quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Curta a temporada

"Abrigo São Loucas" 

O Grupo Harém de Teatro após atravessar o atlântico, mais uma vez, e deixar um rastro de bom riso e humor brasileiro pela Europa visitada, retorna aos palcos da cidade verde para alegrar a casa a qual os filhos tornam. 

A nova temporada da peça viajada "Abrigo São Loucas" ocorre no período de 29 de novembro a 15 de dezembro de 2013, sempre  de sexta a domingo, no Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos), Miguel Rosa com Frei Serafim, no horário das 20h.

Na Europa, em terras portucalenses, o espetáculo fez carreira de participações no 18º. Festival Internacional de Teatro Cômico Damaia, em Porto-Portugal e apresentações na cidade de Almada. De volta às terras tropicais, na cidade filha do sol do equador, foi logo abocanhando 4 prêmios, dos oferecidos aos Melhores do Ano do Teatro Piauiense. 
(Maria Francisca, Maria de Castro e Maria Fernanda/acervo Harém)

O Troféu Melhores do Teatro Piauiense 2013 entregou na casa Harém, através do espetáculo "Abrigo São Loucas", os Prêmios: Melhor Ator, para Francisco de Castro; Melhor Autor, para Arimatan Martins; Melhor Figurino, para Lopes  Neto e também o Prêmio Grupo Destaque do Ano de 2013.
(Emanuel Andrade e Francisco de Castro - ator do ano/acervo Harém)

Da peça, já de sucesso, pode-se dizer que desenvolve texto que repercute o desenredo de três Marias (Maria de Castro, Maria Fernanda e Maria Francisca) que revivem as memórias de tempos áureos (à sombra das administrações de seus maridos, chefes do poder executivo local), enquanto preparam o primeiro encontro de ex-primeiras damas. O texto tragicômico, não só é inteligente, mas venal quando o assunto é político para refletir os velhos costumes da sociedade brasileira de política fisiológica, nepótica e de cultura de prevaricação.

A dramaturgia regida pela picardia, ironias e inteligência dramáticas, ao humor garimpado, reafirma o discurso hareniano de atrair a atenção para o homem brasileiro no centro da cena. A peça é de entretenimento e crítica reflexiva ilustrada à cena distanciada, sendo de linguagem de comédia política absurda. Um inventário popular da política piauiense, que não deixa de ser a brasileira, nos últimos 50 anos, onde espectadores identificarão situações vividas pela sociedade.
(E. Andrade, F, de Castro, F. Pellé e Fernando Freitas/acervo Harém)

O elenco afinado é composto por Francisco de Castro, Francisco Pellé, Fernando Freitas  e Emanuel de Andrade. Direção e texto de Arimatan Martins, Iluminação de Assaí Campelo, Som de Marcio Brytho e Figurinos de Lopes Neto.


Expediente:
Onde ir - Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos) Avenida Miguel Rosa, 3003-Estação Ferroviária
Fone: 3304-4087/9406-2842
Quando acontece - dias 29 e 30/11 e 01, 06.08,13,14 e 15/12
Horário: 20H
Valor de Ingresso: R$ 20,00(Inteira) e R$ 10,00 (meia)
Duração: 55min
Produção Teresina
Francisco Pellé

Nenhum comentário:

Postar um comentário