terça-feira, 5 de agosto de 2014

Todo Dia é

Dia de Teatro
por maneco nascimento

" (...) Mas guarda Belo não acredita na cor assim
ele decide o terno velho assim assim
porque ele quer o velho assado
porque ele quer o velho assado
mas mesmo assim o velho morre assim assim
e o guarda Belo é o herói assim assado
por que é preciso ser assim assado

por que é preciso ser assim assado." 
(Assim Assado. Sucesso de Secos & Molhados. Composição de João Ricardo/Paulinho Mendonça)

Hoje, 5, é dia de Teatro. Estreia no Theatro 4 de Setembro, às 20 horas, o espetáculo "Quando o Amor é Assim e não Assado", montagem adaptada de obra homônima, escrita por Júnior Marks, que também monologa a narrativa, no palco. Com dramaturgia de cena e direção de Luciano Brandão, o espetáculo tem produção da Caju Comunicação. 

"Quando o Amor é Assim e não Assado", a peça, chega ao 4 de Setembro para marcar os 15 anos de carreira do ator, diretor, professor de língua portuguesa e, agora também, autor. 

O realizador do espetáculo, o Grupo Humanitas de Teatro, com criação e sede em Timon-Ma, desde 2000. A montagem ajunta, ainda, na concepção cênica, poesias de Cairo Brunno, músicas de Patrícia Mellodi, cenários de Wallancy Nunes e figurinos de Bid Lima. 

Discutir as (im)possibilidades de amor, paixão, aprisionamento nas fantasias adolescentes, fascínio (in)consciente pelo melhor amigo, é mote da imersão de um homem, em vias da meia idade, ao próprio passado. Neto, de 30 anos, regurgita as memórias afetivas do menino de 15 anos, que vivera um amor recolhido e dividira sua idade e geração de afinidade com Hiago.

Assim Assado; Assim e não Assado; Quando é Assim e não Assado; Quando o Assim é Assado, ou Quando o Assim é do Assado, todas e tais questões desdobradas para refletir a ordem convencional, ou a quebra dessa ordem que existencializa ser ou não ser a própria natureza reclamada. 

A vida, ou a morte das escolhas e das desescolhas de viver a vida como ela é. Como ela seria se fosse diferente, ou não, quando se romantiza os desejos e vontades apresentados nas memórias revisionadas do adolescente, feito homem, enquanto ebulicionava os hormônios (in)direcionais ao melhor amigo. "O Amor é Assim e não Assado".

Marks, aproveita a estreia do espetáculo, nesse dia 5, para lançar sua primeira iniciativa em romance.

"O ator, diretor teatral e escritor, Júnior Marks, é natural de Fortaleza - CE, timonense radicado e honorário e atua na militância da Cultura do estado do Maranhão e do Piauí. Coleciona em sua carreira de 15 anos dedicados aos tablados piauienses e maranhenses grandes personagens que modificaram o cenário cultural da região.. O Artista além de estar em cartaz com grandes espetáculos estreia como escritor com o romance 'Quando o amor é assim e não assado'. (texto da contracapa de "Quando o amor é assim e não assado")

Nenhum comentário:

Postar um comentário