segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Hoje tem espetáculo...

Entre pra ver

Dias 25 e 26 de agosto
Casa da Cultura de Teresina
Às 19 horas
Entrada Franca
Vagas Limitadas

Essas, as informações de ordem para quem ainda não viu e detém a curiosidade no convite que estimula que "Entre" e envolva-se no emaranhado de sugestões e imagens entre fios e teias, macramês de nova dança e expressionismos de corpos falantes.

Criação de Datan Izaká, com a participação de Glenda Fontineli, Hellen Mesquita e Janaína Lobo, Música de Jacob Alves e César Costa e Luz ambiente de Datan Izaká, "Entre" não deixa que você saia sem que tenha interagido, direta ou indiretamente no labirinto de estética e plástica da cena exposta.

O Coletivo, que dança "Entre", assim define o espetáculo.

[... EnTrE... É estar no meio. No limiar. Estar dentro. Nos entrecruzamentos. Entrelaçamentos. São Corpos minados. Transversalizados. Rizomático. Num estado de mitose e meiose. Estar ENTRE é estar em constante estado de mutação, em metamorfose.


Daí surge a questão: Como é fazer algo ou alguma coisa pra dança? E como é fazer algo ou alguma coisa pra se dançar?


... O EnTrE... se dá como um processo de simbiose, por uma relação mútua, na qual, corpos diferentes são beneficiados por esta associação. Para estar dentro é preciso uma interrelação íntima obrigatória entre os envolvidos. 

Entre e deixe os seus sentidos se despertarem, se manifestarem, se moverem, se expressarem como um corpo que dança o movimento que já é por si só a própria tradução de si mesmo, que expeli significados variáveis e sentidos transversais. 

E nesse processo uma das primeiras coisa que surgiu foi o objeto/conceito (as linhas) que por si só já nos davam um significado real, o de viver emaranhado, uma vida cheia de nós e nós e em seguida criou duas condições, uma para o corpo e a outra para o espaço/lugar, gerando assim um novo contexto para ambos. 

No "ESPAÇO" ele gerou um contexto/condição e no "CORPO" gerou “ANTICORPOS” e outro contexto/condição e tudo foi se dando como se dá em nosso corpo, com nossas células.

O ... EnTre... é um "Convite” a uma experiência de dança e esse trabalho requer um "Permanecer Dentro" sem oscilações.

... EnTre... Espaço/Lugar/Contexto que gera uma condição de "Campo Minado" onde tudo é "Campo" e tudo é "Mina" que explode e modifica e transforma espaço/lugar, contexto, corpos e linhas cheias de nós e nós, linhas tangíveis e invisíveis, porém transversais. 

Vejo os "Corpos Minados" não como dinamites que destroem, mas muito mais como algo que modifica, que tira do lugar, que borra, mancha e dá outro sentido, que re-significa inclusive o modo de pensar a dança e o lugar em que se dança.

Nesse ... EnTre... Estão pedaços de corpos que se multiplicam e se subdividem como num processo de mitose e meiose, tentando formar um outro corpo, um corpo disforme, as avessas, estropiado, um “Corpo Tripa”.  

Esse corpo é um tipo de mina que mais tem haver com lava de vulcão que entra em erupção e estoura, pipoca e chega por baixo devorando tudo, um corpo em erupção que derrete e depois se solidifica.


... Entre 1, 2, 3, 4... Entre quantos mesmo? e entre o quê? ou o que estar entre? Dias entres? Pessoas entre?

O ...EnTre... é uma Instalação Performativa de Dança, toda via não se resume a essa abstração de poucas palavras, busca discutir um emaranhado de questões que estão no corpo que dança e se move como ferramenta artística, que vai em busca do outro, da unidade de corpos em uma atmosfera e para isso usa a metáfora do “campo minado” pra afirmar que além de ser “Campo” somos “Minas” também.

O... EnTre... estar exatamente aí, na condição que é estabelecida por uma série de ocorrências que estão ao nosso derredor, seja em Teresina ou em Gaza, ou em qualquer outro lugar. Liga-se totalmente com a máxima dita por Espinosa de que somos seres afetáveis e se te afeta te modifica.]

Recomendável para todas as idades. Há sempre um novo destino tecido pela Mora. Vale a pena entrar e sentir como é estar do lado de dentro do labirinto de "Entre".

Do francês Entrez, convite de sedução anfitriã. Então, resta desejar à temporada de dois dias, em comemoração aos 20 anos da Casa da Cultura, e aos filhos da Mora, Merde!

Serviço:
Espetáculo "Entre"
dias 25 e 26 de agosto de 2014
às 19 horas
Casa da Cultura de Teresina
Entrada Franca[Vagas Limitadas]
Fotos by Robinson Levy e Datan Izaká.

Nenhum comentário:

Postar um comentário