quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Arte de Integração

Arte de Integração
por maneco nascimento
Valorizar o material humano, suas perspectivas individuais de integração e todas as expectativas de interação social. É o que busca o Projeto Corpo Inclusivo, criado em 26 de agosto de 2010. A cidade de Teresina tem um natural movimento artístico que andeja pela música, dança, teatro, coral e o mais diverso cultural que envolve o veio artístico aqui fomentado.
A prática desportiva e o ato de arte inclusivos, no Brasil, têm alcançado excelentes resultados mundo a fora. E, seria o momento da cidade também acompanhando o país, começar a demonstrar a excelência de resultados e capacidade de cada um que compõe os grupos de inclusão artísticos, facilitados em Teresina.
Realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Projeto Corpo Inclusivo surge para aglutinar o ato manifestado das pessoas com necessidades especiais e suas naturais aptidões de desempenho.
Hoje, dia 26 de outubro de 2011, às 16 horas, no Palácio da Música, será apresentada a “Mostra Inclusiva”, com resultados das oficinas do Projeto Corpo Inclusivo que contará com apresentações de Dança contemporânea elencada por aluno(a)s da:
(aula inclusiva ASCAMTE/foto: divulgação)
 Associação de Pais e Amigos de Especiais – APAE; Dança de Salão com o grupo da Associação de Deficientes Visuais do Piauí – ACEPI; Dança/Teatro com o grupo da Associação de Cadeirantes do Município de Teresina – ASCAMTE; Resultado da Oficina de Artes Visuais, com aluno(a)s da Associação de Amigos de Autistas – AMA; Dança de Salão, com aluno(a)s da Oficina de Dança de Daniel Moura e o Coral da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos – APADA.
Ainda na programação da tarde serão recebidos os convidados, Grupo de Dança Professor “Porfírio Cordão”; o Grupo de Capoeira Inclusiva que absorve especiais com síndrome de down, coordenado pelo Mestre César Barcelar e um Solo Contemporâneo com a bailarina Iasmin.
A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves que, ao longo de um quarto de século, vem desenvolvendo práticas artístico-culturais facilitadoras do talento do cidadão teresinense, apresenta nesse momento mais um resultado alcançado, quando traz a público a “Mostra Inclusiva”, que estará disponível à apreciação da cidade, dia 26 de outubro, no Palácio da Música.

(aula inclusiva ASCAMTE/foto:divulgação)
SERVIÇO:
MOSTRA INCLUSIVA – PROJETO CORPO INCLUSIVO
PROGRAMAÇÃO:
01.   DANÇA CONTEMPORÂNEA – ALUNO(A)S DA APAE
COREÓGRAFA: KELLY CAMPELO

02.   DANÇA DE SALÃO – ALUNO(A)S DA ASSOCIAÇÃO DE CEGOS DO PIAUÍ - ACEPI
COREÓGRAFO: SIDH RIBEIRO

03.   CLÁSSICO/CONTEMPORÂNEO – ALUNO(A)S DA ASCAMTE – ASSOCIAÇÃO DE CADEIRANTES DO MUNICÍPIO DE TERESINA
COREÓGRAFO: LUIS C. VALE

04.   OFICINA DE ARTES VISUAIS – ALUNO(A)S DA AMA – ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DE AUTISTAS
INSTRUTOR: MANOEL SEVERINO

05.   DANÇA DE SALÃO – OFICINA DE ALUNO(A)S DE DANIEL MOURA
COREÓGRAFO: DANIEL MOURA

06.   CORAL DA APADA – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE DEFICIENTES AUDITIVOS
REGENTES: LOURDINHA E ELIZABETH

CONVIDADOS:

01.   GRUPO DE DANÇA PROFESSOR “PORFÍRIO CORDÃO”
COREÓGRAFO: ROBERTO FREITAS

02.   SOLO CONTEMPORÂNEO – COM A BAILARINA IASMIN
COREÓGRAFA: GEYSA PINHEIRO

03.   CAPOEIRA INCLUSIVA – ESPECIAIS DOWNS
INSTRUTOR: MESTRE CÉSAR BARCELAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário