quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cuidado!


Cuidado!
por maneco nascimento

No último sábado, dia 28 de janeiro de 2012, a sorte ou descuido dela, a marca do destino para quem nele crê, ou um relaxamento das relações de prestação de serviço podem apresentar-se com “responsáveis” por acidente envolvendo elenco de musical e público presente àquela noite

Em matéria de Leo Pinheiro, do Rio de Janeiro, a manchete “'Danielle Winits e Thiago Fragoso sofrem acidente durante apresentação do musical ‘Xanadu’” e continua no destaque'Cabo de aço se rompeu se rompeu e atores caíram sobre assentos vazios do Teatro Casagrande, no Leblon. Atriz sofreu corte na boca e ator teve suspeita de fratura`” (veja.abril.com.br/noticia/celebridades/danielle-winits-e-thiago-fragoso-sofrem... 29/01/2012 – 10:29·/acesso 01/02/2012, às 12h35m)

 (winits e fragoso em "xanadu"/arquivo ego./globo.com)

As notícias vão ganhando, naturalmente, forma e adicionais de informações melhor apuradas com a sequência da investigação jornalística. “´Ele quicou em cima da minha mãe’, diz filho de vítima de acidente em ‘Xanadu’” e no sublide “' Marina Silva Beckman de 73 anos está internada no CTI`". A matéria de Monique Arruda, do EGO, Rio, aponta novos dados a partir de entrevista com o filho de dona Marina, Luiz Roberto da Silva Beckman

(winits e fragoso em "xanadu"/arquivo ego./globo.com)

Tiago e Danielle caíram bem forte em cima de minha mãe. Ele caiu nela e quicou, indo parar na cadeira da frente. A queda foi muito forte e minha mãe gritou muito de dor, mas o teatro agiu corretamente e ninguém mexeu nela (...) Ela foi com duas amigas, uma machucou o joelho e com a outra não aconteceu nada. O pessoal da produção e do teatro estão presentes e dando bastante apoio para a nossa família (...) Minha mãe tem 73 anos e cuida do meu pai, que tem 83. Agora os dois vão precisar de cuidados especiais’”, registra Luiz em entrevista à matéria. (publicada há 2 dias atualizada há 2 dias/ globo.com/ego./notícias/acesso 01 fev 12h)

As Casas de espetáculos sempre tiveram e terão vida rica de fantasia, lúdico, ousadia e reinvenção da arte de reinventar-se que há no espírito humano. O eixo Rio/São Paulo tem dado mostra que os musicais são um grande filão de exploração e sucesso garantido. A Broadway que o diga. O Brasil também descobriu seu veio de montar aqui assinaturas que deram certo lá fora. E, claro, exige na novidade tecnologia e uma parafernália que o espetáculo biz exige. O show é espetacular e fantástico aos olhos do público.

Qualquer descuido com a parafernália técnica envolvida, em grandes espetáculos dessa monta, pode acabar em desastre. Com essa montagem, dirigida por Miguel Falabella, parece que alguém descuidou-se, "´Xanadu´: empresa de equipamento não tem registro do Crea (...) Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio diz que ainda que teatro não tem técnico responsável pela parte elétrica e mecânica.´” (do EGO, no Rio/publicada há 2 dias atualizada há 2 dias/ego./globo.com/acesso 01/02/2012, às 12h04m)

Após vistoria no Teatro Oi Casagrande, no último dia 30, segunda feira, o Crea-RJ teria constatado duas falhas técnicas, possíveis responsáveis por acidente que vitimou artistas e público

Segundo a vistoria do Conselho, a empresa Set Cavalheiro FX, contratada para a instalação de equipamento que manteria suspenso o casal de atores durante a atração, não tem cadastro na entidade, nem engenheiro responsável. A segunda falha envolve responsabilidade do Teatro, que não dispõe de um técnico para a parte elétrica e mecânica, o que naturalmente acarretaria riscos de acidente. (do EGO, no Rio/publicada há 2 dias atualizada há 2 dias/ego./globo.com/acesso 01/02/2012, às 12h04m)
(imagem de vôo de winits e fragoso: "xanadu"/arquivo ego./globo.com)

A vida de artista não é, como possa parecer, cheia de “glamour” e desprovida de cuidados e ou relaxamento com a própria segurança. Produções artísticas envolvem muita gente e funções específicas. Ator e diretor estão para o palco e à cena, assim como assuntos técnicos e de maquinaria estão para técnicos e engenheiros, sejam cênicos ou elétricomecânicos.

As Casas de espetáculos devem ter, a priori, quadro técnico que abrace desde o profissional de maquinaria, eletricidade entre outras funções básicas dos bastidores da eficiência dos trabalhos técnico/cênicos. Essas falhas de profissionais habilitados à área fim seriam o calcanhar de Aquiles, para não perder o fio grego, à sobrevivência saudável de qualquer Teatro.

Em Teresina, dispõe-se nessa altura, do Theatro 4 de Setembro (estadual), Teatro Municipal João Paulo II(municipal), Teatro da Assembleia (privativo da ALP),  e mais recentemente a cidade ganhou o Cine Teatro da UFPI (federal).

O Teatro do Boi (municipal) está em fase de finalização de obras para ser entregue à comunidade do bairro Matadouro, zona norte da capital. Seguramente, crê-se na nova Casa sem qualquer problema que pudesse ameaçar a vida de freqüentadores.

Como estaria o cuidado com a manutenção dessas Casas de espetáculos de Teresina, em relação a hidráulica, elétrica, maquinaria e reposição de material indispensável à vida útil e segurança de profissionais e público que por ali circulam?

O grave acidente, sob o ponto de vista da negligência técnica, que envolveu atores nacionais deve servir de alerta aos detentores de decisões acerca de olhar + cuidadoso com a vigilância e pragmática ação de manutenção dos Teatros locais. Decisões de políticas públicas também devem recair sobre a cultura e, + eficazmente, preservar patrimônio material e público oficial

Acidentes como o ocorrido com Danielle Winits e Thiago Fragoso não servem de qualquer referência positiva. Cuidar da cultura é priorizar também cuidado com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário