terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Hoje tem Espetáculo

Cena na 3a. Idade
A Terça Cênica, ou “Eu, Você e o Teatro da Minha Vida” realiza mais uma edição de arte e cultura festejada no Espaço Cultural “Osório Jr.”/Bar do Clube dos Diários, nesta terça feira, 18, às 20 horas. A peça da vez será “17 Minutos Antes de Você”, com Vitorino Rodrigues e Júnior Marks, direção de Heraldo Maia e co-direção de Elielson Pacheco, numa produção da Truá Cia. de Teatro.
A montagem realiza um encontro poético com a terceira idade, em dramaturgia contemporânea que se instala com bastante humor e sensibilidade de compor o cotidiano de um casal de velhinhos. O diário de vida da mulher se regula pelo encontro e desencontros na comunicação com o marido, enquanto esta vive a expectativa de assistir a novela de rádio diária. Por outro lado, o marido se ensimesma e interage com a mulher na busca de seu remédio, para pressão arterial, que perdeu em algum lugar da casa.
(o velhinho de Júnior Marks e seus "cachés"/fotos divulgação)
Entre achar o remédio e sanar o temor de não encontrá-lo e a disputa de conversa com a mulher que só tem ouvidos para a novela do rádio, a narrativa vai orientando os ruídos da comunicação entre os velhinhos e a vidinha simples que a idade impõe a quem divide mais que a vivência de marido e mulher, mas também todos os entraves e felicidade que se somam no dia a dia de qualquer casal que vai acumulando idade e convivência variável entre a quietude e os arroubos naturais da terceira idade.
(a vida vista através do rádio/Vitorino Rodrigues/fotos divulgação)
Um casal de velhinhos, simpáticos, ranzinzas, despejam seus silêncios e esperas, em desenho dramático para humor e licenças poéticas. O rádio enguiça e o remédio da pressão não está na caixa. O “caché” desapareceu e o tempo de oito em oito horas, para tomar o remédio, estará comprometido.
A linguagem e os corpos que falam intensificam interpretação minimalista e tecem uma atmosfera que remetem o público ao tempo dos avós, de familiares comuns e as simplicidades domésticas dos mais idosos. A sonoplastia, operada por Giselle Morais, marca meticulosamente o tempo que não passa.
Vitorino Rodrigues (a velhinha) e Júnior Marks (o marido) têm uma química impecável, quando o
assunto é trocar memórias afetivas que marcam identidade de qualquer um da plateia, já que todo mundo tem, ou teve, em casa a convivência muito peculiar com um parente idoso.

(solidão e morte social em 17 minutos.../fotos divulgação)
O Projeto “Eu, Você e o Teatro da Minha Vida”, que acontece sempre às terças feiras, se dá para espaço de cena alternativo e sem cobrança de entrada. Ao final do espetáculo é passado o chapéu para que o público contribua com o trabalho do artista.
O Espaço Cultural “Osório Jr.”/Bar do Clube dos Diários está de portas abertas para, nesta Terça Cênica, receber “17 Minutos Antes de Você”, da Truá Cia. de Teatro. A apresentação, às 20 horas. Entrada Franca. Informações: (86) 8822 6146/9402 5949/9717 3647, falar com Vitorino Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário