sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Maria + Bonita

Novas cortinas abertas à cena
por maneco nascimento

23 de setembro foi o pontapé de abertura da estação da primavera brasileira. No rio abaixo piauiense, às margens do Velho Parnaíba, a Princesinha do Sul (Floriano) recebeu vários sinais de boas novas soprados à arte e à cultura locais que reverberam estado e Brasil afora.

Naquela noite, a partir das 20 horas, várias ações de política de investimento, em equipamento cultural público, foram assentadas em 23 de setembro de 2015. Entre as ações, Teatro na rua, à porta na nova calçada e avenida (Desembargador Esmaragdo Freitas), de margem do Teatro Maria Bonita; descerramento de Placa, reabertura do Maria Bonita e Museu; discursos.
(espetáculo de Teatro na rua, à porta do Maria Bonita/imagem ascom secult)

Na reabertura oficial, com mesa e falas oficiais, assuntos do reformado equipamento cultural que recebeu novo figurino, a ampla reforma que modernizou a Casa (cadeiras/poltronas, cortinas/vestimenta cênica, refrigeração/climatização, carpete da área da plateia, som e luz, recuperação de paredes, piso, calçadas, etc.) e restauração/catalogação de peças e recuperação de espaço físico do Museu (anexo ao Teatro Maria Bonita).

As falas de reabertura do Maria Bonita foram marcadas por ato político e extenso de discursos, mas necessários, segundo o deputado estadual e Secretário de Estado de Cultura, Fábio Novo. Foram comunicações importantes.

Ali se tirou memórias de que, por exemplo, o primeiro motor de luz da antiga Usina de Força (Casa de Energia), se chamava Lampião, quando foi substituído por outro, recebeu da população o nome de Maria Bonita. É daí que surgiu o nome, posterizado à memória social, de Usina Maria Bonita ao equipamento cultural Teatro Maria Bonita.

Também se descobriu que a Casa estava abandonada, há + dois anos, pelo descaso do poder público anterior e, com o novo governo, novo investimento implantado. As peças do Museu foram recuperadas por uma museóloga, vinda de Teresina, para serem entregues à apreciação da comunidade, nessa nova investida de reabertura do Teatro e Museu.

Um ex-diretor deixou uma mensagem, reproduzida pelo atual diretor do Teatro Maria Bonita, Frank Rogeres. Nas palavras relembradas do ex-diretor, quando o Teatro foi aberto à primeira vez, na década de 1980, ali seria gerada, a partir daquele novo momento, energia para o espírito. Na ex-Casa de Energia transformada em Casa de espetáculos.

(descerramento Placa Teatro Maria Bonita/imagem ascom secult)

Discursaram os deputados estaduais, Janaína Marques (Secretária Estadual de Infraestrutura), Joel Rodrigues (da região de Floriano), Antonio Uchôa (empresário da construção civil, responsável pela obra); prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; o diretor do Teatro Maria Bonita, Frank Rogeres; César Crispim, coordenador do Festival Nacional de Teatro de Floriano, que envolve Pontos de Cultura e Grupos Independentes, da cidade de Floriano. 
(solenidade de reabertura do Teatro Maria Bonita/imagem ascom secult)

Crispim informou que, de 81 grupos inscritos, 24 foram selecionados para apresentarem seus espetáculos. Que o Brasil sinaliza para Floriano e citou alguns estados que já haviam chegado à cidade até aquela hora.

E, encerrando a primeira parte oficial, Fábio Novo deu seu depoimento acerca de como encontrou aquela Casa de espetáculos, em abril último, e de como assumiu compromisso de reativar as obras que haviam sido relegadas no governo anterior a Wellington Dias. R$ 400 mil reais foram investidos na reforma e modernização do Complexo Cultural às margem do cais do Parnaíba florianense.

O Secretário falou também de novos Projetos a serem desenvolvidos no Espaço Cultural Luís Paulo de Oliveira Lopes (anexo ao Maria Bonita), como edições do Projeto Boca da Noite; o Clube da Radiola, para encontro de amantes do som de vinil, que já tem um similar acontecendo no Bar do Club dos Diários, em Teresina. 

Para esse Projeto, o Secretário de Cultura doou uma radiola pessoal para impulsionar o Clube da Radiola. Também falou do compromisso provocado ao Grupo Harém de Teatro para realizar o FestLuso, anualmente, e que à próxima edição do Festival de Teatro Lusófono, em 2016, Floriano também será contemplada. Compromisso também assumido pelo Governo do Estado.

Seguindo o ato cultural da noite, a apresentação do espetáculo "A República dos Desvalidos", com texto de José Afonso de Araújo Lima, e direção de Arimatan Martins, com elenco azeitado por Lari Salles, Vera Leite, Bid Lima, Marcel Julian, Fábio Novo, Eliomar Vaz e Edith Rosa. Apresentação papoco, público atento e correspondente e um Teatro lo - ta - do!

(A República dos Desvalidos e autoridades/foto Fábio Novo ascom/secult)

A próxima atividade foi no espaço aberto, pátio interno do Teatro Maria Bonita, para descerramento de Placa e reinauguração do novo palco e área de convivência ao público (piso e outras adequações à realização de shows, lançamentos de livros e outros eventos), o Espaço Cultural Luís Paulo de Oliveira Lopes, em homenagem a um historiador da cidade que guarda sua importância à cidade de Floriano.

Foi lançado, neste espaço modernizado, o livro/cartilha "Abrindo as Cortinas - O Teatro Como Estratégia de Ensino", organizado por Raimundo Dutra de Araújo (Coordenador Geral do PARFOR - Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/UESPI) e Marlenildes Bid Lima da Silva (Coordenadora do Projeto "Abrindo as cortinas: o Teatro como estratégia de ensino").

As falas foram de Bid Lima e Raimundo Dutra e do magnífico reitor da UESPI, Nouga Cardoso Batista. Sessão de autógrafos e coquetel aos presentes fecharam a noite que vinha na esteira de ações de Teatro na rua, descerramento de Placa de reabertura do Maria Bonita e Museu, Teatro de câmara, descerramento de Placa de reabertura do palco aberto, lançamento do livro, et al.

A cidade de Floriano readquiriu o equipamento cultural que ficou desativado por dois anos. A classe artística e o movimento cultural da Princesinha do Sul recebeu de volta seu palco de atuações e, daquela noite em diante, estavam abertas as cortinas ao teatro da cidade e ao teatro do Brasil ali reunidos para uma semana de ações cênicas que ajunta 24 espetáculos, de várias regiões do Brasil, representantes de Pontos de Cultura.

(imagem do Humanitas de Teatro, em registro de outdoor 4o. FestNaFlorTea)

A cidade de Floriano anoiteceu e amanheceu cultura de teatro, com a reinauguração do equipamento cultural Teatro Maria Bonita e a dinâmica de apresentações teatrais em vários espaços da cidade, a partir do dia 24 de setembro corrente, às primaveras cênicas instaladas nas praças culturais da Princesinha do Sul.

4o. FestNaFlorTea intercambia Pontos de Cultura atuantes nas artes cênicas. É uma iniciativa do Grupo Escândalo Legalizado de Teatro - Escalet e, em sua quarta edição, é apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura e segue de 23 a 27 de setembro.

Reúne os estados do Piauí, Ceará, Maranhão, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina. As apresentações acontecem no Espaço Cultural Maria Bonita; no Teatro Cidade Cenográfica de Floriano, além das ações de Teatro na rua.

Evoé, FestNaFlorTea!

Nenhum comentário:

Postar um comentário