terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Reggae em festa


Reggae em festa
Por maneco nascimento

Quando os dias de março chegarem, a festa será do reggae. O Portal Reggae Teresina completa um ano de existência e incrementa a energia ritmada jamaicana que ganhou o mundo e também aportou, em sua forma de manifestação, na cidade verde.

Quem nunca ouviu, ou balançou ao som do reggae de raiz e força de expressão musical da ilha de Jamaica. Criado nos anos 60 pelo produtor jamaicano Lee “Scratch” Perry, que dividiu essa glória de invenção ritmada com Bob Marley & The Wailers, o reggae avançou sobre as sociedades e foi adquirindo sua diversidade e dinâmica singular sem perder-se da nave mãe.
(Lee "Scratch" Perry, um dos criadores do reggae/foto colhida da wikipédia.com.br)

Lee “Scratch” Perry nasceu Rainford Hugh Perry, em Kendal – Jamaica, em 20 de março de 1936. DJ, músico, técnico de som e produtor musical jamaicano. Ganhou um GRAMMY Awards de melhor álbum reggae em 2002. Grande influência no desenvolvimento e aceitação do reggae e do dub na Jamaica e no exterior. Da publicação Rolling Stone, foi eleito como o número 100, na lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos, no ano de 2004. (www. wikipédia.com.br - a enciclopédia livre/acesso às 16h45, de 28.02.2012).

Perry é o inventor do dub (base instrumental do reggae, que destaca linhas de baixo e reverberações) ao lado do King Tubby (www.abemusica.com.br) e ainda desempenha o ska, rogksteady e drum and bass (reggaebrasilhistoria.blogspot.com)

Bob Marley, de nascimento Robert Nesta Marley, em Nine Mile, aos dias 6 de fevereiro de 1945. Desapareceu em 11 de maio de 1981, na cidade de Miami. Cantor, guitarrista e compositor jamaicano. O + conhecido músico de reggae de todos os tempos e famoso por popularizar o gênero musical. (www. wikipédia. com.br - a enciclopédia livre/acesso às 16h35, 28.02.2012)
 (Bob Marley, um dos fundadores do reggae/foto colhida da wikipédia.com.br)

Divulgador da religião, através de suas composições, foi chamado de “Charles Wesley dos rastafáris”. Seu legado histórico continua, através dos filhos, na banda Melody Makers, com os renomados Ziggy e Stephen Marley. Também seguiram carreira musical, seus outros rebentos Kymani Marley, Julian Marley e Damian Marley, vulgo Jr. Gong. (www. wikipédia.com.br - a enciclopédia livre/acesso às 16h37, 28.02.2012)

Boa parte de seu trabalho tratava dos problemas de pobres e oprimidos. Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stones com o título de 11º. Maior Artista da Música de Todos os Tempos. (Idem)

Outro nome que não perde o caminho da manifestação musical, na história, é Boy George. George Alan O’Dowd, nasceu em Londres, dia 14 de junho de 1961. Cantor, compositor e DJ, o artista britânico foi um dos cantores + famosos e excêntricos da década de 1980, à frente do grupo Culture Club, do movimento new wave, fundado em 1982. Escândalos e drogas concorreram para o fim do grupo, em 1987, quando Boy George iniciou carreira solo. (www.wikipédia.com.br/acesso: às15h48,28.02.2012)


No Bahia, a cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, é o reconhecido berço do reggae no Brasil e gerou grandes nomes como Edson Gomes, Sine Calmon, Nengo Viera, Tim Tim Gomes, Edy Brown, Isaque Gomes, filho de Edson Gomes, entre outros. (reggaebrasilhistoria.blogspot.com)

Pois é dessa música, influências e suas reinvenções que o dia 03 de março de 2012, sábado, a partir das 21 horas, no Bar do Clube dos Diários, irá ser palco do primeiro aniversário do Portal Reggae Teresina.

As participações à grande festa contam com a Banda Espírito Livre (Fabiano Tiago), os DJs Hercolis Gregory, André Lima, Black France, Ivanildo Costa, Master Holt e Zezinho Rasta. De São Luis, do Maranhão, a equipe vinil Dub Collection. Todo o gênero será distendido com a Equipe Radio Reggae Zion.

Uma noite inesquecível ao repertório livre e concorrida aos amantes do reggae, no Bar do Clube dos Diários, a partir das 21 horas. Ingressos: R$ 8,00 a inteira e R$ 4,00 a meia entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário