quinta-feira, 5 de maio de 2016

O Brasil de Gomes

na canção
por maneco nascimento

Gomes Brasil uma das mais poderosas vozes negras piauienses estará no Projeto Seis & Meia, do dia de 10 de maio de 2016, e fará a abertura da noite em recepção a Luiz Melodia. O show dos Pérolas Negras acontece no Theatro 4 de Setembro, a partir das 18h30. 


O Projeto Seis & Meia reúne um artista nacional e um local, convidados, para interagirem estéticas musicais, em que o encontro gere um dueto. Está em negociação, entre a coordenação do Seis & Meia e a produção de Luiz Melodia, a possibilidade de que este e Gomes Brasil cantem juntos a canção "Fadas". Durante o show de Melodia haverá ainda a presença de Renato Piau, outro compositor e cantor piauiense e parceiro de Luiz na canção "Me beija".
Os ingressos podem ser adquiridos, ao preço de R$ 25,00 (a meia entrada) e R$ 50,00 (a inteira), na bilheteria do Theatro 4 de Setembro e na Toccata. Numa realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí – Secult, o Projeto Seis & Meia reativa  a projeção da canção brasileira, no circuito de grandes nomes da MPB em interação com um artista do meio musical local.
O artista da vez é o piauiense Gomes Brasil, nascido em Teresina, no bairro Monte Castelo, zona sul da cidade. Gomes Brasil iniciou sua vida artística ainda na adolescência. Aos 15 anos de idade, já participava de Bandas e Festivais, com composições próprias, fazendo parte de vários grupos afros e de Reggae, Hip Hop/Rap e Blues.
Em 2005, criou a banda Okolofé e continuou carreira acesa, mantendo apresentações em algumas cidades do Ceará e do Brasil. Desde então tem se destacado, vertiginosamente, no cenário musical local e nacional. Teve participação com a Tribo de Jah e dividiu o palco com grandes nomes do reggae mundial como: Owen Gray e Alpha Blond.
Em 2007 esteve em cadeia nacional, no programa “Central da Periferia”, ancorado pela atriz e comunicadora Regina Cazé. Na ocasião, se apresentou com o grupo de rap Costa a Costa. Gomes Brasil foi convidado, em outro bom momento da carreira, para participar da Banda de Reggae "The Gladiators", grupo reconhecido mundialmente.
Através de uma comitiva de rastafaris, formada na França, foi indicado como terceiro melhor cantor de reggae do mundo, na atualidade. Participou do cd Tripalium, projeto do advogado, escritor e compositor Dalton Rosado, de Fortaleza - CE.
São mais de 25 anos de carreira, em que Gomes Brasil já participou de grupos, como a Banda de reggae “Rebel Lion”. Conseguiu, então no primeiro festival que participou, nessa parceria, ganhar o Prêmio de Melhor Intérprete. Suas interpretações de músicas jamaicanas são tocadas na França, onde criou laços de afinidade musical e estilo de interpretar as canções de origem sócio politicas e étnicas. 
Foi em Fortaleza, que Gomes Brasil conheceu a "Rebel Lion", uma das Bandas com maior tempo de atividade no cenário musical cearense, responsável pela introdução do reggae no Estado. Com a Banda, Gomes afiou profissão e afinou sua arte de bem cantar.
Diz o artista que, ao morar por cerca de 10 anos, no Ceará, esteve numa das maiores ‘faculdades’ de reggae do Brasil que é a "Rebel Lion". Aprendeu muito com o Grupo musical.
Com alma de 'reggaeiro' na caracterização, no estilo e na música, Brasil revela o melhor de sua carreira artística com demonstrações no palco, ao liberar o vozeirão.
Boca afinada, em sorriso e melodias, despeja sempre muita arte qualificada. Canta reggae e todo o pop e mais da canção brasileira de todas as estações. Em canto e ritmos, a alma de cantor a toda essência.
Hoje, Gomes Brasil toca a vida artística, em parceria com a Banda Regaplanta, fundada pelos irmãos Moisés, Pedro e Luis Fernando Barros. A Banda compõe músicas, em português e inglês, ativadas às mensagens de amor, autoconhecimento e consciência da natureza, com fins de despertar todo o mundo.
Gomes Brasil e Regaplanta têm demonstrado afinada parceria e talento qualificados, na fusão do reggae, hip hop, rap e blues, quebram fronteiras e transmitem leveza e transcendência aos espíritos que apreciem som e luz, melodias e ritmos.
Essa voz e esse som em ébano - diamante negro - canção dividirá brilho no Projeto Seis & Meia com a joia - "Pérola Negra" - Luiz Melodia.
Esse Seis & Meia acontece só dia 10 de maio de 2016 e tudo começa às 18h30, no Theatro 4 de Setembro. Quem for atento e forte e dedicar tempo à sensibilidade musical não pode perder esse encontro de Gomes Brasil e Luiz Melodia. São jóias raras da canção brasileira para todas as estações.

Serviço:
telefones (Gomes Brasil): 3223 0764 /98109 3927
fotos/imagem: (Ivanildo Vina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário