terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Folia reflexiva

Folia reflexiva
por maneco nascimento


Carnaval é para folia, extravasar as emoções e relaxar os dias de stress, mas também é para refletir sentimentos e abrir alas para a crítica social e abordagem de temas que estão no calcanhar da foliã, pelo menos é o que acha o bloco femininoNós Tudinha”. E dia 09 de fevereiro, às 19 horas, no Espaço Cultural “Osório Jr.” e Bar do Clube dos Diários, a agremiação estará lançando a campanha do carnaval 2012.
(bloco carnavalesco "Nós Tudinha"/divulgação)


O bloco desenvolve temas que evoluem na passarela do samba com abordagens para olhar político social, comportamento, humor, irreverência e de denúncia sempre direcionados a questão da mulher. Nesse ano ao entrar na avenida Mal. Castelo Branco, domingo, dia 19 de fevereiro, será para apresentar a temática Violência contra a mulher, a dor que a justiça não sente. Chega de impunidade

Nós Tudinhajá abordou, em anos anteriores, a situação da mulher em temas como “Maria sem vergonha (2007), Mulher com muito prazer (2008), Vida sim, Violência Não: as violetas vão passar! (2009) e Mulheres no poder (2011). Em 2012, tratar do assunto violência contra a mulher se configura para refletir sobre o número de mulheres assassinadas, cujos assassinos continuam impunes.

Numa irreverência feminil contagiada de alegria, beleza, sensibilidade e humor refinado oNós Tudinhase apropria da força e postura política da mulher para instigar a reflexão acerca das relações de gênero na sociedade piauiense.

O bloco se apresenta como a primeira agremiação carnavalesca de mulheres de todas as raças, credos, idade, classe social, orientação sexual e, acima de tudo, comprometidas com as transformações sociais de seu tempo e do futuro.
(bloco carnavalesco "Nós Tudinha"/divulgação)

Para a coordenadora do bloco, Patrícia Amália, tratar da violência e impunidade, como proposta temática para o carnaval de blocos desse ano, seriamostrar e denunciar a situação de opressão, discriminação e demais mazelas que atingem direta e indiretamente a condição feminina na sociedade”, aponta.

Nesse dia 9 de fevereiro, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural “Osório Jr.” e Bar do Clube dos Diários, a noite será pequena para tantas e grandes mulheres que compõem o movimento sociocultural manifestado para políticas sociais e acento artístico e de expressão coletiva também a sinais festivos e momescos.

Nós Tudinhavai passar nessa avenida em samba, corpo e alma de ação popular quando o carnaval chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário