quinta-feira, 3 de março de 2016

Cena de Rua

Teatro de "Maria Cutia"
por maneco nascimento

"Como a Gente Gosta" é o cartão de apresentação dramática da Cia. de Teatro de Rua de Minas Gerais "Maria Cutia" que está em Teresina.

Espetáculo de Rua, o "Como a Gente Gosta", se apresenta nesta sexta feira, 04 de março, às 19 horas, na Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número).

Também, em Teresina, a "Maria Cutia" ministra a Oficina: Do Quintal à Sala de Aula, nesta quinta feira, 03 de março, na Casa da Cultua de Teresina (Sala de Balé), no horário das 18h30 às 22h30. 

As Inscrições Gratuitas preencherão as vagas para 25 pessoas e podem ser feitas na própria Casa da Cultura. Mais informações no telefone 3215 7849.

A Cia de Teatro de Rua de Minas Gerais "Maria Cutia" está realizando, entre os dias 03 e 11 de março, uma segunda etapa da turnê "Do Xingu ao Parnaíba", O Projeto de circulação prevê apresentações gratuitas da comédia musical “Como a Gente Gosta”, que percorrerá, no Piauí, as cidades de Teresina, Altos, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Luis Correia. 

O Coletivo de teatro já cumpriu estrada por mais de 130 cidades e passou em 17 estados brasileiros. É a primeira vez que chega nas cidades próximas ao Rio Parnaíba, com espetáculo da companhia. “Como a Gente Gosta”, tem enredo livremente inspirado na obra “Como Gostais”, de William Shakespeare.

A peça dramatiza a história de Rosalinda, mocinha exilada da Corte, que tem que se travestir de homem para se livrar dos perigos da floresta de Arden. Ao encontrar com seu enamorado, Orlando, decide ela testar a verdade do amor do jovem mancebo. 

Na trama, 4 atores representam 9 personagens. Um quiproquó de amores enleados pela flecha do cupido. A obra dramática convida o público a pensar sobre o amor, as loucuras dos apaixonados e as distinções entre os universos masculino e feminino.

O enredo encampa linguagem de comédia-musical, em que o amor e suas infinitas facetas promovem encontros, desencontros, comédia dos erros e joguetes filosóficos sobre o universo humano. 

Desde 2006, que o "Maria Cutia" vem marcando apresentações de seus espetáculos, de repertório, em praças e parques nacionais. Nestes ano, a trupe visitou, com suas montagens, para mais de 100 cidades mineiras. 

Em 2012, uma turnê percorreu a Amazônia, em 5 capitais do Norte do país. Já em 2014 circulou pelas capitais nordestinas do Rio Grande do Norte, Parnaíba e Sergipe. No Piauí, é a primeira vez da Cia. Quebra o selo das fronteiras piauienses . 

A turnê internacional ocorreu em 2011, viagem em que foram encenados os espetáculos pela África de Língua Portuguesa. Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique estiveram no mapa das interações artísticas, estéticas e linguísticas da Cia. "Maria Cutia".

A turnê "Do Xingu ao Parnaíba" recebeu o Prêmio Funarte de Circulação "Miriam Muniz" de Teatro, de 2014 e, nas cidades por onde passa, as apresentações são realizadas com o apoio das prefeituras municipais de cada praça.

Serviço:
- em Teresina -
Oficina: Do Quintal à Sala de Aula 
Dia 03(quinta feira) de março
na Casa de Cultura de Teresina - (Sala de Balé) 
de 18h30 às 22h30
Inscrições gratuitas na CCT
25 vagas.

Apresentação do espetáculo: "Como a Gente Gosta
Dia 04(sexta feira) de março
na Praça Pedro II
às 19 horas

- em Altos
espetáculo: “Como a Gente Gosta
Dia 05(sábado) de março
na Praça da Matriz 
às 20h30

- em Buriti dos Lopes -
espetáculo: “Como a  Gente Gosta
Dia 07(segunda feira) de março
na Praça da Igreja Matriz
às 19h30

- em Parnaíba -
espetáculo: "Como a Gente Gosta
Dia 08(terça feira) de março
no Porto das Barcas (Área coberta)
às 19 horas

- em Luis Correia
espetáculo: “Como a Gente Gosta
Dia 11(sexta feira) de março
na Praça da Igreja Matriz;
às 20 horas

fotos/imagem: (divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário