falas e desenhos físicos, que interpretam, decodificam a linguagem do corpos em exercício da cena.

Às primeiras entradas, ao universo de tempo e entendimento de espacialidade, físico e aéreo, gradações de gestos, alfabeto e signos outros que integram a linguística de expressão, estiveram,à medida de cada corpo falante, na ocupação do chão cênico que elementa o ator/atriz, em construção que se representou no exercício prático de demonstrar a lição de ensino construtivo de aprendizagem.

Uma turma grande que revigorou um coletivo, como ressaltou Arimatan Martins, em sincronia ao aspirado como forma, movimento e linguagem do desenho dramático, espelhado na aula resultado. Como resposta de iniciáticos, viu-se uma intensa atenção coletiva em apropriar-se da língua, linguagem e escrita da dança, a partir da partitura dos próprio corpo coletivo expressado.

Aspirantes a feiticeiro(a)s, o(a)s aprendizes cumpriram a meta de resultado de primeiro módulo das lições de cena, pelo corpo. E, saltam, agora, para a segunda etapa, que será apresentada pela atriz e diretora de teatro, Silmara Silva, por um período, também, de dois meses, para a práxis de interpretação e dramatização.

Após a apresentação, foi franqueada  a palavra ao ator e diretor Arimatan Martins, um dos criadores da Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira" e também professor da Oficina. Este, junto com Luciano Brandão, coordenador dos serviços do Projeto, fará a prática de montagem, no resultado final, em dezembro.

Ari elogiou o grupo e falou de empoderamento da responsabilidade que estariam assumindo o(a)s estudantes à formação de futuros atores/atrizes, que comporão a geração futura, em passagem pela Escol/Oficina.

Luciano Brandão agradeceu aos parceiros, amigos e contribuintes ali presentes, que muito ajudaram diretamente e têm assistido à permanência da Oficina. Saudou Bid Lima, presente à hora, e lembrou que ela e ele, Luciano, começaram na "Procópio Ferreira", há mais de vinte anos já corridos.

Fábio Novo, Secretário de Estado de Cultura do Piauí, também foi chamado a manifestar-se e, em suas palavras, falou do espaço físico que abriga a Oficina e de todos os outros espaços que integram o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, que estão em pleno funcionamento e interagem na ação prática de arte e cultura da cidade.

Também reiterou sobre obras, em finalização, de Equipamentos públicos do estado (Museu do Piauí, Biblioteca Pública "Cromwell de Carvalho), outras em processo de licitação já aberto e das concluídas e em fase de  dinâmica de iniciação no interior do estado.

Lembrou, especialmente, do momento político e econômico do Brasil, de governos que podem, dos que estão com dificuldades e dos que mantêm investimentos na cultura. Que o Piauí está entre os que têm investido em cultura e que o Complexo Cultural tem sido elogiado, como sendo um dos mais completos no país.

Sobre a chegada de Rosa Passos a Teresina, para apresentar-se no Projeto Seis & Meia, esteve com a artista na Escola de Música de Teresina e que Rosa elogiou a instituição como estando entre as melhores no Brasil.

Fábio Novo lembrou que no último sábado, 02, à noite, esteve acompanhando ações no Complexo Cultural. Presenciou resultados da Escola Técnica de Teatro "Gomes Campos", no Teatro "Torquato Neto", depois passou pelo 4 de Setembro, onde acontecia o resultado de semestre da Escola de Ballet "Helly Batista" e que atravessou a Praça Pedro II, para no Centro de Artesanato assistir a resultados da Escola de Dança do Estado "Lenir Argento". Que viu muitas ações que repercutem investimentos culturais.  

Ao elogiar os novos e aspirantes a intérpretes da cena, também lembrou que a Oficina é espaço que deve deter a responsabilidade de todo(a)s pela preservação. A Sala/Estúdio "Procópio Ferreira" está muito bonita e com estrutura para aulas, espetáculos e que todos são responsáveis pela manutenção e eficiência da sobrevivência.

E, de primeira mão, informou que durante os festejos de aniversário do Theatro, em setembro, a Oficina deve receber a visita da atriz, diretora e cantora Bibi Ferreira, que virá mais uma vez a Teresina e se apresentará no 4 de Setembro.

Luciano Brandão, após as falas de Fábio Novo, fez a entrega do diploma, de primeiro módulo da Oficina "Procópio Ferreira" 2016, à senhora Maria José, de 64 anos, como forma simbólica de entrega coletiva, em extensão ao(a)s outro(a)s integrantes da turma. Tempo de fotos e registros da memória e depois a dispersão, em conviva com pais, integrantes da Oficina e convidados à ocasião.

(dona Maria José, diplomada em primeiro módulo/foto instagram Fábio Novo)

Tempo de render retornos ao investimento de ação e política, ao fazer artístico com recursos do contributo público.

(registro à posteridade/foto picollage/instagram: Fábio Novo)

Parabéns a todos os envolvidos na ação resultados da práxis de Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário