terça-feira, 29 de julho de 2014

O exercício da Cigarra

O canto a Baco
por maneco nascimento

"(...) realizamos opções claras, excluímos aquilo que não nos servia como referencial, fortalecemos intencionalidades, evidenciadas nos nossos projetos 'FOGO', 'Exercício Sobre Medeia', 'Ciclo de Leituras Dramáticas' e nessa iniciativa mais recente o 'Suplemento Cultural Cigarra' (...)" (CIGARRA. Ano I/Número Zero/Julho de 2014/Edição Especial)

A Casa da Cultura de Teresina recebeu, na noite do dia 26 de julho de 2014, a partir das 19 horas, as comemorações de um Ano do Projeto Ciclo de Leituras Dramáticas. O Projeto, idealizado e posto em prática pelo Piauhy Estúdio das Artes, realizou o que, nas palavras do coordenador do Coletivo, Adriano Abreu, seria um evento para reunir artistas, especialmente das cenas, amigos e aqueles atraídos pela arte do palco.

Na programação, a Exposição Fotográfica "Piauhy Estúdio das Artes: Teatro, Literatura e Educação a Serviço da Vida"; Lançamento da Edição No. Zero do Suplemento Cultural CIGARRA em comemoração ao 1o. Ano do Ciclo de Leituras Dramáticas; 10a. Edição do Ciclo de Leituras Dramáticas em Homenagem aos 450 Anos de Nascimento do Dramaturgo William Shakespeare (4 cenas de 4 comédias); Show Lítero Musical com Rubinho Figueiredo e Coquetel aos Convidados.

(Débora Radassi apresentou o evento/image face Well BM)

O Varandão da Casa da Cultura de Teresina abrigou a Exposição que reuniu registros fotográficos de Vagner Santos, Vítor Sampaio, Zé Orlando Júnior, Adriano Abreu, Ana Cândida Carvalho, Moaaby Macedo e Silmara Silva.

(público atento ao exercício de Leituras e Exposição ao fundo/image face Well BM)

Os registros, "Projeto FOGO", Direção e Dramaturgia de Adriano Abreu; Leituras Dramáticas: 1a. Edição, "O Casamento Suspeitoso" (Ariano Suassuna), fotos de Vítor Sampaio; 2a. Edição, "A Cantora Careca" (Eugene Ionesco), fotos V. Sampaio; 3a. Edição, "Nas Pegadas do Meu Bumba" (Aci Campelo), fotos V. Sampaio; 4a. Edição, (Especial para Crianças) "A Incrível Viagem da Família Aço" (Lú Gatelli), fotos V. Sampaio; 5a. Edição, "Abajú Lilás" (Plínio Marcos), fotos Adriano Abreu; 6a. Edição, "Woyzeck" (George Buchner), fotos Moaaby Macedo; 7a. Edição, "O Pescador e o Rio" (Gomes Campos), fotos Wagner Santos; 8a. Edição, "Agridoce" (Zen Sales), fotos V. Sampaio e Projeto "Exercício Sobre Medeia", Direção e Dramaturgia de Adriano Abreu.
(Adriano Abreu, idealizador do Projeto/image face Well BM)

Adriano Abreu ao agradecer a presença do público, que acorreu ao evento, lembrou que a 9a. Edição do Ciclo de Leituras ocorreu durante o 12o. Salão do Livro do Piauí - SALIPI, em que o autor homenageado foi Augusto dos Anjos, com texto apresentado (especial poesia) em Récita Augusto dos Anjos.

 (contraplano do elenco do Ciclo de Leituras Dramáticas/image face Well BM)

Para a 10a. Edição do Ciclo de  Leituras, que compôs assento físico e acento de licença dramática no Varandão da CCT e aceno da plateia organizada àquele espaço, a homenagem a um dos, senão o maior dramaturgo da literatura universal, W. Shakespeare. 4 Cenas de 4 Comédias fizeram-se voz e inflexões das personagens shakespeareanas. "Muito Barulho por Nada", "A Comédia dos Erros", "A Megera Domada" e "Sonho de Uma Noite de Verão".

(plateia concentrada nas Leituras/image face Well BM)

Os 450 anos de nascimento do dramaturgo inglês receberam concentrada homenagem e fervor estético artístico no peso cênico e arte do ator e amor declarado por Carlos Aguiar, Luã Jansen, Silmara Silva, Eristóteles Pegado (convidado), Érica Smith, Well BM, David Santos e Adriano Abreu. Um louvor à obra festejada mundo afora e leituras dramáticas pontuais do Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense.

(Eristóteles, Luã, Adriano, Érica e Silmara)

Noite altamente cultural. O primeiro aniversário do Projeto Ciclo de Leituras Dramáticas repercutiu arte elementada no exercício do exercício e na boa prática da cena insistida. Como diz Adriano, o Coletivo é de "(...) uma arte geradora de paz, crítica e transformadora. Quem seremos amanhã? Viajantes na eterna Carruagem de Fogo que é o teatro (...)".

(noite concorrida à arte e cultura teatral/image face Well BM)

O Piauhy Estúdio das Artes revigora seu próprio teatro e doa sua experiência a quem interessar. E há quem se interesse, visto que o Coletivo realiza uma ótima ação teatral. Aquece a cena local e é fogo que, também em Fogo e outras variações a temas pesquisados, amplia saber artístico e registra memória e história no teatro local.
(Parabéns a você, Ciclo de Leituras Dramáticas!/image face Well BM)

Parabéns Ciclo de Leituras Dramáticas, filho do sol e equador que lampeja no lado de cá, por quem dobram sinos à canção da cigarra em loas a Baco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário