quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vidas reveladas

África em Verger.
por maneco nascimento

Radicado na Bahia de Todos os Santos, o cientista e viajante à pesquisa e investigação de antropologias e culturas visitadas, Pierre Verger, reuniu um acervo indispensável de flagrantes do cotidiano, da fé e religiosidade, vida e manifestação de povos de África, Brasil e Caribe e registros das novas identidades das diásporas realizadas.

Em visita a Teresina, a arte do francês Verger assina Nos Caminhos Afro” e se instala, de 12 de dezembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014, no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes.

A abertura da exposição, nesta quinta feira, 12, às 19 horas, tem a iniciativa do Programa Petrobrás Cultural e da Fundação Pierre Verger e encontra parceria da Fundac, através do governo do estado. A agenda cultural abre acertados caminhos de visitação pública em equipamento memorial local. Ganhamos nós.

Pierre Fatumbi Verger mergulha na África mãe e territórios filhos da diáspora e registra memórias sociais, em ciência investigativa do antropólogo e etnólogo e fotógrafo e artista das lentes sensíveis. Ao universo mátrio e cultura afro descendente, flagrantes de humanidade homenageada na Bahia de São Salvador e mundo doutras Áfricas confirmadas.

A Exposição “Nos Caminhos Afro” que percorre outras capitais brasileiras, também concentra, por aqui, santos e divinos e profanos e humanos, gentes simples, identidades e pertencimentos, captados por sensíveis olhares da ciência e arte reveladas.
(flagrante de cotidiano por Verger/divulgação)

Registros do cotidiano, a cultura e a religiosidade de descendentes de africanos no Brasil e em mais de 20 países. O fotógrafo viajor, que realizou longas expedições entre 1932 e 1970, faz um convite a uma viagem no tempo, com destino às sutilezas e peculiaridades do universo interpretado pelo artista nas lentes fotográficas.

A Exposição, uma demonstrada ação da câmara eficiente em 170 imagens, detidas no tema Afro-brasileiro e outras variações sobre o mesmo tema no mundo das Áfricas. A seleção das imagens foi feita de um universo de quase 30 mil fotografias, colhidas pelo artista.

Também compõem a Exposição dois registros audiovisuais. O vídeo “Olhares Nômades” que integra mais de 800 imagens retidas pela câmera de Verger, tendo o nordeste do Brasil como fundo e com trilha sonora original. O outro filme, “Mensageiro entre dois mundos”, documentário que leva assinatura de Lula Buarque de Holanda, narrado por Gilberto Gil, abriga temática de semelhanças entre Brasil e África, no olhar de Verger.

Pierre Verger radicou-se no Brasil e viveu grande parte de sua vida na cidade de Salvador, sem perder seu espírito recorrente de liberdade curiosa para manter viagens, em redor do mundo.

As visitas concretizadas, por territórios investigados, possibilitaram marcas de memórias, registros humanos sob a estética e técnica depurada, através de sua fotografia.

Serviço:
Exposição “Nos Caminhos Afro”
Local – Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes
Período – de 12 de dezembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014
Em Teresina – Piauí – Pça. Mal. Deodoro da Fonseca, s/n – Centro
Informações – (86) 3221 6027 www.fundac.pi.gov.br

Visitação – de terça a sexta feira – 8h às 17h/ sábado e domingo – 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário