sexta-feira, 11 de julho de 2014

Cinema e memória

História de casa
por maneco nascimento

O ator de teatro Dan Martins promoverá uma "avant première" do filme documentário "Buriti Grande [de João à 5a. Geração]" em que faz sua estreia como diretor de cinema.

O filme será lançado em Teresina, nesta terça feira, 15 de julho de 2014, às 19 horas,  na Casa da Cultura de Teresina, Rui Barbosa , 348 - Praça Saraiva, centro.
Apresentado pelo Grupo de Teatro Buriti, em parceria com o Núcleo Proposta de Cinema e ISA Audiovisual, a exibição do filme reunirá convidados, imprensa, elenco, técnicos envolvidos, amigos e amantes do cinema.
O documentário foi produzido pelo Grupo de Teatro Buriti, Núcleo Proposta de Cinema e JSA Audiovisual, retrata os primórdios do povoado Buriti Grande, Dom Expedito Lopes – Piauí  e tem base de argumento e roteiro no trabalho de pesquisa de Célia Maria, Dilermando Ferreira, e Valto Martins e também em depoimentos de moradores.
A trama, relatada pela senhora Gracinha Conrado, mistura ficção com a realidade. Nessa perspectiva, realiza uma imersão na memória, história e tempos orais dos dias e horas do cotidiano da construção social do povoado, plantado em terras de matas ciliares e, com natureza recheada de buritizais, que deram margem ao nome, Buriti Grande.
Tudo tem início por volta do século XIX, meados dos anos 1800 a 1810, não se sabe ao certo. O fato é que com a independência do Brasil os portugueses foram obrigados a deixar nosso país. 

Porém nem todos retornaram a Portugal. A exemplo, o destemido João Manoel Ferreira Lopes que se refugiou na localidade Jacús, município de Oeiras (Piauí). Anos depois, João Manoel, acompanhado por Victor de Barros, na campana de seu rebanho, descobriu, explorou e fundou o povoado Buriti Grande.
Atualmente, o povoado Buriti Grande é lugar aconchegante, tranquilo, pacato, de vida simples e pessoas hospitaleiras. Privilegiado pela natureza em sua bela paisagem e cercado por morros exuberantes. Esconde histórias incríveis, de pessoas bem sucedidas na construtiva identidade local. 

Está situado na BR-316, há 275 km de Teresina e cortado pela PI-242 que dá acesso às cidades de Santa Cruz do Piauí e Wall Ferraz. Distante 8 km da sede do município possui o status de maior comunidade, com cerca de 1.200 habitantes.

"BURITI GRANDE [de João à 5a. Geração]", o filme,  traduz no material captado enredos e narrativas contidas nas memórias sociais locais. Um apanhado de belas e expressivas imagens, em que documenta cuidado fotográfico e captação técnica determinantes, a bom estilo, da revisitação histórica  e aproxima-se do olhar contemporâneo em linguagem paratextual.
O elenco reúne atores de Teresina e Timon e atores sociais de Buriti Grande. O argumento, roteiro e direção da fita é de Dan Martins, natural do povoado Buriti Grande.
Entre os artistas que compõem o projeto estão, Roger Ribeiro, Vitorino Rodrigues, Júnior Marks, Adriana Campelo, Lorena Campelo, Ana Carvalho, Lari Sales, Miguel Roger Ribeiro, Antônio do Carlo, Maneco Nascimento, David Rangel e Dan Martins. 
Dan Martins, como um dos filhos ilustres do Buriti Grande, é o idealizador  do projeto de cinema e irá presentear sua comunidade, no resgate de sua origem e preservação da memória contada. 
O filme documentário também será, especialmente, exibido para toda a comunidade de Buriti Grande, dentro da programação da II MOSTRA BURITI DE TEATRO que acontecerá dias 24, 25 e 26 de julho de 2014. 

Todos os olhares se voltarão à identificação das identidades e falas, representadas na telona que flagrou a história de Buriti Grande, Dom Expedito Lopes - Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário