segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brasil + Especial


 Brasil + Especial 
por maneco nascimento

Muito mais pela eficiência, menos pela deficiência.

21 ouro, 14 prata e 8 bronze. Sétimo lugar no ranking final, desbancando o velho mundo alemão. São essas coisas que, se descontextualizadas, parecem geografia de mundo econômico, contabilidade de quem confere seu espólio, ou relíquias de fortuna acumulada. Mas, em se tratando de resultados de jogos Paraolímpicos, sabe-se logo que o Brasil é +. Especial porque supera qualquer mundo animal a cada dia.

É muito especial e não só pelos resultados competitivos numa Paraolimpíada. Mas pelo esforço concentrado. É muito + pelo rompimento de barreiras, pela ampliação das relações sociais de envolvimento necessário e legal de portadores de necessidades especiais, pela portabilidade conquistada a fogo de agressiva busca e acessibilidade cidadã garantida por mudanças sócioeducativas, talvez melhor espelhado no resto do mundo, com políticas culturais + avançadas. 

O Brasil é ouro! Também e, + expressivamente, nas ParaOlimpíadas de Londres. Daniel Dias, nadador, traz consigo o status de maior atleta do Brasil. Seis ouros, seis provas individuais.
(nadador Daniel Dias: 6 vezes ouro/foto: getty images, colhida de olimpiadas.uol.com.br)

Outras ótimas investidas vieram na corrida, na bocha, Seleção Brasileira de Futebol de Cinco (tricampeã Paraolímpica), arremesso de dardo, natação, judô, et all. Brasileiros que se autosuperaram e brilharam como qualquer atleta em competição bastante disputada.

Os primeiros Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíadas) foram realizados em 1960 em Roma. Da mesma forma que o Parapan é a versão dos Jogos Pan-Americanos para atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais, os Jogos Paraolímpicos é a versão dos Jogos Pan-Americanos para atletas com essas deficiências.” (www.quadrodemedalhas.com/acesso: 10.09.2012, às 10h56)

Entre os grandes competidores nacionais estão Shirlene Coelho, ouro em arremesso de dardo, Classe F37/38. Quebrou o próprio recorde mundial, 37.86 pontos. Foi aureada em compensação à prata, com sabor de ouro, conquistada em Pequim 2008. 

Ainda festejados na galeria de representantes desse país, detentor de deficiências bem + sérias que a sobrevivência digna de portadores de necessidades especiais, estão Dirceu Pinto (bocha - 1 ouro BC4); Maciel Souza Santos (bocha - 1 ouro BC2); Eliseu dos Santos(bocha – 1 prata BC4); Lucas Prado (corrida – 1 prata Classe T11); Felipe Gomes (corrida – 1 bronze Classe T11). (www.pop.com.br/acesso: 10.09.2012, às 11h)

Outras medalhas conquistadas vieram de André Brasil (natação – 3 ouros, 2 pratas, em cinco provas individuais); Seleção Brasileira de Futebol de Cinco que venceu a França por 2X0, com gols de Bill e Jefinho, levou o ouro. Sagrou-se tricampeã Paraolímpica. (www.pop.com.br/acesso: 10.09.2012, às 11h)

Alan Fonteles, velocista, 1 ouro 200m Classe T44 (amputados) abrilhantou seu tempo de atleta, bem como Tito Sena, na Maratona Classe T46, 1 ouro com tempo de 2h30m49s. Show de pernas e tecnologias. 
 
(maratonista Tito Sena é ouro/foto: Reuters, colhida de esportes.terra.com.br)


A deficiente visual Terezinha Guilhermina foi 1 ouro nos 100m T11, seguida de perto pelas colegas brasileiras Jerusa Santos, 1 prata e Jhúlia Karol, 1 bronze. Jonathan dos Santos, 1 bronze, no lançamento de disco F40; Jovane Silva Guissone, 1 ouro, no esgrima de cadeira de rodas; Yohansson Nascimento, 1 prata, 400m rasos T46; Odair Santos, 1 prata, 1500m T11 e Michele Ferreira, 1 bronze, no judô. Esses heróis nacionais, entre as estrelas do Comitê Paraolímpico Brasileiro

A história dos Jogos Paraolímpicos, a Paraolimpíada, é atribuída ao neurologista Sir Ludwig “Poppa” Guttmann, considerado o pai dos Jogos Paraolímpicos. Guttmann é natural da Alemanha, nasceu na cidade de Toszek (atual espaço geográfico da Polônia), fugiu da perseguição aos judeus, rumo à Inglaterra, em 1944. Quatro anos depois iniciou competições com veteranos da II Guerra Mundial que tinham lesões na medula. (www.quadrodemedalhas.com/acesso: 10.09.2012, às 10h56)

O sucesso da competição local abriu margem a uma competição mundial, nos mesmos moldes das Olimpíadas. A primeira versão dos Jogos Paraolímpicos foi realizada em Roma, no ano de 1960. Em 1976 ocorreram os Jogos Paraolímpicos de Inverno, em Örnsköldsvik, na Suécia. (www.quadrodemedalhas.com/acesso: 10.09.2012, às 10h56)

Os primeiros Jogos Olímpicos, que inspiraram na era moderna a competição Paraolímpica,eram realizados de quatro em quatro anos há mais de 2.700 anos, na Grécia antiga. Os jogos caracterizavam uma celebração de tributo aos deuses. O imperador Teodósio I encerrou com os jogos entre os anos 393 e 394, como forma de interromper todas as referências pagãs da antiguidade. (www.quadrodemedalhas.com/acesso: 10.09.2012, 15h25)

Essas competições populares e da paz entre nações, na Era Moderna, foram realizadas15 vezes na Europa, 5 vezes na América do Norte ou Central, 2 vezes na Ásia e 2 na Oceania. (www.quadrodemedalhas.com/acesso: 10.09.2012, 15h25). O Brasil, país do samba, futebol e gente hospitaleira será sede dos próximos Jogos, em 2016, dois anos depois da próxima Copa do Mundo, também em terras brasis.

Nos Jogos Paraolímpicos de Verão de Londres 2012 (Jogos da XIV Paraolimpíada),realizados em Londres, Inglaterra, Reino Unido, entre 29 de agosto a 9 de setembro de 2012,os agentes brasileiros foram especialmente brilhantes. O Brasil deteve a ótima estatística paraolímpica de  21 medalhas de ouro, - 14 medalhas de prata e - 8 medalhas de bronze, perfazendo um total de – 43 medalhas. 

Um Brasilzão muito especial que conquista lugar ao sol, com garra e determinação consentida. Salve a força de superação nacional, em país de tantos revezes! É desse Brasil que nos orgulhamos e que podemos repetir, é + Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário