terça-feira, 1 de setembro de 2015

O Theatro aniversaria

E a festa é sua!

Após o lançamento de Livro que recorta a história de 120 anos da Casa de espetáculos do Estado, de Aci Campelo, na noite do dia 31 d agosto, no Café Literário "Genu Moraes", o Theatro 4 de Setembro segue, com programação comemorativa de aniversário até dia 04 de setembro.

Hoje, dia 01 de setembro, a programação começou pela manhã e só vai acabar lá pelas 23 horas. Ações acontecem no Theatro 4 de Setembro, espetáculos infantil e adulto; no Espaço Cultural "Osório Jr." e no Bar do Club dos Diários, shows musicais. 

Numa realização do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, as comemorações contemplam espetáculos de todas as áreas de atuação em palco, música, teatro infantil e adulto, humor e  literatura.

Neste 01 de setembro (terça feira), as atividades começaram pela manhã, a partir das 10 horas, no palco do 4 de Setembro, com o espetáculo infanto juvenil "Boa Noite Cinderela", da Cia. Conexão Street/VR Produções, com direção de Vitorino Rodrigues. 


(Cia. Conexão Street  de Teatro e Dança/acervo C. Street)

Em divertidos encontros e desencontros, a partir de contos infantis, fábula tradicional universal, “Boa Noite, Cinderela” abre a manhã do dia 1 de setembro, no palco do Theatro 4 de Setembro, às 10 horas, às atividades do dia em comemoração aos 121 anos do Theatro.
A velha história conhecida de todos ganha novos coloridos de leitura ao teatro e se tem a Gata borralheira, maltratada por suas irmãs de criação e pela rainha Mádrasta.
Na história interpretada pela Companhia de Dança e Teatro Conexão Street, a família está constituída pela Mádrasta Eufrásia e as filhas Eulinda e Eudócia. Cinderela conta com Gorro, um amigo imaginário  a quem conta suas angústias e sonhos.  A fada madrinha e o príncipe encantado também chegam. Estes em socorro da mocinha
A peça é uma adaptação livre do clássico infantil, que ressalta a exploração da menina órfã, Cinderela, pela madrasta e as meias irmãs. Na atual montagem, o texto propõe uma aproximação com o público, assumindo uma linguagem mais popular.
(as irmãzinhas (Alex Zantelli  e Márcio Felipe) de Cinderela (Raira Monteiro)/acervo Conexão Street)
Atualiza a história para o universo da dança de rua, justamente para dar, ao Grupo Conexão Street, a oportunidade de mostrar todo o seu talento no segmento. Cinderela, ao ouvir a valsa desliza pelo salão ao se lembrar de seu pai.
Um incidente, provocado pelas filhas da Mádrasta, faz com que a borralheira se revele. Sua identidade mais íntima é dançante e street. Ao som do street dance, ela mostra toda a sua força no salão real e conquista o príncipe, pela diferença de apresentação. 
Dramatizam a fábula, em nova leitura, Lyvia Moura, Raira Monteiro, Márcio Felipe Gomes, Antoniel Novais, Francisco Lucas, Vitorino Rodrigues, Álex Cruz e Wendel Oliveira. Os figurinos são assinados por Aureni Oliveira (Figurino e Fantasia), a luz é de Tiago Borges, a operação de som é do Grupo.
+ tarde, às 19 horas, o espetáculo adulto que será visto pelo público é "A República dos Desvalidos", do Grutepe, com texto de José Afonso de Araújo Lima e direção de Arimatan Martins.
(elencão de A República dos Desvalidos/foto Luciano Klaus)

Com a sociedade industrial surgiram vários fenômenos-problemas, especialmente para os países dependentes: um deles é o aumento das populações urbanas periféricas e outro é o declínio hierárquico social. Muitas famílias tradicionais perderam seu status, tendo, às vezes, que trocar o lugar de moradia por uma periferia.

É num clima sócio-econômico político que ocorre a trama de "A República dos Desvalidos", que no caso não representa uma situação regional local, apenas parte do particular para o geral. Trata-se de uma brincadeira séria, uma mistura de gêneros dramáticos que vai da comédia à tragédia, passando pela farsa, drama, melodrama, misturando-se com a revista, numa linguagem popular, apimentada de humor jocoso, faz uma visitação à lenda e ao folclore, ironizando-os. Satiriza a hipocrisia religiosa, a dança, o ballet, o lírico, as Cohabs, a política e a si própria.
Na Ficha Artista e Técnica, Texto de José Afonso de Araújo Lima; Direção, Arimatan Martins; Cenografia, Emanuel de Andrade (Manu); Montagem e Assistente de Palco, MaykonKawabe; Corpo, Fernando Freitas; Voz, Gislene Daniele; Adereços, Wilson Costa; Figurinos, Bid Lima;Musicas e Direção Musical, Aurélio Melo e José Afonso; Sonoplastia:,José Dantas; Operação de Áudio, Jocione Borges; Iluminação, Assai Campelo e Pablo Erickson e Camareira, Rosa Borges.
(elenco cabeças ativa o Grutepe/acervo do Grupo)
O  elenco do espetáculo está para Vera Leite, Bid Lima, Fabio Costa, Lari Salles, Eliomar Filho, Marcel Julian, Edith Rosa, como riso para o entretenimento. Os Músicos/atores, Aurélio Melo, Paulo Aquino, Gustavo Baião, Wilker Marques e Gilson Fernandes. São 80 minutos de ação de humor e picardias populares. Recomendação, a partir de 12 Anos.
No "Osório Jr.", tem ainda Clube Instrumental, programa de todas as terças feiras, às 19 horas, com o (086) Trio e Convidados. Os músicos da Banda e criadores do Clube Instrumental, Bruno Moreno, Alexandre Jr. e Lívio Nascimento, convidam amigos e trocam figurinha in Jazz Band ampliado.
([086] Trio do Clube Instrumental/acervo do Grupo)

E, a partir das 21 horas, a irreverência e bom humor fica por conta do humorista, ator, cantor e parodista Benício Bem, que nos apresenta grande show recheado de picardias, histrionismo ácido e performance recheada de "cobrisses" musicais.
(irreverência, humor e talento acertados em B. Bem/reprodução)

ENTRADA FRANCA!

Serviços:
Informações -
CIA CONEXÃO STREET/VITORINO 98821-6146/99917-3647
República dos Desvalidos/JOSÉ AFONSO 99991-8405/98854-1746
Benicio Bem/BENICIO BEM 99973-4599

Nenhum comentário:

Postar um comentário