quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O + de Teresina


 O mais de Teresina
por maneco nascimento

O mar de Teresina fica no céu da boca das Meninas” (O Mar de Teresina: Gilvan Santos). 

É com essa construção, de ordem poética gilvaniana, que o Grupo Matizes dá pontapé inicial de divulgação aos dias da Semana da Diversidade. 

E, no “Boca da Noite”, de hoje, 29 de agosto de 2012, às 19 horas, será de festa à Abertura do 4º. Encontro Piauiense de Lésbicas e mulheres bissexuais. Nessa noite, no palco do Espaço Cultural “Osório Junior”, as meninas é que (en) cantam o público contumaz do projeto “Boca da Noite”. O show ficará por conta de Carla Caroline, Cicy Arcangelo, Fernandinha Camelo, Elines e Silvia Marrom.

Na promoção do Matizes, a festa promete o + de Teresina no céu, na terra, no fogo e no ar (tístico) da cidade, representada em seu diverso de cidadania, arte, cultura e orientação livre. 

No mês de aniversário da cidade ao sol da linha do equador, “Uma homenagem aos 160 anos de Teresina no Dia da Visibilidade Lésbica” (29 de agosto), também de abraçada integração à cidade verde que está na ordem de diversidade cultural e reiteração dos direitos constituídos ao vetor social ampliado.

As homenagens não se esgotam, porque artista brota como flor de laranjeira e guarda perfume que antecipa o surgimento do fruto, que maduro, torna-se segundo prazer degustado.

E é nesse ano em que Luiz Gonzaga, o Lua, completaria cem anos, se ainda estivesse entre nós, em presença física, que o Matizes também destaca a compositora piauiense, de Teresina, Solange Veras, que compôs, ao lado do grande Lua, a música Lampião – Era besta não!”. No início da década de 1980 surgiu uma parceria entre a piauiense e o Rei do Baião e deu no que deu. A faixa 2, lado B, do LP (Long Play) “Luiz Gonzaga – 70 anos de sanfona e simpatia”. 

Nos cem anos de Luiz Gonzaga, o Grupo Matizes, homenageia também a compositora Solange Veras, piauiense, parceira do renomado artista” (material divulgação Matizes). E como uma veia puxa outra, corre em rede a confirmação do objeto contemplado em homenagem praticada.

Eu a conheço... Solange Veras é minha tia, é de Teresina – PI, atualmente encontra-se afastada do meio musical. À época, ela morava no Rio de Janeiro – RJ e conheceu Luiz Gonzaga em um estúdio e surgiu uma parceria onde, a partir de então, ele sugeriu a ela uma letra acerca de Lampião, que ele não era tão valente. Ela ficou encantada com a proposta e fez a letra da música ali, no estúdio, junto com o Rei do Baião. Ficou espetacular... Foi um momento único para minha tia!!!!” (etayene Michelli 2 meses atrás/www.youtube.com/all_/acesso: 29.08.2012, às 13h45)

Como hoje é dia de “Boca da Noite” em festa, às 19 horas, no Espaço Cultural “Osório Junior” e Bar do Clube dos Diários, o + de Teresina será do mar musical que ficará por conta do que sair, do céu da voz e música, da boca das Meninas que encantarão a noite. O grande show será de Mulher pra nós outros. 
 
(arte divulgação: matizes)



(En)canta pra gente ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário