domingo, 20 de maio de 2012

Cultura e tradição


Cultura e tradição
por maneco nascimento

A Escola de Capoeira (Mestre Bob) formou a primeira turma de dançantes da prática, durante evento da I Formatura da Escola de Capoeira, no dia 19 de maio de 2012, a partir da 17 horas, no palco do Teatro Municipal João Paulo II

Na data de liturgia, houve entrega de cordas para iniciados, formatura de contra-mestres, homenagens a convidados de outros estados e locais e confraternização dessa cultura de tradição afro-descendente.

Há sempre uma necessidade de insistir neste exercício porque a vida é também da capoeira e Teresina já desempenha uma continuada práxis desse rico ritual de dança de rua e expressão de corpos que preservam heranças advindas do período colonial, na expressão do movimento popular chegado ao Brasil através da etnia africana.

A capoeira sofreu algumas resistências em períodos que compreendem contextos de início do século XX, para depois ganhar a natural absorção social e hoje capoeira é pop. Com essa nova penetração que também o século XX possibilitou à capoeira, confirma-se nesse século XXI a abrangência de transversalização da prática para público diverso.

Aliada está, cada vez +, à educação física acadêmica e às outras aplicações que envolvam exercício, carpintaria de movimento e desenvoltura corporal como melhoria da energia física disciplinada. Também atua na capoterapia e amealha o público da terceira idade como forma de desenvolver estratégias à contenção e expansão direcional do corpo do idoso.

No sábado (19), no Teatro João Paulo II, o ato solene reproduziu cultura e tradição e ampliou o olhar dessa prática na região do Dirceu, ao tempo em que interagiu com mestres e graduados de outras escolas e grupos de capoeira da cidade.

As agremiações, à medida que se vão formando novos mestres e seguidores, ampliam os terreiros de facilitação, aprendizado e reelaboram sociabilidades a novos conhecimentos aplicados à convivência, prática pública de estética da dança e da cultura específica da capoeira. A seu tempo, integraliza saúde, força de expressão e cultura de tradição.

No que pese à educação, cultura, expressão continuada, desenvoltura de recursos também à pesquisa científica e status social adquirido a esforço e determinação de arte e cultura brasileira, a capoeira está + ativa e mantém cordões firmes que realimentam todo o esforço que mestres brasileiros da capoeira têm disseminado em toda a nação.

Formatura de novos artistas e futuros profissionais na cena da capoeira e do desempenho do diverso de aplicação dessa prática, genuinamente nacional, orgulha não só os praticantes dessa linguagem, como naturalmente toda a comunidade envolvida e partícipe da cadeia cultural desenvolta.

A Escola de Capoeira (Mestre Bob) confirma sua abrangência de interagir o fator sociocultural e determina memória e história da capoeira local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário