segunda-feira, 2 de maio de 2016

Ainda 29

quando a dança falou +
por maneco nascimento

Agendas para o dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, pipocaram na cidade e os diálogos hiperativaram o Dia. Houve quem achasse que não havia nada a comemorar, por considerar que não são oferecidas condições e políticas públicas ao desempenho da dança na cidade.

Houve, também, quem dissesse que Dia Internacional da Dança "é o meu 'C'". Lá o dele(a), porque o meu mesmo é só partícipe do corpo e, naturalmente, dança, quando o corpo "parla e parlare" em dança, aqui ou na Conchichina.

Mas, houve também quem abriu discussões positivas sobre a linguagem, em linguística do Corpo e reflexão do social, econômico e cultural. A ver:
[Pelo tempo do Dia da Dança, pode não haver tanto o que comemorar, mas de certo há muito o que conversar. Para quem é do universo da Dança ou se vê interessado nela, dá uma lidinha nos tópicos e chega. Estarei eu + Mariana Alves + Luzia Amélia +Marcelo Evelin como provocadores dessas conversas.
Entrada franca.

++ infos no eflyer abaixo e textão:


Um momento importante para dialogar, reconhecer os desafios, entender possibilidades e valorizar as potencialidades da Dança no desenvolvimento humano, cultural e econômico. Como parte das comemorações do dia que chama atenção para a Dança, serão realizados três encontros no decorrer das manhãs dos dias 28 e 29 de abril (quinta e sexta-feira), no auditório do SENAC localizado na av. Campos Sales.
No dia 28/04 serão dois momentos. O primeiro encontro ativa pontos sobre “O Produtor Cultural e seu Movimento na Dança”, ao levantar questões para um reconhecimento e potencialização deste lugar de mediação entre o artista e a comunidade (público, instituições, patrocinadores, parceiros, etc). A produção é uma prática específica que no Brasil é comumente acumulada com a prática do fazer artístico -- partamos dessa realidade para trocar informações e experiências, contribuindo para um amadurecimento das nossas ações e, especialmente, para uma elaboração a médio prazo do mercado local da dança e para a dança (..).
O segundo momento será mediado pela bailarina, professora e gestora de espaço de ensino em dança Mariana Alves, com o questionamento “Profissão: Professor de Dança”. Aqui propomos uma reflexão acerca das expectativas, desafios, inseguranças e necessidades inerentes ao exercício profissional no Ensino da dança atualmente, fomentando outras questões tanto pela ótica de quem inicia nesta área, quanto para quem promove espaços de formação para a dança. O objetivo é abrir um diálogo que servirá como base para o Seminário sobre a Formação em Dança no Piauí (...)
No dia 29/04 a manhã será integralmente dedicada ao debulhar junto uma conversa sobre “O Fazer Artístico da Dança Aqui, Agora”, onde serão levantados e analisados coletivamente aspectos do atual contexto Dança em Teresina-Piauí, (...) Este encontro será duplamente provocado pelos bailarinos, coreógrafos, pesquisadores e gestores em dança Luzia Amélia e Marcelo Evelin (...) 
Entidades que estão contribuindo para esta iniciativa: Com.Dança – Comunicação e articulação em dança  Campo | gestão e criação em arte contemporânea  Centro de Dança Mariana Alves  Fundação Cultural Monsenhor Chaves/PMT  Sesc PI] (na linha do tempo Regina Veloso 25 de abril próximo a Teresina, PI





Nenhum comentário:

Postar um comentário