quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Hoje é dia de Ágase

A canção autoral se lança no Osório Jr.
Nesta quarta feira, 19, o Espaço Cultural Osório Jr./Bar do Clube dos Diários recebe a Banda Ágase, às 19 horas, para mais uma edição do Projeto Quanto Vale o Show?,  que tem preenchido as noites de quarta feira, no cento da cidade, nestes dias de verão.
A Ágase surgiu em dezembro de 2011 e reúne experimentação de colegas de escola e amigos que resolveram reunir um som e uma identidade cultural de MPB. Os componentes, de uma faixa etária de 17 a 18 anos, têm em comum também a mesma área de residência. Naturais da região norte da cidade (Água Mineral, Nova Brasília, Matadouro e Parque Alvorada) e com formação musical auto didata, cada um chegou a um norte de tocar um instrumento e desenhar a música que pesa em seu coração e tino da canção.
 O Grupo é composto por Wanderson dos Anjos, bateria, carron e outros efeitos percussivos; Carla Sabrina, teclado eletrônico, violão base, guitarra base e vocal; Marcos Sousa, violão, guitarra solo e composição; Florêncio Almeida, violão, composição e vocal; Francisco Almeida, baixo.
Cada um foi buscando sua fonte de pesquisa e exercício musical, com passagem por escola formal, aulas com amigos, programas de computador, livros, pegando de ouvido. A música para todos se afinou no desejo de tocar uma canção e compor as próprias experiências a partir de suas curiosidades e vontade de ação musical.
A Banda desempenha música autoral e alimenta-se também de cover, como complemento de repertório. As referências musicais partem de Legião Urbana, Engenheiros do Hawaí, Cazuza, Capital Inicial, Elis Regina e Chico Buarque para as influências das letras autorais que a Banda já ensaia com segurança de aprendiz de feiticeiro.
Marcos Sousa, um dos compositores da Ágase diz que sua experiência pessoal foi de duas semanas na Escola de Música de Teresina e que, no início, só tocava rock, pegava do computador. Em seguida passou a tocar acústico para desenvolver o ouvido. “Depois entrei na MPB, Bossa Nova e abandonei um pouco o rock”, conta. Trouxe a influência do rock para sua repaginada de música que passou a instrumentalizar. Compõe com abertura para Rock e Bossa Nova e deixa que a Banda “escolha em que estilo tocar”, conclui.
Já tocou em eventos escolares, aniversários e outras cerimônias, na Potycabana e, quando pesa para shows mais acústicos, a performance da Banda se estabelece e se adapta ao espaço apenas com violão, carron e vocal. Tem, em seu repertório de profissão, uma outra variação de Banda, outra formação musical para o hard core, a HDoisÓ. E compondo para Velho coração difícil, a juventude do Grupo se impõe. Mas a grande sacada é mesmo tocar rocks ligados em Bossa Nova e MPB.
No repertório autoral, cifram as canções como, O tempo não espera; Eu já me decidi por você; Algum tempo, Cicatriz pelo corpo; Onde está você felicidade; Todos vazios e amigos; Não tanto faz; Tarde demais; Sem nada; Último trajeto; Flores no deserto; Chuva. A pretensão da Ágase é, como todo Grupo, também lançar discos e dividir sua canção com mais gente.
O Quanto Vale o Show?, desta quarta feira, 19, no Osório Jr./Bar do Clube dos Diários, promete muita novidade e invenção da juventude. A partir das 19 horas, rocks e bossas na partitura da música popular brasileira vão fazer a festa, enquanto o Boca da Noite não vem. A Entrada é Franca. Informações: (86) 9932 0938/8817 6305)

Nenhum comentário:

Postar um comentário