quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Teatro de Grupo

Harém faz 28 anos

O Grupo Harém de Teatro, comemora seus 28 anos de atividades teatrais e, ao retornar de  temporada pela Europa, com participações no 18º Festival Internacional de Teatro Cómico Damaia, em Porto-Portugal, e apresentações na cidade de Almada, encerra  Temporada em Teresina, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro,   (de sexta a domingo), no Teatro Estação( Espaço Cultural Trilhos/ Miguel Rosa com Frei Serafim), às 20h, com "Abrigo São Loucas".

(as três Marias do Abrigo São Loucas/fts: acervo Harém)
O Grupo Harém de Teatro, iniciou suas atividades  em 1985, com a montagem do espetáculo "Os Dois Amores de Lampião Antes de Maria Bonita e Só Agora Revelados", de Francisco Pereira da Silva, durante a Semana Chico Pereira. Em sua trajetória, montou consagrados e premiados espetáculos como: "Raimunda Pinto, Sim Senhor!" (Chico Pereira da Silva), "Auto do Lampião no Além" (Gomes Campos), "A Casa de Bernarda Alba" (F. Garcia Lorca), "Assassinato do Anão" e "Dois perdidos Numa Noite Suja" (de Plínio Marcos)
No ano comemorativo de 28 anos, divididos com palcos brasileiros, a vez é de "Abrigo São Loucas" (Arimatan Martins). A montagem se estabelece em um texto que repercute o desenredo de três Marias (Maria de Castro, Maria Fernanda e Maria Francisca) que revivem as memórias de tempos áureos (à sombra das administrações de seus maridos, chefes do poder executivo local), enquanto preparam o primeiro encontro de ex-primeiras damas. O texto tragicômico, não só é inteligente, mas venal quando o assunto é político para refletir os velhos costumes da sociedade brasileira de política fisiológica, nepótica e de cultura de prevaricação.
(Maria Francisca, M. Fernanda e M. de Castro/fts: acervo harém)
A dramaturgia regida pela picardia, ironias e inteligência dramáticas, ao humor garimpado, reafirma o discurso hareniano de atrair a atenção para o homem brasileiro no centro da cena. A peça é de entretenimento e crítica reflexiva ilustrada à cena distanciada, sendo de linguagem de comédia política absurda e é um inventário popular da política piauiense, que não deixa de ser a brasileira, nos últimos 50 anos, onde espectadores identificarão situações vividas pela sociedade.
(as maletas da loucura/fotos: acervo Harém)
O Espetáculo recentemente foi agraciado com 4 prêmios, no Troféu Melhores do Teatro Piauiense 2013: Melhor Ator para Francisco de Castro, Melhor Autor para Arimatan Martins, Melhor Figurino para Lopes e Neto e também o Grupo Destaque do Ano de 2013.
O elenco de "Abrigo São Loucas", é composto por Francisco de Castro, Francisco Pellé, Fernando Freitas  e Emanuel de Andrade. Direção e texto de Arimatan Martins, Iluminação de Assaí Campelo, Som de Márcio Brytho e Figurinos de Lopes Neto.
SERVIÇO:
Onde: Teatro Estação( Espaço Cultural Trilhos) Avenida Miguel Rosa, 3003-Estação Ferroviária
Fone: 3304-4087/9406-2842
Quando: 13,14 e 15 de Dezembro
Horário: 20h
Valor de Ingresso: R$ 20,00(Inteira) e R$ 10,00(meia)
Duração: 55min
Produção Teresina
Francisco Pellé - 86 9406 2842

Nenhum comentário:

Postar um comentário