segunda-feira, 28 de maio de 2012

Agora tem Teatro, sim!


Agora tem Teatro, sim!
por maneco nascimento

Na manhã do dia 28 de maio de 2012 tive o prazer, como artista e ator das cenas, de visitar as obras em fase de conclusão do Teatro do – Matadouro - Boi.

A última lembrança que mantinha daquela obra fora do ano passado, quando por lá estive. Era um canteiro de obras com paredes de alvenaria sendo levantadas e uma escavação onde seria plantada a caixa cênica, com porão sob o tablado.

Um frejo de operários, sons e ruídos contumazes de construção civil e uma esperança vívida de que, em breve, se teria um bom e novo teatro, na região da zona norte da cidade. A viabilidade de (re)construção do Teatro do Matadouro se dava através do Projeto Lagoas do Norte, com recursos conveniados com o Banco Mundial e contrapartida da Prefeitura de Teresina.

Hoje, ao entrar na obra que recebe os últimos retoques à inauguração, senti uma felicidade larga. Ali está sendo finalizado um projeto que sobremaneira valoriza a região, contempla as comunidades do bairro matadouro e entorno do Teatro do Boi e entrega à cidade de Teresina + uma Casa de espetáculos.

Visto de fora uma boa impressão de fachada, cores que acompanham o matiz do barro e olarias por ali plantado, através das oficinas de rico artesanato e tijolos do Poti Velho. Visto de dentro, uma estrutura técnica invejável. Para não desmerecer qualquer primeiro mundo com suas Casas de espetáculos.

Para + de 140 lugares na platéia, poltronas azuis confortáveis, inclinação natural de platéia para que ninguém fique prejudicado na visão no artista em cena.

Maquinaria estalando de nova e com as varas de luz para pinos, canhões, “set lights”, “lads”, cortinas, ciclorama, bambulinas, etc. Ainda para facilitar os trabalhos de afinação de luz e trânsito de serviços da área de maquinaria e técnica na caixa cênica, uma passarela suspensa sobre a plateia.

A boca de cena na medida certa para o Teatro de pequeno porte e um palco, terra do artista, que me causou uma “inveja saudável”. Paredes, forros, texturas, jardim interno, lanchonete/bar, cabine de operação de som e luz apropriada e a novidade do novíssimo Teatro já quase na contagem regressiva de entrega à comunidade.

No Complexo Cultural Teatro do Boi compondo toda a vida artística ali desempenhada, há um grande e bem equipado estúdio de dança, para clássico, contemporâneo e popular; um segundo estúdio, menor, para espaço auxiliar de dança. Um estúdio para ensaios e montagens de teatro; um estúdio para musicalização e iniciação instrumental; um estúdio para criação de vídeo e cinema; um estúdio para corte e costura e outro para a prática de artes visuais.

A biblioteca comunitária, ampla e bem equipada a consulentes e pesquisadores, completa o projeto sócio-cultural e funciona ao lado da pracinha interna que abriga o Anfiteatro, pequeno palco arena. Esse é o Projeto de encher os olhos de qualquer amante das artes e do fomento à cultura localizada.

As notícias são que, em breve, haverá a inauguração do Parque das Lagoas do Norte e, em seguida, a entrega oficial do Teatro do - Matadouro – Boi. Os buchichos dão conta que deverá ocorrer entre 24 a 28 de junho deste. A cidade artística espera ansiosamente.

Nascido num antigo matadouro municipal, o Teatro do Boi sobreviveu durante muitos anos, improvisadamente, mas com resultados inquestionáveis para investimentos possíveis. A fachada e edificação arquitetônica original foram mantidas, desde a sua invenção para Casa de espetáculos.
(antiga fachada do Teatro do Matadouro/Boi, antes da grande reforma/foto: divulgação)

Também para essa nova ordem estrutural e patrimonial às cênicas, o prédio original foi conservado e os novos investimentos ganharam corpo edificado como apêndice do antigo matadouro público.

As cores quentes, vivas e emblemáticas dão vigor estimulante da bela arquitetura ali plantada em conformidade com o “velho” da memória de linguística sócio artística edificada.

Agora tem Teatro, sim! Parabéns à Teresina e, especialmente, ao bairro Matadouro. Os artistas agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário