quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cultura planejada

Cultura planejada
por maneco nascimento


Corre a todo vapor, desde o dia 16 e vai até 23 de julho de 2011 a 7ª. Semana Cultural “Torquato Neto”, realizada no município de Monsenhor Gil e promovida pela prefeitura daquela cidade. Um evento que já tem uma durabilidade de sete anos seguidos, não pode estar na contramão da cultura planejada.

Monsenhor Gil tem uma característica natural de fomentação à cultura. Já realizou encontros tantos, entre festivais culturais e de teatro, que reuniram um bom número de praticantes da arte e cultura que se merece para a salvação das relações socioculturais e antropológicas.

Dessa nova ordem de boas intenções culturais monsenhorgilenses, como alcunhou o mestre de cerimônias na noite do dia 20 de julho de 2011, o Parque da Festividade da 7ª. Semana Cultural “Torquato Neto” está bombando. O show de Dandinha e, em seguida, o de Nayra Lima, dia 20, a prova de como o bom é saber investir em arte e interagir bem com a comunidade em que se representa.

Para a ornamentação do Parque da Festividade que recebe artistas e público, um cuidado e rigor em transformar a praça artística em tema de quermerse, com sabor de fruta madura e sentimentos interioranos das memórias preservadas.

Na porta de entrada do Parque uma casa de taipa e cobertura de palha. Na sala de reboco, “bilera” com potes, guardanapo sobre as bocas, “côco” e, naturalmente copos. Uma trempe com panela de barro, um rádio Semp de pilha Rayovac, uma máquina de costuras e as fotografias na parede, retratos de vaqueiros. Memórias do sertanejo contempladas.

No centro da praça, o mastro que aos olhos do público recebe as bandeirolas e estrelas e que explica o céu da quermerse, é pilar de sustentação alegre da chuva de poesia em cores caídas sobre as cabeças, cobrindo a todos de felicidade incluída. As barracas de comidas típicas fecham a arena aos festejos.

A barraca de degustação é show. Para cada dia, um produto nascido da terra é manufaturado e oferecido como degustação ao público visitante. No dia 20, a exposição foi de grãos e a degustação, de mingau do milho, pipocas, entre outros petiscos naturais. Um bom convite a quem gosta de apreciar sabores da terra.

A 7ª. Semana Cultural “Torquato Neto” que, na cidade, tem como uma das apaixonadas defensoras do evento a embaixadora cultural, Laurenice França, não perde tempo nas esperas, está na vanguarda de realização e assomo de envolvimento do município e munícipes integrados.

Ainda movimentarão aquele evento o Grupo Baião Balandê, Grupo Valor de PI, DJ Ronaldo Formiga, Forró Xamegar, a Cia. Águas de Monsenhor Gil, coordenada pela coreógrafa Shirlyane Alves, o humorista Dirceu Andrade, Banda Acesso, Banda os Radicais, Banda Rekebrarte e Meu Xodó, de Pernambuco. Até os últimos dias da paupéria festejada, sábado 23 de julho, muita vida terá percorrido aquela terra cultural.

Parabéns à administração de Zé Noronha que na sensibilidade política reverbera olhar de investimento na cultura, na arte e no encontro da família da cidade em festa.

Que venham + tantas outras Semanas Culturais. A cidade de Monsenhor Gil receberá muito bem e a sociedade estará mais apropriada da própria identidade. Assim caminha a boa humanidade de cultura planejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário