sábado, 5 de setembro de 2015

A Festa é sua!

a alegria é nossa
por  maneco nascimento

Uma noite para não ser esquecida. Era 4 de setembro de 2015, o Theatro 4 de Setembro completava 121 anos e o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro promovia a entrega do Troféu e Livro "Theatro 4 de Setembro 120 Anos - História e Imagens de um Símbolo Cultural", evento realizado pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura do Piauí.

(público de pé ao Hino do Piauí/fotos Marcos Montelo)

Ninguém quis perder essa emoção. 50 Troféus agraciaram personalidades da cidade e do Estado que promovem, criam, formam opinião e dão vida útil e artística ao fazer cultural da nossa gleba de presentes.

Artistas, jornalistas, apoiadores, patrocinadores, parceiros, amigos e os representantes da memória sócio cultural da cidade atenderam ao convite e vieram, pessoalmente, compor a festa armada para homenageá-los, enquanto se comemorou os 121 anos do Theatro. 

Tapete vermelho; cerimonial oficial do Palácio de Karnak; apresentação paralela dos novos humoristas stand up comedy,  (Bruno Lima, Xavier Neto, JackStênio Rodrigues + a veterana Edith Rosa); paparazzis; entrevistas; ao vivo de emissoras de tevês; sobe e desce de celebridades; duelo cultural entre grupo musical brasileiro (Escola de Música de Teresina) e duo Recanto (Grupo de cantores/músicos portugueses); discursos emocionantes e elegância, pompas e circunstâncias cumpridas ao mundo artístico e cultural.

(Bruno Lima stand up comedy cerimonial/fotos M. Montelo)

Emocionante ver as pessoas orgulhosas em receberem o Troféu. Passaram pelo palco do 4 de Setembro,  José Lopes de Sousa (Zezé Lopes) ator de teatro e técnico aposentado da Casa e o homenageado do ano; Antonio José Alves de Sousa (Técnico do Theatro); Francisco Aci Gomes Campelo (Pesquisador da história do teatro); Arimatan de Souza Martins (Encenador); Alexandra Teodoro (programa Pauta Cultural); Lari Salles (Fetapi PI); Reijane Telma da Rocha Dias (Fest PI); um representante de João Claudino Fernandes (Grupo Claudino Incentivador Cultural).

(Marco Vilarinho e Luís Sá recebem Troféu/fotos Marcos Montelo)

Marco Vilarinho (Editor Caderno Cultura do Jornal O Dia); Alcênia Mendes - Floricultura Li (Apoiadora Oficial do Theatro); Paulo Moura (Visual Gráfico); Luís Sá - Projeto Música Para Todos (Parceiro do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro); Flávio Germano, TV Clube de Teresina; ator Wilson Gomes de Sousa (Arte Inclusiva); Fátima Castelo Branco (Compositora); Afonso Miguel Aguiar (Mestre de Teatro Mamulengos).

(Aci Campelo e Zezé Lopes/fotos M. Montelo)

Laércio Andrade (Programa Cidade Viva, da TV Cidade Verde); Catiane Machado (Fotógrafa); representante de Benjamin Santos (Dramaturgo), o professor da UESPI, Idelmar Gomes Cavalcante Jr.; Douglas Machado (Cineasta); Pedro Costa (Cultura Popular do Cordel); Soraya Guimarães (Produtora Cultural); César Crispim (Empreendedor Cultural Piauiense); representante de Tony Trindade (Apresentador de TV), seu filho Thiago Jordânio Trindade.

(Douglas Machado[Cineasta] e Catiane Machado [Fotógrafa])

Francisco de Castro (Ator); Van Carvalho - Grupo Carvalho (Nova Parceira do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro); Élio Ferreira (Poeta); representante do Jornal Diário do Povo, Thauana Cavalcante; João Cláudio Moreno (Humorista); representante de Marcelo Evelin (Dança), Regina Veloso; Geraldo Brito (Músico); Liliane Pedrosa (Destaque Matérias de Cultura Jornal Meio Norte); representante de Afrânio C. B. Pessoa (Artista Plástico), Nerina Castelo Branco.

Graça Vilhena (Poeta); Mestre Severo (Cultura de Tradição); Fábio Brito, FM Cultura de Teresina (Emissora Cultural); Silmara Silva (Atriz); Fontenele Brito, Terno & Companhia (Empresa que veste o Artista); representante de Tarciso Prado (Personalidade Teatro Piauiense), seu sobrinho; Aureliano Muller (Fotógrafo); Mestre Expedito Antonio dos Santos (Arte Santeira); representante de Anne Jullieth (Dança Clássica), Marcos Aurélio Santana.

Ana Lúcia, Sesc Regional Piauí (Parceiro Cultural); Theatro 4 de Setembro (Casa de espetáculo Aniversariante), representante João Vasconcelos; José Antonio Costa Jota A (Cartunista); Dakson Michael (Best Drag); Whindersson Nunes (Humor Stand Up Comedy); Christian Sousa (Fundação Rádio e TV Antares), Fábio Novo (Secult), que representou também o Governador do Estado, Wellington Dias. A Jornalista Maia Veloso (Programa Falando Nisso), não compareceu por motivo de viagem.

Foram muitas idas e vidas e pose para os fotógrafos. E discursos que emocionaram pela importância de serem ditos e, uns deles, manterem ligações diretas com o afeto e memória ligadas à Casa.

Mestre Severo, uma das falas + emblemáticas. Por lembrar que assistia filme no Theatro quando criança, na década de 30, e via o palco do ponto de vista da plateia e, naquela noite, do dia 04, estava sobre o palco recebendo um prêmio.

Mestre Expedito também se pronunciou para falar que chegou a Teresina na década de 60 e que produziu muita arte santeira, com trabalhos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, com obra até no Vaticano. Estava muito feliz pela homenagem.

(Geraldo Brito, Thauana Cavalcante e Mestre Severo/fotos M. Montelo)

Pedro Costa também falou da emoção e lembrou que a Revista De Repente é uma representante de editoração no país e o  Projeto de cordel que há no Piauí, com essa natureza só existe aqui.

Nerina Castelo Branco se pronunciou em nome do irmão Afrânio - Castelo Branco - Pessoa e elogiou a oportunidade ímpar de ouvir a música portuguesa, através do duo Recanto. Disse sentir saudades e ter vontade de morar em terras de Lisboa, Portugal. Van Carvalho, também se manifestou para expressar a alegria do Troféu recebido.

Fábio Brito, FM Cultura de Teresina, lembrou da parceria que a Rádio mantém com os artistas, a arte e cultura da cidade e, especialmente, com o Theatro 4 de Setembro. Deixou à disposição a sempre parceria aberta com a Casa de espetáculos. Fátima Castelo Branco agradeceu a confiança dos amigos e dos intérpretes que gravaram uma música sua.

Armatan Martins lembrou poema de Brecht, que pergunta onde estão os operários que construíram as grandes obras arquitetônicas universais. Ari perguntou onde estavam os construtores e operários do Theatro 4 de Setembro e, respondeu, "estão aqui, participando desta festa", naquele momento em que reunidos se festejava a Casa de espetáculos.

Fábio Novo, Secretário de Cultura de Estado, lembrou da importância de reunir e premiar pessoas tão significativas à arte e cultura do Piauí. Também lembrou do artista plástico, José Rodrigues, que confeccionou, manualmente, as cinquenta peças que o(a)s convidado(a)s homenageado(a)s recebiam àquela noite.

(Arimatan Martins e Fábio Novo[Secult]/fotos M. Montelo)

Falou ainda da grande intervenção que o 4 de Setembro sofreu, ainda, na gestão da Bid Lima, na Fundac, em que a Casa recebeu a nossa vestimenta cênica e os equipamentos de alta tecnologia. Aproveitou para informar que despacho do Governador abria sinal do começo de reforma na Galeria Club dos Diários e que, para o ano que vem, no aniversário, se estaria com a nova Galeria já entregue à cidade.

O Secretário de Estado também falou da grande reforma que estava em fase de conclusão no equipamento cultural que ele chamou de o Theatro 4 de Setembro, em Floriano. A antiga usina que virou o Teatro e Museu Maria Bonita. A Casa de espetáculos recebe a mesma estrutura que o Theatro 4 de Setembro e, na inauguração, 23 de setembro, receberá o Festival Nacional de Teatro de Floriano.

A direção de ambientação que dispôs o Grupo musical brasileiro, à esquerda da boca de cena, na orelha do palco, e o Grupo musical português, à direita da boca de cena. Um dialogismo estético de duas nações irmãs na língua, na história, na aproximação de memórias e histórias culturais e a música que sempre une povos, sentimentos e vida em arte expandida.


(Brasil e Portugal dialogam musicalmente/fotos Marcos Montelo)

Lembrar os parceiros, a Alcênia Mendes, leia-se Floricultura Li, parceira do Theatro 4 de Setembro, que está presente, por anos a fio, em todos os momentos desta Casa de espetáculos e, na festa de aniversário do 4 de Setembro, seus serviços de ambientação doados ao Theatro estiveram presentes da Praça Pedro II aos camarins do aniversariante.

Paraíba /Gráfica Halley que editou o livro "Theatro 4 de Setembro 120 Anos - História e Imagens de um Símbolo Cultural".

Projeto Música Para Todos (Luís Sá/Instituto Santa Rita) que também esteve presente com sua música e resultados profissionais, através de números musicais, durante toda a semana de aniversário.

Tecol Móveis que cedeu peças de ambientação ao Lançamento do livro "Corpo do Mundo", de Lina do Carmo, 03.09, e à ambientação do Theatro na noite do Oscar Piauiense. E também a Escola de Música de Teresina e a Escola Estadual de Dança "Lenir Argento", parceiras incondicionais.

Agradecimentos especiais ao Piauhy Estúdio das Artes que, prontamente, cobriu uma vacância, na programação de aniversário, quando substituiu com "Exercício Sobre Medeia" a apresentação da peça "Cora dentro de mim", com Lília Diniz, de Brasília - DF. Obrigado Adriano Abreu e Silmara Silva e o Coletivo que constrói nova história e soma estéticas na cidade.

Ah! Não há como esquecer o corte do Bolo, na Praça/Parque do Theatro e o show pancada da Banda Validuaté. Um público extraordinário e como disse Soraya Guimarães, "estava quase impossível respirar", no meio do público maravilhoso, que foi embalado ao som e fúria musical licenciada ao carisma que a Banda detém, em seu círculo e ciclos de arte poderosa e musical.

(no contraponto o público da Banda Validuaté/fotos M. Montelo)
(Validuaté, a Banda/fotos M. Montelo)

O Theatro 4 de Setembro está de parabéns e seu aniversário reverbera em expansão rumo às estrelas, sejam as que estiveram presentes às festas de aniversário, sejam as que brilham no céu constelado da arte e cultura que nos fazemos representar.

Parabéns, mesmo!

2 comentários:

  1. Gostei do blog, dá uma olhada no www.portalp8.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog, dá uma olhada no www.portalp8.com.br

    ResponderExcluir