segunda-feira, 29 de maio de 2017

Vai ser Formidável!

hoje, no "Genu Moraes"
por maneco nascimento

Hoje é dia de festa, comemorações, alegria, homenagens, encontros, diálogos necessários, ato de cena, Teatro, dramaturgias espelhadas em Obra editada...

Hoje é Dia de "Genu Moraes" e de todos os desdobramentos que circulam Cultura e Arte no Café Literário que leva o nome dessa dama da cidade, do jornalismo, da literatura e da vida em memórias de Teresina.

Há 2 Anos, direto do tonel das melhores memórias culturais da cidade, se inaugurava o Café Literário "Genu Moraes"

Local de festejar literatura, música, teatro, dança, leituras dramáticas, homenagens, livros editados e feitos à exploração pública. Estava selado o destino do Equipamento cultural às vezes da Literatura, especialmente.

Nesta segunda feira, 29 de maio de 2017, 2 anos após a Abertura, com pompas e circunstâncias artístico culturais, a Casa Theatro 4 de Setembro volta a festejar, com Lançamento a novos autores editados.

Ao tempo, comemora-se Genu Moraes e sua memórias de artista Formidável e tudo e todos que articulam, imprimem, exprimem, contam, fazem, cunham, cultuam Literatura.

Logo + à noite, às 19 horas, no Café Literário "Genu Moraes" serão laureados, em Obra editada pela Academia Piauiense de Letras - APL e Apoio cultural e financeiro da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Seccult, ao "Teatro Sempre - Diálogo de Gerações".

13 Autores reunidos. 13 obras trazidas à curiosidade pública. 13 Falas distintas em linguagens e estética apropriada à dramaturgia brasileira de expressão Piauiense. 

As vozes sociais de autores dramáticos em repercussão a contextos, memórias, histórias e épocas que tratam de identidades e identificações carpintadas a atos teatrais.

2 Gerações de artistas da carpintaria literário dramática se encontram e dizem a que vieram, em seus discursos aos palcos, às cenas, à posteridade de escafandristas da arqueologia cultural do teatro que se nos representa.

Da Geração Pioneira, desde Jônatas Batista nascido no século 19 e com vida longa ao Teatro em inicio, meios e  desdobramentos do século 20, onde cresceu como artista da cena piauiense, até seus contemporâneos do terceiro quartel do século passado (20, nosso e recente). E os diálogos dos novos, da Geração Contemporânea, que seguiram carreira dos pioneiros.

***Geração Pioneira
I. Jovita, a Heroína - Jônatas Batista
II. O Pavão Misterioso - Benjamin Santos
III. A Guerra dos Cupins – José Afonso de Araújo Lima
IV. Circo Desmontado - Raimundo Dias

***Geração Contemporânea
V. Adoráveis Chifrudos - Carlos B. Filho
VI. Corpos no Gasômetro – Adalmir Miranda
VII. Diário de uma Feirante – Wilson Gomes
VIII. O Auto de Deus Pai- Siro Siris
IX. Eu não lembro- Jean Pessoa
X. Abrigo São Loucas – Arimatan Martins
XI. Pink O livro das memórias cor-de-rosa – Franklin Pires
XII. Casa Lenon – Para jovens especiais – Rodrigo Serra
XIII. As Divinas Mãos De Adam – Roberto Muniz Dias]

*****Então. Agende-se!
Só hoje, 29 de maio.
às 19 horas
no Café Literário "Genu Moraes"
Lançamento da Coletânea Autores Dramáticos Piauienses.
"Teatro Sempre - Diálogo de Gerações".

Das atrações artísticas:
***Leitura Dramática de "Jovita, ou a Heroína de 1865" (Jônatas Batista), pela Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira" e direção de Arimatan Martins.
***show Voz e Violão com Carlos B. Filho (um dos autores da Obra editada).

Você é o Convidado de Honra!

Faça essa Leitura obrigatória.
É Literatura Dramática Piauiense!

fotos\imagem: (livros e flores picollage: João Vasconcelos\ capa: disp. móvel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário