terça-feira, 17 de maio de 2016

Terça Nelson

Terça Teatro
por maneco nascimento

Hoje é dia de estreia!

Dia de Nelson Rodrigues. Dia da "Flor de Obsessão". Anjos e enigmas revelados e paixões, obsessões, perversões e perversidades decifradas, até que a plateia seja devorada, sem rodeios, pela arte e obra poderosa nelsonrodrigueana,

O Projeto Terças da Casa - Terça Teatro apresenta "Anjo Negro", dias 17 e 18 de maio, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro. O texto, de Nelson Rodrigues, foi escrito em 1946. A direção para essa nova releitura é de Luciano Brandão, e a montagem é do Grupo de Teatro "Procópio Ferreira".

A estreia do espetáculo, com Entrada Franca, reúne um elenco às personagens nelsonrodrigueanas. Kaio Rodrigues (o médico negro Ismael), Lanna Borges (a esposa branca, Vírgínia), Clerys Derys (a Tia vingativa), Ronyere Ferreira (o irmão branco e cego de Ismael), Angélica Araújo (a empregada Hortência) e Gleiciane Silva (a filha branca e cega de Ismael, Ana Maria),  e faz parte do projeto da Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira", mantida pelo Governo do Estado/Secult, que já montou pelos menos quatro outras peças de Nelson.
 
(Kaio Rodrigues é Ismael e Lanna Borges, sua mulher, Virgínia)

"Anjo Negro" faz parte do eixo das peças míticas escritas por Rodrigues e inspira narrativa trágica à reflexão acerca de perversão, perversidade, amor e ódio conformado dentro de uma família "comum" das vidas criadas pelo autor alcunhado de "Flor de Obsessão".
 
(o irmão branco de Ismael é vivido por Ronyere Ferreira e Gleiciane Silva é Ana Maria)

Da literatura dramática nelsonrodrigueana, escrita no ano de 1946, "Anjo Negro" tem o tempo narrativo dramático ao longo de apenas um dia. A narrativa é aprofundada no drama de cunho que envolve cor e raça, conflito racial, o sexo, traição, infanticídio e perversões tão bem naturais e peculiares o universo de Nelson Rodrigues.  A peça chegou  a ser censurada, no período da estreia, mas foi liberada. Como todo texto de Rodrigues também recebeu críticas positivas e negativas, mas como todo Nelson fez muito sucesso e causou espécie.
 
(Clerys Derys[a tia de Virgínia] e Angélica Araújo[ empregada Hortência])

A montagem de Luciano Brandão e Grupo de Teatro "Procópio Ferreira" reatualiza na maneira de ver e compor, mantendo fidelidade ao Nelson sempre atual e pai do teatro moderno brasileiro. Num círculo de jogo de domínio e poder e troca de sobrevivência, a dramaturgia de cena proposta por Luciano Brandão e GTPF se apropria do autor e obra, com cuidado e técnica de encenar teatro distanciado, enquanto aquece a aura e temperatura trágica e cênica nelsonrodrigueana.

A Terça Teatro, uma das vertentes do Terças da Casa, recebe o GTPF, Nelson Rodrigues e "Anjo Negro"  para abrir a temporada do ano de 2016 das encenações convidadas pelo Projeto e reitera atividades dramáticas que circulam na cidade. As outras variações do Terça da Casa incluem a Terça Dança, versão aos diálogos e falas do corpo, e a Terça Três em Um (três artistas de gerações diferentes reunidas no mesmo palco).

"Anjo Negro" promete revirar estômagos e a plateia nas cadeiras, mas especialmente a zona confortável da recepção que vier  ver a estreia do espetáculo. Um soco no estômago e uma pílula de reflexão acerca do lado perverso e plantado no jardim da "Flor de Obsessão" que possa existir dentro de cada um(a) do público presente.


Serviço:
Terças da Casa - Terça Teatro
estreia de "Anjo Negro"
dias 17 e 18 de maio
às 20h
Theatro 4 de Setembro
Classificação: 14 anos
Entrada Franca.
Informações: 086 3222 7100/98817 2201

fotos/imagem: (acervo GT "Procópio Ferreira")

Nenhum comentário:

Postar um comentário