quarta-feira, 17 de maio de 2017

Leio, logo resisto.

Leituras d'A Hora do Ângelus
por maneco nascimento

O Projeto do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes é para 22 Leituras Públicas que, iniciadas dia 02 (terça feira) de maio, seguem até dia 31 de maio (quarta feira).

A proposta de Leituras de textos selecionados reúne atores e atrizes do Piauhy Estúdio das Artes e artistas convidados da cidade.

"A Hora do Ângelus" Uma Poética de Paz para Teresina. "Vinte e duas leituras públicas durante o mês de maio", realizadas da sacada (janelas) do Theatro 4 de Setembro, sempre no horário das 18 horas (Hora da Ave Maria).

Poetas, dramaturgos, intelectuais, compositores, ativistas dos Direitos Humanos, artistas das falas e vozes sociais que inquietam-se e definem que a humanidade sempre pode ser melhor. E, através de suas letras, feito pregoeiros dizem que "alguéns acordaram bem cedinho e vieram do último subúrbio trazer o leite fresquinho e mais alvo da melhor vaca, para todos criarem força na luta brava da vida...", parafraseando Drummond. 

Um alimento, que atende pela palavra e pena da lei de (des)ordem e sobrevivência dos dias que cercam homens e cidades de inquietudes e conflitos humanos, é que gira na roda das fortunas críticas e legados literários revisitados, através das Leituras Públicas d'A Hora do Ângelus que têm movimentado as tardinhas literárias descidas das janelas do 4 de Setembro e encontrado o transeunte contumaz da hora das 6.

Carlos, Racionais, Torquato, Paulo, Dobal, Cecília, Marina, Esperança, Vinícius, Martin, Paulo, Clara, Gullar, Bertolt... nomes de não anônimos que volatizam arte nas vozes de intérpretes que lançam as falas dos Poetas aos anônimos que cruzam a Praça Pedro II, aos motoqueiros em comboio que rompem o trecho da rua senador Teodoro Pacheco (passeio\calçada do Theatro), aos que passam e olham pra cima e param e escutam e seguem, ou ficam até concluir-se a performance, que chama a atenção de quem circula bem em frente ao Theatro 4 de Setembro.

(Leitura Pública de 02 de maio, Silmara Silva. Texto, "O desaparecimento de Luísa Porto"\Carlos Drummond de Andrade// fotos\imagem: Deusa Sofia)

Já Emprestaram suas Falas, *Carlos Drummond de Andrade ("O Desaparecimento de Luísa Porto"); *Racionais MC (Desafio à Vida); *Torquato Neto ("Prefácio" e "Do Alto, Ao Entardecer"); *Paulo Machado ("O Anjo Proscrito"); *H. DOBAL (Poema / El matador ); *Cecília Meireles (Liberdade); * Marina Colasanti (Eu sei, mas não deveria)\ *Esperança Garcia (Carta ao governador da Província do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando os maus tratos sofridos por ela, seus filhos e companheiras, datada de 06 de setembro de 1770.)\ *Vinícius de Moraes (Minha Mãe); *Martin Luther King ("Eu Tenho Um Sonho" - / *Paulo Cesar Pinheiro (Canto das Três Raças - imortalizado na voz de Clara Nunes); *Ferreira Gullar... Bertolt Brecht... *Chico Buarque (Geni e o Zepelim); *Renato Russo\Legião Urbana (Pais e Filhos)...
(Leitura Pública de 16 de maio, Érica Anunciação. Três poemas de Bertolt Brecht// fotos\imagem: Adriano Abreu)

Intérpretes correspondentes às Leituras Públicas, Silmara Silva, Állex Cruz, Deusa Sofia, Carlos Aguiar, Adriano Abreu, Érica Anunciação, Matheus Paiva, João Vasconcelos, Waldfran Soares...

E a vida segue por Poesia, Paz, Teatro, Cena para a Praça Pedro II, Leituras das janelas do 4 de Setembro, A Hora do Ângelus Uma Poética de Paz para Teresina. 

+ uma ação de Ciclo de Leituras Dramáticas IN Coletivo Piauhy Estúdio das Artes & Convidados, sob a coordenação de Adriano Abreu, produção de Abreu e Silmara Silva e Apoio cultural do CCCDiários\Theatro 4 de Setembro.

Nesta quarta feira, 17, tem +!
às 18 horas em ponto.
"A Hora do Ângelus Uma Poética de Paz para Teresina"

Compareça pra gente ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário