segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Teatro em Genet

na cena baiana



O poeta ladrão e dono de uma literatura sem vergonha, de ser a própria identidade, visitará Teresina, através  do teatro da Bahia de São Salvador. 

Em Circulação, versão Nordeste 2014, cumprindo pauta da FUNARTE Prêmio Myriam Muniz de Teatro, o ATeliê voadOR Companhia de Teatro tem agenda confirmada na cidade verde.

Com imersão na obra de Jean Genet e estratégias de dramaturgia em deslocamento do centro, como lugar privilegiado e desejado, para acentuar sujeitos e práticas abjetas ao tempo de identidade e política, a Companhia de Teatro apresenta o espetáculo "O Diário de Genet", dia 23 de agosto, às 20 horas, na Galeria do Clube dos Diários, com Entrada Franqueada.
(A crueza e realidade em O Diário de Genet/foto Maira Lins)

O Ateliê voadOR Cia de Teatro desenvolve dois momentos de ação teatral em Teresina. Ministra uma oficina, durante o dia 22 de agosto e realiza uma apresentação do espetáculo, propriamente, no dia seguinte, 23, à noite.

A peça "O Diário de Genet", com classificação para 16 anos, reverbera o universo jeangenetiano. 

Autor de obras como "Pompas Fúnebres", seu primeiro livro e lançado clandestinamente, Genet, o poeta ladrão, explica seus crimes pela poesia e outras licenças muito criativas. Em "O Diário de um Ladrão", elementa memórias particulares e ficção em um excelente romance. Essa obra  teve a introdução do intelectual Jean-Paul Sartre, amigo pessoal de Genet que o livrou algumas vezes de dificuldades e prisões contumazes. O escritor francês também teve uma novela sua, "Querelle de Brest", de 1947, adaptada ao cinema como o famoso filme Querrelle, dirigido por Rainer Werner Fassbinder, de 1982.
(licenças em estratégias de identidade e política/foto Maira Lins)

O ATeliê voadOR Companhia de Teatro, em "O Diário de Genet" defende dramaturgia de um mergulho no pensamento político do escritor francês Jean Genet. 

Encenação performativa, esse diário, escrito a partir de um texto não linear. Apresenta o mundo marginal, inconstante, perigoso, vagabundo e sedutor do filho de uma prostituta, que viveu a juventude em reformatórios e prisões. 

Tudo em cena é experienciado com o vigor de dois corpos em intenso pas de deux. Durante o tempo todo são positivados os sujeitos e as práticas abjetas, em que é deslocado o centro como o lugar privilegiado e desejado e destaca-se a marginalidade como estratégia de identidade e política.

"O Diário de Genet", se instala para texto e direção de Djalma Thürler mergulhados na obra de Genet em avanço da compreensão da ideia de cárcere, “nessa peça abandonamos as grades e focamos nos aprisionamentos culturais, demos as mãos às teorias de Foucault e fizemos a mais política das três peças”diz Thürler, que tem se dedicado a discutir temas ligados a subalternidade. 
(foto Maira Lins)

O espetáculo que aponta ao sujeito e às práticas abjetas, deslocando o centro da cena do lugar privilegiado e desejado e destacando a marginalidade como definição de estratégias identitárias e políticas, "O Diário de Genet" conspira, definitivamente, o universo realista e venal de Genet. “Nosso sentido é redescobrir determinada função da Arte um pouco abandonada, e refletir sobre aquilo que acostumamos a aceitar como normal”, completa Thürler.

O ATeliê voadOR Cia de Teatro surgiu em 2002, no Rio de Janeiro e está radicada, desde 2009, em Salvador. A primeira peça foi o desdobramento da Tese de Doutorado de Djalma Thürler sobre a “desauratização do ator contemporâneo”. Nasceu "O Lustre", marcado sob o signo da reauratização e criou uma encenação que afastava o “homem comum” do espaço sagrado do palco. 

O nascimento da ATeliê voadOR, afirma a Companhia, foi uma reivindicação do ator de teatro, em contraponto ao ator “fetiche”. Desde 2009 tem se dedicado à pesquisas sobre a subalternidade e pensado numa “cena anfíbia”, onde técnica e política são ferramentas de construção de uma cena contemporânea de forte posicionamento estético e político.

Com o Prêmio Myriam Muniz, em 2010, estreia o projeto, da peça, "O melhor do homem". Manteve três temporadas em Salvador e uma em São Paulo, no Teatro VIVO. A peça passou também pelos estados do Paraná e Santa Catarina. 

Na concorrência ao edital Demanda Espontânea da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no ano de 2011, surgiu a montagem de "Salmo 91". Espetáculo com texto do autor paulista Dib Carneiro Neto, a estreia aconteceu em 08 de março de 2012 e teve 03 temporadas na cidade. 

"Salmo 91" percorreu as cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Souza (PB), Juazeiro do Norte (CE), Alagoinhas (BA), Feira de Santana (BA) e Miami (EUA) no 28º Festival Internacional de Teatro Hispano de Miami. 

Em  "Como desaparecer completamente", espetáculo em processo, de 2012, uma das cenas foi apresentada no 8º Festival de Cenas Curtas da cidade de Curitiba (PR). Uma segunda cena foi apresentada, em Belo Horizonte, na 14ª Edição do Festival de Cenas Curtas / Galpão Cine Horto (MG).

O autor do texto e dramaturgo de cena de "O Diário de Genet", Djalma Thürler, é Diretor de Teatro e artista interdisciplinar. PhD em Literatura Brasileira e Crítica Literária, Doutor em Teatro e Pesquisador Pleno do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA). 

Djalama Thürler já dirigiu "Solo Almodóvar" (2013), "O Diário de Genet" (2013), "Salmo 91" (2012-2013), "Como desaparecer completamente" (2012), "Falsos Pudores" (2012), "O melhor do homem" (2010-2013), "Raid das moças e a Cultura da Depressão" (2011-2012), "O lustre" (2002-2006), "Esse mundo é um pandeiro – uma crônica musical" (2000-2001), "A história do amor de Romeu y Julieta" (1999) e "Eu sempre tive a ilusão que um dia você ia me abraçar". 

O diretor acumula função de membro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/2013-2015) e Professor Permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.
(foto Maira Lins)

"O Diário de Genet" já fez carreira na estreia do Espetáculo durante a Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba – Curitiba – PR (06 e 07 de abril de 2013); estreia e Temporada na Sala do Coro / Teatro Castro Alves – Salvador – BA (04 a 26 de maio de 2013); participação na VIII Mostra Latinoamericano de Teatro de Grupos de São Paulo – São Paulo – SP (21 de abril de 2013); no VI Festival de Teatro Independente de Santa Maria –Santa Maria – RS (14 de junho de 2013); na 2ª Temporada no Teatro Vila Velha – BA (05 a 14 de julho de 2013); na 3ª Temporada no Teatro Gamboa Nova – BA (05 a 07 de setembro).

Também participou do XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – Guaramiranga – CE (07 a 14 de setembro de 2013); na IV Mostra de Teatro Despudorado – Fortaleza – CE ( 13 de setembro de 2013); na 11ª Edição de Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro / Mostra Especial – Rio de Janeiro – RJ (24 de outubro de 2013); na 7º Festival Nacional Ipitanga de Teatro – Lauro de Freitas – Bahia – BA (11 a 16 de novembro) de 2013.

"O Diário de Genet" reúne na Ficha Técnica, os atores/personagens Duda Woyda (Ator 1),  Rafael Medrado (Ator 2); Texto e Direção, Djalma Thürler; Direção de Arte, José Dias; Iluminação, Pedro Dultra Benevides; Direção Musical e Trilha Sonora, Roberta Dantas; Operação de Luz/Som, Marcus Lobo; Contrarregra/Sonoplasta, Talis Castro; Design Visual, Clarissa Ribeiro. Contatos - Produção ATeliê voadOR Companhia de Teatro - www.atelievoadorteatro.com.br/(71) 3012 1188 / 9619 3247 / 9170 2769
/atelievoador10@gmail.com

Serviço:
"O Diário de Genet"
ATeliê voadOR Cia de Teatro, de Salvador (BA)
Oficina - 22 de agosto
Apresentação - 23 de agosto, às 20 horas
Local - Galeria do Clube dos Diários
Entrada Franca
Informações - Antoniel Ribeiro 9413 8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário