quinta-feira, 19 de maio de 2016

Nelson por Nelson


em Luciano Brandão
por maneco nascimento

O Grupo de Teatro “Procópio Ferreira” estreou nova proposta de teatro brasileiro de expressão piauiense. Montagem de tradição reinventada e rupturas equilibradas ao ritmo dinâmico do teatro vivo, que por aqui ganha fôlego de juventude, ciência e lúdico concentrados.

Uma pérola do corolário nelsonrodrigueano, “Anjo Negro”, de 1946, salta de seus setenta anos de boa vida desempenhada e revigora-se em arte teatral viva, pulsante quente. 

E, neste contextuado de pouco + da primeira quinzena do século 21, pelas mãos de Luciano Brandão e elenco afiado, a montagem se alinha na sagaz compreensão de Nelson Rodrigues, com toda propriedade de mergulho na aura do nosso “Flor de Obsessão”.

“Anjo Negro” abriu estreia, na última terça feira, 17 de maio, no Theatro 4 de Setembro, dentro do Projeto Terças da Casa – Terça Teatro. Após a estreia, no Terça Teatro, a peça ainda  deveria seguir temporada a + um dia, 18 de maio, sempre para o horário das 20 horas. 

Mas, a reabertura do Boca da Noite, versão 2016, acabou adiando a segunda apresentação da peça. Reagendada a nova data, quem não viu, fique na mutuca.


A direção de Luciano Brandão concorre para afinar a dramaturgia pragmática e direta de Nelson Rodrigues. Densidade e leveza equilibradas, na matemática lúdica de paixões, amores e traições, crimes e pecados, sentimentos perversos e perversões degustadas, definem o tabuleiro dos jogos dramáticos, desenhados na linha divisória do xadrez emblemático e na realidade licenciada aos trágicos destinos da mítica “Anjo Negro”.

A dramaturgia de palco, maturada por Brandão, é inteligente, síntese de dramaticidade limpa, e consegue fazer-se compreender claramente, sem recorrer a estereótipos, Nelson odiaria, e abre outras margens a gestos, posturas, fisicalidade econômica e empertigada das personagens que vociferam silêncios e silenciam exasperos, na feliz escolha de melhor contagotar o obsessivo amor de perdição em Rodrigues.
 
 (amores e traições nelsonrodriguenos/fotos: GT"Procópio Ferreira")

O cenário de portas vazadas e dinâmicas que revelam e escondem, simultaneamente, os dois lados da vida como ela é em “Anjo Negro”, é perspicaz. A engenharia de mover as passagens de fugas, portais a ambientes distintos e transparentes, tem o pulsar da vida das personagens que estão dentro e fora da história mostrada e vivem à expiação das intimidades, enquanto a recepção as espia e se estarrece a cada regurgito nelsonrodrigueano.

Ainda cenário, na completude dramática, duas camas. A do casal e da traição e a do estupro, esta pendida do teto feito troféu da memória do macho alfa sobre sua presa valiosa. Duas cadeiras de encosto alto ambientam a sala; um cabide de pé colonial estilizado que recebe as vestes do médico negro e uma mesinha (criado mudo) da alcova do casal). 

Completam a cenografia as personagens que se mimetizam com o ambiente deslocável e aplicável às feições de pequenas tragédias degustadas. Os figurinos estão à medida de composição das psicologias e sombras e luzes das personagens e imergidos no jogo dramático de cores, tecido, segunda pele arqueada às efígies do(a)s narrrado(a)s da esfinge nelsonrodrigueanas. 

A música casa com sala, quarto e cozinha enlameados do universo obsessivo do pai do teatro moderno brasileiro. E a luz vai se afinizando para claros e escuros que escondem e revelam as verdadeiras faces de “Anjo Negro”.


Um elenco redondo, Kaio Rodrigues (Ismael) densamente tranqüilo e econômico. Como era bom o meu perverso favorito. Lanna Borges (Virgínia) se lança ao precipício numa ousada investida entre a falsa doce e a pervertida santa. Lavra suas falas com muito calor, de exercício confirmado, e charme de fatal trágica.


Clerys Derys (a Tia de Virgínia) amplia experiência de mergulhos em Nelson e nos apresenta uma erecta e fria senhora dos segredos de afogados e outras perfídias. Andeja pela cena, feito harpia devorando o fígado quente da presa dominada. Gestos detalhados e inflexões seguras de quem ouve o reverbero do monólogo interior.

Ronyere Ferreira (Elias, o irmão branco e cego de Ismael) é de uma delicadeza atualizada de bem compreender a personagem. Doce e suave na compleição da ingenuidade cheia de visões românticas. Desliza falas com muita competência de viver a personagem e debulhar verdades no ofício do fingimento. É doce ver o cego desfiar tanta ternura e muita fidelidade a Rodrigues.  

Gleiciane Silva (Ana Maria, a filha branca e cega do triângulo das traições, Elias/Ismael/Virgínia) uma presença viva das adolescentes constantes em obra de Nelson. A perversa inocente, ou a criança alçada à maturidade na força de intempéries da catarse instalada. Gera o segundo Anjo da trama, com muita eficiência. Cegos, os dois anjos, (Elias e Ana Maria) enviesam as veredas de perdição em amores sem redenção nelsonrodrigueanos.

Angélica Araújo (a empregada Hortência) um misto de esperteza e atabalhoado, de dosar falas que exercem natureza de humor mórbido e sutil, e alfinetar a presa e extorquir silêncios dos segredos xeretados. É a quebra, o refresco e refrigério na tensão dramática instalada. Faz bem seu tempo de ser e estar em Nelson.
 
“Anjo Negro”, pela ótica de Luciano Brandão, atualiza o universo de Nelson, mantendo fidelidade de moderno e instigante que há em Rodrigues e inteligencia o contingente de linguagem e linguística apuradas à melhor feição de teatro vivo e detalhado na ciência arrazoada na sensibilidade e estética cênicas.

Parabéns ao Luciano e ao GT“Procópio Ferreira”. Há algo de novo no ar e a palcos da cidade. Um anjo de cena. 
Um “Anjo Negro” em pleno voo de livre arbítrio teatral.

fotos/imagem: (acervo GTPF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário