terça-feira, 23 de maio de 2017

Estreia Teatro

é no Terças da Casa!
por maneco nascimento

O Projeto Terças da Casa, na edição do Terça Teatro abre + uma pauta ao Teatro brasileiro de expressão Piauiense. Dessa feita, a agenda abraça a estreia da nova montagem do Grupo Mosay de Teatro, capitaneado por Avelar Amorim.

Nesta noite de 23 de maio, às 19 horas, no palco do Theatro 4 de Setembro, as falas e discurso de humor e histrionia cáustica ganham a pena e a lei (in)discretas do texto avelaramoriniano.

Depois da vida útil de "Casimira Quietinha", com direção de Amorim, para texto de Waldilio Siso, o ator, autor, artista visual (e professor idem) investe em dramaturgia autoral e, +
uma vez incursiona pela arte da direção de cena.

Avelar Amorim, se guardasse "morrinha" das memórias Moura Torta a que todo anjo decaído guarda como herança do éden fabuloso, talvez, e só talvez, não tivesse conseguido alçar o saldo do guapo encantador. Mas o destino das fábulas e lendas intempéries guarda + segredos e soluções que interditos a quem ouviu, pelo menos falar, do fogo de Prometeu. E o artista soube cunhar a própria mora. 

É dessa fronteira de buscas, curiosidades, ousadias premeditadas e conhecimento da távola das descobertas que se cunha um nome. Avelar sabe disso e não perdeu o porto de origens  nas viagens empreitadas e as respostas estão pululando na aldeia, de onde nunca se sai de verdade, para um bom entendedor de Gaudí.


Amorim investe em texto dramático, às sempre vezes de frescor cômico e farsesco peculiar, e vai para a galeria das recepções livres ao se nos apresentar "A Gaiola Vermelha", em que subtitula ou arregaça pensamento alto, escorregadio do gênesis das pequenas maldades lançadas aos outros: "eu bebo leite e tu bebe lama..."

A montagem com dedão indicador de Avelar se encaixa na classificação a 16 anos e, aos + maduros que ruborizarem com as tiradas de Amorim, que durmam com essa. Pois está na plêiade de suas muito comuns expressões; "Vinga!"

A arte criação que apresenta para "A Gaiola Vermelha" e que inspira virtuose de ilustrações ao cartaz, vende bichano, bem-te-vi ou sabiá, ovo gourado em vermelho e um inspetor narigão que sensualiza chocar um pintinho voltado ao leste.

Entrecruza um mapa basilar cor-de-rosa, com vias transversais, e + cores quentes e neutras compondo paisagens entre o infante e o profano das extremidades humanas.

É nesta terça, 23 de maio,  às 19 horas, no Theatro 4 de Setembro, em única apresentação, a estreia de "A Gaiola Vermelha", dentro do Projeto Terças da Casa - Terça Teatro.  O Terças da Casa é uma realização do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, com logística de recepção do Complexo Cultural Club dos Diários\Theatro 4 de Setembro.

Texto e direção artística de Avelar Amorim e montagem do Mosay de Teatro, espetáculo novo no prelo, é "A Gaiola Vermelha"!
.
Serviço:
Ingressos: R$ 10,00 (meia)\ R$ 20,00 (inteira)
Informações: 3222 7100

Nenhum comentário:

Postar um comentário