quinta-feira, 3 de setembro de 2015

4 de setembro é dia Dele

Theatro 4 de Setembro completa 121 anos

Há 121 anos foi entregue à Teresina, do século 19, o patrimônio arquitetônico edificado que recebeu o nome oficial de Theatro 4 de Setembro, em consequência da reunião de senhoras da sociedade, da época, e intelectuais que seguiram rumo ao Palácio de Karnak, para solicitar a construção de uma nova Casa de espetáculos.
 (homenagem da Secult ao 4 de Setembro/acervo Secult)

A reunião aconteceu na noite do dia 4 de setembro de 1889. Só em 21 de abril de 1894, cinco anos depois, é que o prédio foi oficialmente entregue a uso social, ainda sem as cortinas, bancadas de público, o que forçava as pessoas, no primeiro momento, a levar sua própria cadeira para assistir aos espetáculos, que se aventuravam a ocupar o equipamento cultural.

O prédio construído detinha uma excelente infraestrutural arquitetônica edificada, mas sem as mínimas condições de receber as atrações comodamente. Não havia também refrigeração, embora muitas portas e janelas para saídas de fuga e ventilação, na cidade que sempre foi tropical úmida, de setembro em diante já devia aquecer um pouco. 

Dia 4 de Setembro, neste contemporâneo século 21, para reviver e homenagear este Templo de arte e cultura do estado, as comemorações de aniversário do Theatro começam mais cedo, em ações paralelas, a partir das 6h30 da manhã, na Praça Pedro II, com uma Alvorada  cultural de boas festas à Casa de espetáculos e, segue entrando, nas 7 horas em diante, com a Estátua Viva, uma personagem lúdica construída por Silmara Silva; o corte do Bolo de aniversário de 121 anos; um "Aulão na Praça", com a Escola de Dança do Estado "Lenir Argento".

As atividades da noite, no Theatro 4 de Setembro, começam às 19 horas com a entrega do Troféu "120 Anos Theatro 4 de Setembro - História e Imagens de um Símbolo Cultural". O evento de entrega dos Troféus terá o cerimonial oficial do Palácio do Governo e, na assistência cerimonialista a presença dos novos humoristas stand up Comedy Bruno Lima, Xavier Neto, Jackstênio Rodrigues e da atriz Edith Rosa. 50 pessoas da área de cultura e fomentadoras das linguagens artístico-culturais receberão o Troféu. 

Na pauta musical da noite, Intervenções show com uma Banda instrumental portuguesa Recanto. O repertório do Grupo português que está em Teresina desde o FestLuso, se apresentou dentro da programação do Festival de Teatro Lusófono e também estendeu a estadia em Teresina para prestigiar o Theatro em suas comemorações de aniversário.
 
(imagem/acervo da Banda)

A Banda Recanto desempenha música instrumental de refinado repertório e no uso de instrumentos musicais tradicionais ibéricos e de influências transversais mouriscas, no resgate das memórias sociais e culturais da música de raiz portuguesa. 
“Recanto é um duo que tem como paixão as Músicas Antigas de Raiz Tradicional.
O repertório assenta na recolha e pesquisa de músicas para a prática das Danças Tradicionais Europeias, a Recriação Histórica dos Mercados Medievais e um mergulho no Folclore Português.
A Música do Recanto é uma festa e um convite a uma Viagem na Máquina do Tempo...”
(Recanto e memórias de tradição musical/acervo da Banda)
O Grupo português Recanto, terá em seus virtuosismos sonoros variações do “Voo dos Canários”, memórias de show realizado pelos artistas lusitanos. 
Depois dessa pedida internacional, será hora de curtir toda a energia e juventude musicais da Banda Validuaté. Às 22 horas, no Espaço Cultural "Osório Jr.". A pop bossa nossa arte apresenta quente repertório autoral romântico pop balada rock e revisitações de grandes sucessos da MPB, que nos ensinam a bem ouvir música.
(cajuína Validuaté/acervo da Banda)

É a última atração da noite do aniversário de 121 anos do Theatro 4 de Setembro, evento realizado pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, e não é para menos, é para show pancada de hits conhecidos do público que volta-se a ouvir, curtir e ser embalado pela Banda Validuaté.
 
(beba Validuaté, sem moderação/acervo da Banda)

Só nesta noite, porque o dia é de grande festa, no Espaço Cultural "Osório Jr., a partir das 22 horas" e a Entrada é Franca!

Serviço:
Aniversário do Theatro 4 de Setembro
- Entrada Franca! -
Praça Pedro II -

Alvorada Cultural, a partir das 6h30
Estátua Viva
Corte do Bolo
Aulão de Clássico da Escola “Lenir Argento”

No 4 de Setembro - 
a partir das 19 horas
Entrega do Troféu "Theatro 4 de Setembro 120 Anos História e Imagens de um Símbolo Cultural" e Intervenções Show com a Banda portuguesa Recanto

No "Osório Jr."/BCD -
22h, Showzaço com a Banda Validuaté


Informações:
- 04.09 -
Alvorada/Theatro 3222 7100 
Estátua Viva/Adriano Abreu e Silmara 99469 1702            
Corte do Bolo/Theatro 3222-7100
Aulão na Praça/Escola de Dança 3221-7536    
Entrega Troféus/Theatro       3222-7100     
Banda Recanto/Pellé 86 9 95148466/ 86 988512959 (Francisco Pellé, Coordenação)

Banda Validuaté/Bárbara      9 8800-4073/99841-9073      

Nenhum comentário:

Postar um comentário