sexta-feira, 21 de outubro de 2011

15º. FestDança - Dia UM

15º. FestDança - Dia UM
por maneco nascimento

O primeiro dia de competição do 15º. Festival de Dança de Teresina – FESTDANÇA, promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, um “papôco” de pés, pernas, braços, alongamentos, simetrias e assimetrias corporais para marcas de cena, dramaturgias e expressionismos para corpos falantes.
A partir das 18 horas, do dia 20 de outubro, tudo foi dança. Crianças, adolescentes, especiais, jovens, adultos, alunos, mestres, coreógrafos, julgadores, família, amigos e público, grosso modo, disputaram espaço para os + de 600 lugares do Theatro 4 de Setembro. A Casa de espetáculos ficou pequena para absorver profissionais, praticantes, amadores, simpatizantes e curiosos que acorreram ao 15º. FestDança.
+ de 70 coreografias foram apresentadas entre iniciantes e iniciados, juvenis, contemporâneos livres, avançados, marcas de tradição e de ruptura, também ao diverso da dança urbana e suas performances criativas. Bonito de ver crianças das + diversas idades competindo de igual pra igual, cada uma com sua empertigada arte e cultura ensaiada para melhor resultado.
A comissão julgadora, representada por Mariza Pivetta, Toshie Kobayashi e Caio Nunes, deve ter tido muita dificuldade para selecionar os classificados, dessa primeira noite, à grande finala partir da diversidade de manifestações apresentadas, ações e expressões que dançaram conforme a música e orientação coreográfica.
Brilhos particulares para as iniciativas coreográficas de Graciane Sousa, Beth Bátalli, Cinthia Layana, Roberto Freitas, Márcio Gomes, Kelly Lustosa, Socorro Bernabé e também grupos das cidades de Monsenhor Gil, Fortaleza e Teresina, em grande representação à primeira noite de concorrência.
Um encontro de experiências e experimentações. Para as + de três horas de apresentação de espetáculos de solos, coletivos, duos, tudo teve luz própria e toda a força e energia que o corpo corresponde para a arte de dançar. Durante o macro espetáculo que costura os retalhos de cores emblemáticas dos micro espetáculos, talentos se confirmam ou se anunciam.
Não há diferenças. Estão reunidas todas as periferias com seus centros gravitacionais e suas naturais expressões criadoras e criativas do ato de cena da dança. Todos e cada um, a seu tempo apresentando seu melhor momento de corpo falante.  
Os classificados, na noite do dia 20 de outubro, se reapresentam dia 23, na final do 15º. FestDança. Uma “briga” de atuações e reinvenções do expressionismo de anatomias se cruzam, interagem aos olhos dos assistentes e julgadores e espalham extasia, alegrias, satisfação e orgulho pelo continuado exercício de dança praticado em Teresina.
Muitas novidades riscarão o linóleo do 4 de Setembro até dia 22 de outubro para culminarem como premiadas finais, na noite do dia 23 de outubro. Do que já se vem vendo acontecer pode-se confirmar que Teresina dança, porque aprendeu os passos da dança.
(Duo clássico/foto: divulgação)

 E, como disse Mariza Pivetta, durante a abertura do 15º. FestDança,  vê-se na cidade e estado umaaula de base e uma política de baseque, naturalmente, se deve consolidar para exercício de arte, enquanto dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário