sexta-feira, 11 de julho de 2014

Luc & Jun's

Atos Comunicantes
por maneco nascimento
Quando se juntam um bom diretor e ator de teatro e outro bom ator, o que vai dar? Boa coisa é o que dará no jogo da cena. É nessa perspectiva que Teresina, Piauí, receberá + uma estreia em agosto.
O dramaturgo de cena Luciano Brandão, de Teresina, e Júnior Marks, de Timon, no Maranhão, uniram as forças dramáticas, encurtaram as distâncias entre os dois municípios vizinhos e quebraram a quarta, quinta, sexta e sétima paredes invisíveis e marcam cena para palcos nossos de cada dia.
Luciano Brandão que começou escola na Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira", onde atualmente coordena, ministra aulas e pratica montagens escolásticas, também tem passagem pelas inciativas teatrais Grupo Amantes Delirantes de Teatro, Asmodeus de Teatro, Teatro da Tribo e Grupo Harém de Teatro. 
 (Luc Brandão, ator e diretor de teatro/image face Luciano Brandão)

Reúne no repertório profissional atuações em "Sonho de Uma Noite de Verão" (Procópio Ferreira); "O Assassinato do Anão do Caralho Grande", "A Casa de Bernarda Alba" (Harém de Teatro), A Saga Corpúsculo (Tribo de Teatro), entre outras boas participações como ator. 

Na condução de dramaturgia de cena, conta facilitação em montagens de "A Mulher sem Pecado", "Dorotéia", "Os Sete Gatinhos", "Perdoa-me por me traíres". Em seu amor de obsessão, por Nelson Rodrigues, empreendeu ótimos resultados na Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira" e a história continua sendo contada.
(Luc Brandão, prática de oficina na "Procópio Ferreira"/image face Luciano Brandão)
Júnior Marks, residente em Timon, município maranhense, mantém relação intrínseca com o movimento e artistas de teatro amador do Piauí, enquanto desempenha com colegas da cena maranhense a permanência e o exercício continuo do teatro timonense. No Grupo Proposta de Teatro, de Timon, divide cena com o piauiense Vitorino Rodrigues, e há anos brilham com a peça "Um Brasileiro no Céu", texto de Carlos B. Filho e direção de Roger Ribeiro.
(J. Marks em "Um Brasileiro no Céu"/image face Júnior Marks)
Outro sucesso que registra em seu repertório de ator é "17 Minutos Antes de Você", montagem da Truá Cia. de Teatro. Numa criação coletiva, dirigida por Heraldo Maia e co-Direção de Elielson Pacheco, Marks mantém dobradinha com Vitorino Rodrigues, em que constroem um casal de velhinhos na incomunicabilidade da solidão e cotidianos cúmplices. Responsável ainda pela Paixão de Cristo de Timon e pela coordenação do Grupo Humanitas de Teatro, em que atua e dirige espetáculos.
(os velhinhos[Vitorino] e [Júnior] de "17 Minutos..."/image face Júnior Marks)
Esses dois atores-diretores agora batem, de frente, com o teatro conspirador em direção ao centro do olho do furacão, feito o universo da cena. E, assim, assaz, assumem prato para nova degustação, antropofagia de recepção à antropofagia da atuação planejada.

Em amor ao teatro, assim e assado, ou "O Amor é Assim ou Assado?", é proposta irrecusável, é truá pra ninguém deixar de ver, é humanitas pra que te quero, agrupa amantes delirantes, deuses asmodeus pisando solo sacrossanto, rituais em volta do fogo das tribos e hareniando ofícios e ofertas teatrais para Procópios, Ferreiras e Brandões em estigmas de big bang...
Então que se faça o teatro! Luciano Brandão melhor explica de que trata essa nova empreitada que atende pelo signo e vozes de "Quando o Amor é Assim e não Assado".
(arte divulgação da nova peça do Humanitas de Teatro)

"QUANDO O AMOR É ASSIM E NÃO ASSADO 
O Grupo Humanitas de Teatro estreia dia 05 de agosto às 20h00 no Theatro 4 de setembro o seu mais novo espetáculo. Trata-se do Monólogo “Quando o amor é assim e não assado” que será encenado pelo ator Júnior Marks, dirigido por Luciano Brandão e produzido pela Caju Comunicação. A peça comemora os 15 anos de carreira de Júnior, que dirige a companhia desde sua fundação em 2000. Conta, ainda, com poesias de Cairo Brunno, músicas de Patrícia Mellodi, cenário de Wallancy Nunes e figurino de Bid Lima.
Marks é timonense radicado e honorário e atua na militância da Cultura do estado do Maranhão e do Piauí. Coleciona em sua carreira de 15 anos dedicados aos tablados piauienses e maranhenses grandes personagens que modificaram o cenário cultural da região. “Quando o amor é assim e não assado” dá o pontapé inicial para que todos nós possamos pensar sobre o que é ser amado e o que é amar.
Nesse espetáculo, Neto (Júnior Marks) conta suas aventuras como se estivesse trancado dentro do quarto com o melhor amigo num domingo pela manhã, ouvindo música enquanto espera o almoço ficar pronto. E o melhor de tudo é que eu, você, todos nós podemos ser esse melhor amigo e confidente. Neto quer compartilhar sua coragem e sua busca pelo verdadeiro amor com você. Ele está lançando o convite para isso. Vai ficar de fora?
FICHA TÉCNICA:
TEXTO - Júnior Marks
DIREÇÃO - Luciano Brandão
CENARIO - Wallancy Nunes
SONOPLASTIA - Luciano Brandão
ILUMINAÇÃO - Wallancy Nunes
FIGURINO - Bid Lima
POEMAS - Cairo Brunno
MÚSICA "MÚLTIPLO AMOR" - Patrícia Mellodi
PRODUÇÃO EXECUTIVA - Caju Comunicação
PRODUÇÃO SOCIAL - VR Produções
REALIZAÇÃO - Humanitas - Grupo de Teatro"

2 comentários:

  1. Oi, Maneco que maravilha o blog muito me alegro de acompnhar pelas leituras a movimentacao cultural do Piaui.

    ResponderExcluir
  2. obrigado. sempre um prazer. só para manter a memória cultural local viva e sob registro aos olh\res curiosos dos escafandristas chicobuarquianos

    ResponderExcluir