segunda-feira, 22 de maio de 2017

Evoé, Júlio Romão!

2017 - Ano Júlio Romão.
por maneco nascimento

A ideia original de não deixar passar, em esquecimento, os 100 Anos de Júlio Romão foi do artista visual e publicitário Paulo Moura e sua oficina de reinvenção de cultura (irmãodeCRIAção)...

depois foi somando forças com o Complexo Cultural Club dos Diários\Theatro 4 de Setembro; Grupo Harém de Teatro, Élio Ferreira, Aci Campelo; Academia Piauiense de Letras - APL, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - SeCult, Universidades piauienses e os amigos e apaixonados pela Obra, pela vida e pelo homem que é Júlio Romão da Silva.

Agora já é + que realidade. É o real que toma forma no dia de hoje, 22 de maio de 2017 e segue em ações até 22 de maio de 2018, fechando comemorações do Centenário do intelectual, pensador, poeta, escritor, geógrafo, historiador, contador de memórias imperdíveis, artista carismático, combativo da vida improdutiva e senhor das suas letras e criações indispensáveis.


Durante as comemorações do Ano Júlio Romão haverá atividades para:
* Lançamento do "Selo Júlio Romão"; 
* o Relançamento da Obra "Júlio Romão: entre o formão, a pena e a flecha", organizada por Élio Ferreira e Aci Campelo; 
* Leitura encenada da peça "Mensagem do Salmo", pelo Grupo Harém de Teatro;
* Realização de Seminário Nacional sobre Júlio Romão e sua Obra;
* estreia do Balé "Monólogo dos Gestos", com coreografia de Sidh Ribeiro;
* ações em escolas públicas municipais que dialoguem com o artista e sua Obra;
* Palestra\Diálogos sobre a Obra e o autor Júlio Romão, com as participações da Academia Brasileira de Letras - ABL, Academia Piauiense de Letras - APL, Theatro 4 de Setembro, entre outros convidados.

Até que esse ano de Centenário se complete, toda a cidade, o estado, o país falarão, lembrarão, pensarão, discutirão a personalidade Júlio Romão e toda a extensão de sua fortuna crítica de arte e expressão criadora para a cepa do artigo cultural brasileiro.


Já estamos em plenos pulmões e o barco de vento em popa festeja: Evoé, Júlio Romão!

*****sobre o Autor:

Premiado 3 vezes pela Academia Brasileira de Letras, em três campos de seu lavor incansável e pensamento arguto, pela Poesia, o Teatro e a Etnografia, o gênio Júlio Romão da Silva é escritor consagrado.
Um brasileiro de expressão piauiense extraordinário aos espelhos de identidade como em José do PatrocínioLino GuedesAbdias do Nascimento e Ruth Guimarães.
[Júlio Romão da Silva é autor do bíblico e clássico  A Mensagem do Salmo, poema dramático adaptado para o cinema mexicano. Jovem, na década de 30 do século passado, Júlio Romão da Silva mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou na imprensa carioca, escrevendo para a revista O Malho e para os jornais Diário de Notícias, Jornal do Comércio e Correio da Manhã. Formou-se em Letras e em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia do Rio de Janeiro, em 1952. Pertence aos quadros da Sociedade Brasileira de Geografia e da Associação Brasileira de Geografia.
Conviveu com grandes escritores brasileiros, na chamada época de ouro de nossa literatura pós-30. Júlio Romão da Silva fez-se conhecido no Rio, tanto que possui uma rua na cidade maravilhosa com o seu nome, no Méier, bairro tradicional da zona norte. Detém, também, os títulos de cidadão carioca e fluminense.
Ainda no Rio de Janeiro, participou da fundação do Teatro Experimental do Negro, influenciado pela negritude oriunda da França, ao lado de medalhões como Abdias do Nascimento, Ruth de Souza e Stella LeonardosJúlio Romão da Silva esteve inserido no movimento do Teatro Popular e na organização da Orquestra Afro-Brasileira (...)] fonte: (Diego Mendes Sousa\\http://www.proparnaiba.com/artes...)
Voltou a residir em Teresina até sua morte. Recebeu posse na Academia Piauiense de Letras e também o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí.
De sua autoria, as pérolas: Os  Escravos (1947); Golpe Conjurado (1950); O Monólogo dos Gestos (1968); Zumbo Zumbu ( 1969); A Epopeia Brasileira (1972); José, O Vidente ou AS Videiras do Faraó (1974); dentre outras criações.

fotos\imagem: (reprodução\  marleide lins\ netto picinez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário