quarta-feira, 17 de maio de 2017

Poesia pura!

É na Roda de Poesia.
por maneco nascimento
Eles e Elas são da Poesia e da Prosa poética, feito métrica, livres e versos para esfinges reinventadas, pés inchados em falas modernas aos pincéis de Portinari, Di Cavalcanti ou Abaporu(s), de Tarsila. 
Arte, obra, falas, vozes, poéticas e verve de tradição em iminente ruptura contemporaneamente 21.
imagens: (O Lavrador de Café, Portinari 1934\ Colonas, Di Cavalanti 1940\ Abaporu, Tarsila 1928)
São Poesia em novidades de ciranda, de Roda, de "Roda de Poesia Tensão, Tesão &  Criação" e, como mesmo se vendem bem, olha como dizem da própria história...
[Há mais de dois anos realizando ações poéticas a partir de Teresina, o Coletivo Tensão, Tesão & Criação inicia nova temporada e realiza mais uma Roda de Poesia na praça Pedro II / Café Art Bar, na sexta-feira, 19 de maio, a partir das 17:38h, com sarau, feira, lançamento de livro e pocket shows. Programação totalmente gratuita. Espaço e público para a poesia contemporânea brasileira feita no Piauí.]
Para os novos Poetas, dinamiza-se um toque de resistência e incentivo à economia criativa. Saúdam uma trincheira de resistência artística e devotam a necessitam de se ter espaços para a Poesia contemporânea e suas questões. Espaço do Ágora onde o público possa ouvir, recitar, encontrar autores e acessar produtos artísticos e criar laços pela Poesia.
É, num cenário literário e centro histórico (a P2) um possível ambiente de encontros e plataforma de surgimento de novos artistas da Poesia. Centro da cidade, na Praça que é de toda a gente onde quem quiser pode ver, ouvir, escutar as vozes poéticas. 
Segundo o coletivo de artistas, é uma batalha coletiva e define ação política, "O centro não é só comercial, é também cultural espaço a se ocupado mostrar o centro, suas implicações e subjetividades do centro da cidade. Uma ação coletiva, colaborativa e independente, de escritores e produtores culturais com intuito de firmar espaços de vivência, apresentação, exposição, conexões e debate sobre a poesia contemporânea brasileira feita no Piauí. Mais um construir de pontes poéticas em Teresina. Participativo. Microfone aberto".
O Roda de Poesia, feito brincadeira de roda em que cada partícipe tem seu tempo de colaborativo na ação dinâmica e continuada. "Quando a poesia sobe ao palco vira festa regada a sonoridades, onde pulsa o fazer e recitar poético. Um encontro. Mostrar trabalho, dividir momentos, compartilhar. Uma ação social, movimento que se importa com a cidade", fala a voz que clama nesse "deserto" urbano que se têm tornado as cidades visíveis aos olhos nus e quase cegos da falta de enxergar.
O Projeto poético realizou a primeira edição, em 21 de agosto de 2015 e, desde então tem possibilitado conexões entre gerações, linguagens e cenários artísticos variados, sempre na perspectiva de ajuntar, em um mesmo ambiente, variados artistas. O processo contínuo gera a fomentação do produto artístico e literário de casa. 
O testemunho é de que a Vontade de fazer é muito maior que as condições e o desempenho credita na arte impulsionada e, por conseguinte, aproxima-a das pessoas. "Alcançar leitores e transcender públicos. Criar espaços e conexões. Uma possibilidade de variados públicos circularem no mesmo ambiente", declara o Coletivo. 
A Programação começa no finalzinho da tarde. É Feira de arte e cultura poético literário que abre à produção e circulação, impulsiona e incentiva a economia criativa, em fortalecimento do produto independente.
Às 17h38 dá-se o tempo do Roda de Poesia, em que ocorrerão publicações e escambo da arte do artista que ali se expõe. Objetos de arte do Coletivo Acrobata, Edições Kizumba Zines; Livros de Ananda Sampaio, Eduardo Prazeres, Revista Revestres, Quinta Capa HQ; além dos sebos Gengiva, Rayo, Óvnis e outros produtos artísticos como desenhos, ilustrações, vinis e flautas correm livre na Feira.
Na parte musical, pocket shows de Estaka Zero, com Leo Rouse, Gavial e David Garcia. O trabalho dos músicos e compositores percorre influências biz da psicodelia dos anos 70, entre o rock, o brega e o samba do morro.  
E, para encerrar a noite, Brabos Cocais intima a todos a continuarem na viber. A Banda afia psicodelia nordestina que (de)canta sobre o íntimo, em exploração de visões que o som traz. Atraem falas ao regionalismo e à vastidão que é a vida que se nos pega pela cabeça.
Então, já sabe. "Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação" é nesta sexta feira, 19, na Praça Pedro II, às17h38. O bat canal tá aberto, agora é só super ativar liberdades e ousadias criativas e gerar Poesia!
fonte: João Pimentel
fotos\imagem: (divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário