quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Cante ai, que ouço cá

Coral Mil Vozes
Já em clima de natal, que o dezembro nos atrai, o Adro da Igreja de São Benedito recebe nesta quinta feira, 19, uma onda de vozes que emocionam e contam em cantos a arte e cultura vocal.  
A apresentação do Coral de Mil Vozes já é tradição esperada pela cidade. O resultado de projeto que envolve escolas, músicos e educadores vocais e crianças e adolescentes, reunidos numa só voz e num só coração ao som do coro infanto juvenil, trabalhado para ações artísticas e cultura de arte educação.
O Projeto Coral nas Escolas e Coral de Mil Vozes reverbera políticas culturais de inclusão do Governo do Estado, através da Fundação Estadual da Cultura - Fundac em parceria da Secretaria Estadual da Educação - Seduc.  As mil vozes representadas no espetáculo do dia 19 de dezembro, contam exemplo de 18 anos de prática coral continuados e envolveram, ao longo dessa empreitada, mais de 42 mil crianças, da rede pública de ensino estadual e repercutem vozes em acústicos coral.
(O Mil Vozes e seu público no Adro da Igreja/fotos divulgação)
A educação musical, mantida no Projeto, busca a valorização de princípios éticos e cidadãos, além de acessar atenção à obra de arte, democratizar cultura que reflita, avalie e atente ao que ouvem e veem como arte as crianças integradas ao Projeto. 
Também quer o Projeto Coral nas Escolas diminuir situações de riscos e criar interações socioculturais. O resultado positivo se encontra na arte e cidadania interativa operacionalizadas no Coral de Mil Vozes. A revelação de sons em coro vocalizados para encanto dos ouvidos atentos.
(memórias do Mil Vozes/fotos divulgação)
Para a Presidente da Fundac, Bid Lima, ouvir o Coral de Mil Vozes "é sempre uma emoção muito grande. Ver uma onda de vozes afinadas e cantando com muita alegria e segurança musical, não há como não ficar envolvida com a sonoridade que nos invade", diz. Segundo a Presidente, o projeto abre uma estratégia valiosa de arte educação que não tem precedentes. "Reúne crianças e adolescentes que se encontram para demonstrar orgulhoso prazer em cantar o que lhes foi facilitado, com aprendizagem musical vocal e cultura de representação artística", completa.









 (crianças cantoras do Mil Vozes/fotos divulgação)
Nesta quinta feira, 19, às 19 horas, Teresina recebe o Coral de Mil Vozes, no Adro da Igreja de São Benedito. Vozes arbitradas entre o céu e a terra em expansão mágica da música de prática coral, para dias que felicitam o natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário