sexta-feira, 18 de março de 2016

Arte e poética

licenças de poesia e gravuras dialogadas

A poeta Marleide Lins de Albuquerque e a artista visual Yolanda Carvalho lançam livro de arte e poética, em Brasilia/DF. “Lirismo antropofágico e outras iscas minimalista” será agenda na Biblioteca do Senado, dia 30 de março, às 18h. O lançamento do Projeto poético da Avant Garde Edições acontece, a partir de convite do Gabinete da Senadora Regina Sousa, que acredita na força da arte e cultura piauienses, cruzando fronteiras.
Duas linguagens artísticas se entrecruzam entre versos e imagens xilogravuradas e reúnem Marleide Lins e Yolanda Carvalho, numa parceria de licença poética para lirismos e minimalismos e antropofagias e iscas das letras em poesias e xilogravados artísticos.
O livro “Lirismo antropofágico e outras iscas minimalistas” é composto por pequenos poemas de estética literária minimalista. Um conciso lírico harmonizado com a antiga técnica da gravura, muito popular na região nordeste, os xilos de tradição plástica e imagético estético e memorial da arte cunhada da madeira à tinta e da tinta à impressão no papel.
A obra é uma edição de arte, por si só, como resultado de parcerias estéticas reunidas, de encadernação especial, que propõe a difusão das duas expressões artísticas dialogadas, numa simbiose expressivo plástica. 
Além das ilustrações que permeiam toda a obra, como encarte, há ainda uma xilogravura de Yolanda Carvalho que complementa o projeto gráfico, enriquecendo-a sobremaneira. E, para quem sempre encontra razão de sensibilidade, “A poesia de Marleide Lins se insere como uma das grandes vozes no panorama da poesia contemporânea brasileira”, declara o escritor Chico Castro. 
Nessa dobradinha de projeções literárias, com Yolanda Carvalho, Lins se reinventa enquanto poeta e editora e amplia dialogismo e interações estéticas, no casamento às xilogravuras assinadas pela artista visual e mais nova parceira.
Marleide Lins já lançou obras em Portugal, Itália e na Irlanda, com tradução para o francês, italiano e inglês, em parceria com instituições estrangeiras. Para a professora, escritora e pesquisadora de literatura e gênero, Olivia Candeia, “Marleide Lins tem linguagem poética concisa produzindo imagens e tecendo, visualmente, seus poemas”, atesta.
A artista plástica, que assina as gravuras, Yolanda Carvalho, um dos expoentes da xilo piauiense, confessa que a arte da gravura a fascina em todas as suas nuances, "o negro brilhante da fonte, agravação das matrizes, o toque e o perfume suave do cedro e o misterioso resultado da impressão no papel", revela apaixonada. E é do corpo e dos sentidos que se faz a magia das imagens tão recorrentes em meu trabalho cunhado, com paciência, cuidado e amor aos resultados sempre ricos e expressivos.
Marleide Lins defende que a poesia, em si, é a própria vida em movimento e as iscas poéticas são quasares iluminados que se revelam em palavras e alimentam almas que têm sede e fome. Essas emoções de arte e vida reiteradas pelas artistas reunidas, aparecem, de forma bela, na obra "Lirismo antropofágico e outras iscas minimalistas"
Serviço:
Lançamento do livro de arte e poética "Lirismo antropofágico e outras iscas minimalista", de Marleide Lins de Albuquerque e Yolanda Carvalho.
dia: 30 de março
às 18 horas
na Biblioteca do Senado Federal
Brasília/DF
Projeto Avant Garde Edições (Marleide Lins)

fotos/imagem: (divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário