terça-feira, 4 de setembro de 2012

Bravo! 4 de Setembro.

 Bravo! 4 de Setembro.
por maneco nascimento

Em 1889, + precisamente no dia 4 de setembro daquele ano, em fins do século 19, uma grupo de senhoras da sociedade teresinense reuniu-se e partiu em marcha batida rumo ao Palácio do governo. Iam exigir do governador da Província a construção de um Teatro que abrigasse os grandes espetáculos, as grandes companhias que viessem em visita ao Piauí.

Estavam cansadas de espetáculos de prestidigitadores e espaços com pouca, ou quase nenhuma comodidade, fosse para receber artistas, fosse para acomodação do público da sociedade da época. 
Recepcionadas pelo chefe do executivo, o senhor Theophilo dos Santos, tiveram a promessa da construção de um novo Teatro para a capital. 

O Teatro 4 de Setembro está localizado na cidade brasileira de Teresina, Piauí. Conserva uma fachada com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. Está localizado na praça Pedro II, no Centro da capital e é o principal palco para as artes cênicas no Estado.” (www.wikipedia.com.br/acesso: 04.09.2012, às 16h03)

O Theatro 4 de Setembro, como o conhecemos hoje, sofreu algumas modificações, ou para acompanhar seu tempo, ou para criar melhores condições de recepcionar os artistas que ali se apresentam. 
 
(fachada do Theatro/imagem colhida de www.showseventosdeteresina.com.br/pontos culturais)

As gerações, já do século 20, a contar a partir das décadas de 1930 e, + precisamente, de 1950 em diante, quando se tem uma certa continuidade da práxis teatral na cidade, são quem melhor nos deram régua e compasso ao produto cultural das cênicas que hoje viceja.

A idéia de construção do teatro foi de um grupo de senhoras e da Primeira Dama do estado, que ansiavam por uma casa de espetáculos confortável e moderna para nova capital. O então Presidente da província do Piauí, o Dr. Theophílo dos Santos, iniciou a obra em dia 4 de setembro de 1889. A escolha do local foi a então Praça Aquidabã, hoje Praça Pedro II, pelas seguintes condições: terreno em bom nível topográfico, localização privilegiada.” (Idem)

Belíssimo
 prédio, de engenharia inteligente com várias saídas de fuga e caixa cênica bastante ampla, é considerado, enquanto espaço físico, uma das melhores Casas de espetáculos brasileiras. 

Recebeu grandes espetáculos, grandes artistas, divas e damas da música e do teatro nacional. Do movimento local também foi tábua e caçamba às artes iniciáticas. Daquele tablado centenário, boas memórias de montagens e respostas de público.

A planta do teatro foi projetada pelo engenheiro civil Alfredo Modrak, e a colocação da pedra fundamental no dia 21 de setembro de 1889, com a Proclamação da República do Brasil, as obras não tiveram continuidade em virtude dos acontecimentos políticos do país. Dia 21 de abril de 1894, foi inaugurado o teatro, em concorrida solenidade e aberto a visitação pública, apesar de ainda não possuir cenários, camarins, mobiliário e decoração.” (Idem)

No coração do centro da cidade, de frente para uma grande praça e vizinho do burburinho do centro comercial e tendo, ao lado esquerdo, como parceiro de atividades culturais doutros tempos, o Cine REX, o 4 de Setembro é um luxo dessa cidade que não tem + fim que a demova da pecha de quente e calorosa em recepção e hospedagem dos que por aqui circulam.

O Theatro 4 de Setembro, para confirmar saltos ao futuro, sofreu como qualquer patrimônio arquitetônico edificado diversas reformas. Nalgumas foi perdendo certa identidade de nascedouro. Como atesta a historiadora Claudete Dias, na reforma da década de 1970 o prédio perdeu as balaustradas originais, mas não foi descaracterizado de todo. 

Das intervenções sofridas, cada uma teve seu papel de necessidade à sobrevivência da própria Casa.

Em 1952, passou por reforma, sendo preparado para sediar as comemorações do primeiro Centenário de Teresina. De 1973 a 1975, sofre uma grande reforma e ampliação que paralisam todas as atividades. Ressurgiu como um teatro moderno, ampliado e equipado com as inovações técnicas da época.” (Idem)

Depois da reforma que o modernizou, no governo do engenheiro Alberto Tavares Silva, só veio ganhar um novo investimento, na década de 1990, quando uma grande restauração o incorporou ao Corredor Cultural Complexo Clube dos Diários, Theatro 4 de Setembro, Praça Pedro II e Central de Artesanato “Mestre Dezinho”. Todo o sítio arquitetônico desse entorno ganhou uma nova vida aos olhos da cidade.
 
(fachada do Theatro/imagem colhida de www.showseventosdeteresina.com.br/pontos culturais)

Em 1994, o Teatro 4 de Setembro, passa a ser tombado pelo Governo do Estado. A partir de então, tornou-se possível a criação e execução do Projeto de Restauração da Praça Pedro II, culminando com uma reforma e revitalização completa do edifício nos anos de 1994 a 1996, através de recursos federais. E efetivar a integração do Teatro ao prédio do Club dos Diários e Cine Rex. Passando assim, o Teatro, a ser novamente o centro das manifestações culturais da cidade.” (Idem)

Hoje o Theatro 4 de Setembro mantém o desempenho, a todo vapor do século 21, sobre o que melhor sabe fazer em cumprimento ao anseio das senhoras da sociedade do século 19. Receber artistas e facilitar que públicos do diverso da curiosidade e interesse preencham a plateia de uma das Casas de Baco, entre que estão plantadas em Teresina.

Palmas pra que te quero, a cidade orgulha-se e comemora esses bens vividos 118 anos do 4 de Setembro. Bravo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário