quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ave Ângelus!

"A Hora do Ângelus"
por maneco nascimento

A hora era a das 18 horas. O local, Praça Pedro II, passeio\trecho da senador Teodoro Pacheco, na frente do Theatro 4 de Setembro. O foco de atenção, a sacada (piso superior)\as janelas do Theatro. O intérprete da hora e da vez, Állex Cruz. O texto escolhido, Racionais MC.

A partir das 18 horas, desde o dia 02 de maio e segue até completar 22 Leituras, "A Hora de Ângelus" cumprirá um Ciclo de Leituras Dramáticas com textos selecionados e atores\atrizes convidado(a)s para cumprirem rito e rituais de aproximação, reflexão e provocação aos ouvidos da cidade que passe por aquele trecho da P2\Theatro 4 de Setembro e escute quem estiver dedicando uma Leitura de exploração  recepção e atração transeunte.

[Projeto - "A Hora do Ângelus" - Uma Poética de Paz Para Teresina. A Hora do Ângelus acontece em três horas no dia: às 6:00h, 12h, 18h. O nosso Projeto acontece sempre as 18h. Tradicionalmente a Hora do Ângelus simboliza anunciação de boas novas. Realização: Piauhy Estúdio das Artes. Apoio Cultural: Theatro 4 de Setembro. Veste: Figurino e Fantasia] fonte: (Silmara Silva)

No começo da noite do dia 03 de maio. No zum...zum...zum da hora. Nos murmúrios
da P2, com a música que tocava, ao lado (Café Art'Bar), rebombando Belchior, com o avião das 18 que cruzou o céu sobre o Theatro 4 de Setembro, com o comboio de motos, que furou o cerco do passeio isolado e, driblando as mesas do Bar e público potencial que vai e vem pela Praça, passou pelo meio da Leitura que já ganhava potência... as pessoas que passavam e olhavam para o alto para descobrir do que se tratava.

Nesse "condomínio" livre, do logradouro público que é de toda a gente, entre o chão, o céu, a sacada, o intérprete (Állex Cruz), a Leitura e as janelas abertas e iluminadas à rua e os burburinhos e ruídos, dividindo a comunicação, deu-se + uma, a segunda interpretação para "A Hora do Ângelus". O Ciclo continua.

Serão 22 Leituras. Ideia pop. Projeto arrojado, ousadia compensada pela coragem, determinação, compromisso com o fazer teatral local e uma energia quente que atomiza o Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, capitaneado pelo ator, diretor das Leituras e amante da cena viva que a cidade precisa. O Corpus do Piahuy Estúdio das Artes já sabe das pedras amarelas trilhadas e dos mares da Teresina navegados, pois realizou muito + de 22 edições do Ciclo de Leituras Dramáticas.

E se há mar, ou não há mar, amar o mar das Leituras na capital sem litoral, mas com mar no céu da boca das meninas, como diz o poeta compositor Gilvan Santos. Para este caso, o mar de Leituras na boca dos intérpretes que correrão o mês de maio, até completarem-se 22 edições d'A Hora de Ângelus, que é poético até na hora da justificativa: "Uma Poética de Paz para Teresina".

É Teatro. É Cena atomizada no horário da Ave Maria. É Leitura conectada com arte, cultura, ação dramática, literatura, vida, Obras, artistas, autores, inquietações, estéticas e interações cênicas que nos cobram estarmos "atentos e fortes", como diz outro Poeta, Caetano Veloso, sem ter tempo de temer a morte. O tempo e as horas podem ser divinos maravilhosos. É preciso cunhar vida e arte e cultura de Poesia e Paz.

O Coletivo Piauhy Estúdio das Artes nos apresenta sua proposta. "A Hora do Ângelus", como temário para Uma Poética de Paz para Teresina. Acertando na máscara das tradições teatrais!
foto\imagem: (Deusa Melo)

Já rolou nos primeiros dias. Primeira Leitura (02.05.), "O Desaparecimento de Luísa Porto", de Carlos Drummond de Andrade. Leitura de Silmara Silva. 
foto: (Robinson Levy)

Segunda Leitura, por Állex Cruz, dia 03 de maio, "Desafio à Vida", dos Racionais MC.

Hoje, 04 de maio, Adriano Abreu nos informa, serão lidos dois textos do Anjo Torto. De Torqua, os textos "Do alto, ao entardecer" e "Prefácio". 

Na sexta, 05, um conto do querido Paulo Machado, "O Anjo Proscrito"  e, na segunda, 08, Adriano Abreu fará leitura de dois textos do H. Dobal e como ele mesmo diz, "E por ai vai!".

Sempre às 18 horas. Sacada do Theatro 4 de Setembro (janelas que dão para a Praça Pedro II). "A Hora de Ângelus" - Uma Poética de Paz para Teresina.

Curta essa emoção. Cumpra-se Teatro. É logo ali. Passe e fique e ouça essa Canção que se faz por Leituras.

PS.: (Todas as leituras serão transmitidas no dia seguinte em vídeo, na fanpage: Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. Também as 18h. Avante.) Informação incontinenti de Adriano Abreu.

fotos\imagem: (Deusa Melo e Robinson Levi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário