quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pauta Musical

Pauta Musical
por maneco nascimento

Teresina anoiteceu cultural e amanheceu musical. Na noite do dia 04 de julho de 2011, a partir das 20 horas, no Palácio da Cultura, foi aberta a temporada de tons e sons distribuídos ao sabor de quem melhor aprendeu a tocar um instrumento. Naquela noite de abertura do 1º. Festival de Música Instrumental de Teresina – FEMITE, a Orquestra Sinfônica de Teresina variou com muita técnica depurada e amaciou ouvidos livres com seu repertório revificador das ricas melodias da pauta universal.


                                                                (OST/acervo: fmc)

Quando dia 5 chegou, a manhã aguardava ansiosa as oficinas de Trombone(Rafael Rocha); Trompete(Moisés Alves); Violoncelo(Alceu Reis); Violino(Tomaz Soares); Viola(Gabriel Marin); Acordeon(Adelson Viana); Bateria(Márcio Bahia); Guitarra(Michel Leme); Baixo(Guto Wirtti); Piano(Luizão Paiva); Violão(Daniel Santiago) e Saxofone(Ademir Junior) que pipocaram nos espaços culturais Palácio da Música, EMAP – Escola de Música Adalgisa Paiva e Escola de Música de Teresina.

À noite, desse segundo dia de evento, o Theatro 4 de Setembro acolheu, às 20 horas, concerto de Thiago Cabral, o vencedor da categoria instrumental do 17º. Chapadão, ano 2011. Sem perder o calor das teclas já muito bem aquecidas, o público deleitou-se, em seguida, às 21horas, com um showzaço do piano de Luizão Paiva e Quinteto. O 4 de Setembro, reaberto naquela manhã, pode à noite, reverberar música, música, música e preencher os vácuos de quase dois anos em que a Casa de espetáculos esteve fechada.

Ainda, no 5 de julho, o Saideira Session, no Tambo Mambo, a partir das 22 horas, Colombo e o Grupo Manga de Fiapo disseram; eu te amo Teresina e sou porque som é da natureza de nós traveiz.

Quem achava que o FEMITE começou com um pé direito de grande escala, musical, ainda estava por esperar a noite de 6 de julho. Já, às 20 horas, era a vez da prata preciosa, ph 10, da casa. Coordenado por André Sousa e regida por Luciano Santos, a Orquestra de Violões, vide Projeto Violão nas escolas, foi um assomo de beleza genuinamente teresinense.

O projeto Violão nas escolas, que abraça a rede municipal de ensino, realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, um sopro, ou melhor, um dedilhado com refinamento de aprendizes de feiticeiros, a mágica música dos violões deslizando de Bizet a Baden Power numa leve juventude que pela brisa encanta.

Para quem nunca tinha ouvido violões orquestrados, pasmou, mas de felicidade. No encalço da Orquestra de Violões veio, às 20 horas, um Concerto com Daniel Santiago e seu violão sem medo de expandir as boas notas que melodias choram, enquanto pedem passagem à franca festa instrumental. Nada que dedilhar e virtuoses primais não nos ganhem por inteiro.
                                                         (Daniel Santiago/foto: acervo fmc)

Agora, quando as 21 horas chegaram, o jazz com suas mais ricas, radicais e premeditadas improvisações não deixaram pra + ninguém.reclamar. O show foi Michel Leme e sua guitarra de linguística alegre e repleta de matizes para sons de toda aldeia; Márcio Bahia, em mágica e econômica performance da bateria, ouro dispersado em doses do + sensível domínio de um instrumento e Guto Wirtti, nas cordas do baixo de tradição e ruptura musicais incrementado.

                                   (Michel Leme, Márcio Bahia e Guto Wirtti/foto: acervo da fmc)

Pede o registro, sem o calor da primeira impressão, de uma noite para memoráveis delícias, com um exemplo de uma maior banda da terra em seus individuais talentos, ao conceito musical reinventado.

No apoio luxuoso do Trio, Michel, M. Bahia e Wirtti, deram sua graça pontual Rafael Rocha, no trombone, Moisés Alves, no trompete e Ademir Júnior, no saxofone. Para essa trinca de metais, Michel carinhosamente chamou de "Trio metaleira". Ainda, na palhinha, Daniel Santiago, também disse que o Brasil é todo musical.
Lá, no Saideira Session, Júlio Medeiros e seu “Som D’Arquitetura, fechou a noite do dia 6 de julho, desse 2011, com toda sorte de nossas notas musicadas.

(Ademir Júnior - sax/Moisés Alves - trompete/Guto Wirtti - baixo/Daniel Santiago - violão/fotos: acervo fmc)

Para música, músicos virtuosos e suas sonoras manifestações chanceladas, na pauta musical, o FEMITE está com causa ganha e o laboratório cultural que o inventou deve estar rindo pelas paredes, pois Teresina há ainda de respirar muito + música até dia 10 de julho e seus pulmões oxigenarão muito mais melodias às fronteiras ampliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário