quarta-feira, 23 de julho de 2014

Teatro em Salgado Maranhão

Sol Sanguíneo


O monólogo Sol Sanguíneo abre temporada, nesse início de agosto, dias 01 e 02, no Teatro do Boi, às 19 horas. 

Da obra homônima de Salgado Maranhão, o espetáculo recebe extensão à cena, através do ator Vitorino Rodrigues e da direção e dramaturgia de palco, de Maneco Nascimento.
 
(Vitorino Rodrigues é a voz do poeta/fotos acervo VR Produções)

O espetáculo também está com apresentação confirmada no 4º Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência - UPAC, que acontecerá de 01 e 07 de setembro no Hotel  SPA da Loucura, com endereço no Instituto Municipal de Atenção à Saúde “Nise da Silveira”, na cidade do Rio de Janeiro.
 
Para a temporada, em Teresina, as apresentações de Sol Sanguíneo, no palco do Teatro do Boi, devem viabilizar custos de produção à viagem ao Rio de Janeiro. O ingresso custará R$20,00, a inteira e R$10,00, a meia.
 
Sol Sanguíneo detém referência nas artes cênicas do estado e soma prêmios e indicações em festivais locais e nacionais. Entre os Prêmios, Melhor Cenário e Melhor Iluminação e as indicações Melhor Figurino e Melhor Sonoplastia, no Festival de Monólogo de Laranjeira (Sergipe).
 
Recebeu as indicações aos Prêmios de Melhor Ator, Melhor Sonoplastia e Melhor Figurino, no XX Concurso de Monólogos Atriz “Ana Maria Rêgo” e Prêmio de Melhor Direção a Maneco Nascimento e indicações de Melhor Ator e Melhor Espetáculo, no 3º. Festival Nacional de Teatro de Floriano Categoria Monólogos.
 
Sol Sanguíneo ainda recebeu indicações ao Troféu Os Melhores do Teatro Piauiense – Ano 2013, nas categorias de Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Espetáculo e Melhor Figurino.
 
Outras participações do espetáculo ocorreram no Festival de Teatro de Curitiba – Mostra Fringe, ano 2012 e na 7ª. Feira do Livro de São Luís, do Maranhão, ano 2013.
 
A montagem se apropria de poemas do livro Sol Sanguíneo, do escritor maranhense Salgado Maranhão. A construção dramatúrgica toma a delicada geografia linguística do poeta e abre esforço à tradução de suas linhas que erguem o poema e falas poéticas, do homem natural e suas memórias afetivas, políticas e sociais.
 
Numa atuação concentrada e marcada pela emoção,   Vitorino Rodrigues envereda pelas imagens e sensações da palavra feita carne, barro, luz, água, fogo, as formas, signos, siglas e cor da poesia de Salgado Maranhão.  
 
Salgado Maranhão assim define sua recepção ao espetáculo,
"Um excelente ator e uma direção competente, iluminam minhas palavras”
“Meu caro Vitorino, vê meus poemas interpretados, por você, com tanta competência, tanta intimidade com o que está escrito, causou-me uma gostosa sensação de estranhamento: foi como se os poemas não me pertencessem mais. Parabéns, o resultado ficou lindo e impactante. Meus agradecimentos a você e, também, ao diretor, que soube produzir uma ambientação simples, que não esconde as palavras. Grande abraço, Salgado Maranhão.


Serviço:
Sol Sanguíneo
No Teatro do Boi
Dias 01 e 02 de Agosto de 2014
Às 19 horas
No Teatro do Boi


Nenhum comentário:

Postar um comentário