quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Dance, danço

dancemos!
por maneco nascimento

No dia do Bailarino(a) e na abertura da Semana do Theatro e Lançamento da programação de aniversário do Theatro 4 de Setembro - 122 anos, o público fiel aos proclamos de festejos da Casa de espetáculos compareceu à Galeria de Arte do Club dos Diários "Nonato Oliveira",  a partir das 10 horas, e dividiu tempo de início de festa.

Na manhã, instalado no evento, o corpus da diretoria do Conselho Estadual de Cultura do Piauí - CEC e autoridades, amigos, artistas e convidados +, que cumpriram ritos de sociabilidades e rituais de interação e recepção ao chamado Ato 1 em 4: Dança.

Na composição de fórum oficial, Lari Salles, Presidente do Sated-PI e Conselheira do CEC; Cineas Santos, Presidente do CEC; Datan Izaká, diretor da Escola de Dança Estadual "Lenir Argento"; João Vasconcelos, diretor do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro e Fábio Novo, Secretário de Estado de Cultura do Piauí.

(fórum oficial/foto: ascomSECult)

Nas falas, João Vasconcelos se deteve, após saudar a todo(a)s, na satisfação de reunir esforços para quatro dias de atividades artísticas e culturais 99% de produção local, em que estariam contemplados a dança, o teatro, o humor e, o 1% de produto também de patrimônio nosso, já que a apresentação de Bibi Ferreira, no dia 4 de setembro, também não deixaria de estar contida na memória do aniversário da Casa e que a grande dama presentearia a cidade e o Theatro com sua arte aqui representada.

Datan Izaká saudou o(a)s profissionais da dança e lembrou do momento difícil, que vivemos com o impedimento político de Dilma, e reiterou que as ruas ainda são o melhor espaço de manifestações populares, que nem tudo está perdido.

Lari Salles falou sobre a profissão de bailarino e lembrou de como a dança cresceu e que as novas gerações deixam mais rica e produtiva essa manifestação que teve seu grande momento, lá pelos anos de 1990, com Lenir Argento, Eleonora Paiva, entre outros grandes profissionais, e que os novos artistas da dança têm contribuído para ampliar o fazer da dança vitoriosa e representativa do Piauí.

O Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, Cineas Santos, consignou em seu discurso sobre o fazer cultural e a cultura que seriam o que há de mais significativo nas sociedades. Também, ao saudar os profissionais da dança, pelo seu dia, e concluiu lembrando um poeta piauense que vaticinou que não dançar seria morrer.

O Secretário de Cultura, Fábio Novo, discorreu sobre como assumiu o desafio de ser o representante da pasta e que, os problemas que encontrou, quando lá chegou para assumir o papel de gestor, seria melhor ter-se mantido deputado. De julho de 2015 até setembro de 2016, depois de um ano de trabalho, os esforços foram compensadores.

A recuperação de Equipamentos de cultura, como o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, que detém diversos espaços, todos funcionais nesse momento; outras Casas de cultura que estão em processo de finalização de obras (Museu do Piauí, Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho e Zumbi dos Palmares, entre outros também no interior).

Acerca do espaço "Zumbi dos Palmares" provocou o Conselho Estadual de Cultura pela campanha de mudança do nome do Equipamento cultural, que passe a se chamar Esperança Garcia, "a negra atrevida", a primeira a escrever uma carta denunciando maus tratos e desrespeito aos direitos humanos, enfatizou.

Essa piauiense é que mereceria ter o nome na nova Casa de manifestação de cultura afrobrasileira. Como secretário de cultura, reiterou Novo, tem interesses em defesa da cultura do Estado e deixar de valorizar pessoas de outros locais.

Ainda falou sobre o planejamento das ações de aniversário do Theatro 4 de Setembro e que, entre as atividades presentes, a vinda de Bibi Ferreira muito enriqueceria essa festa que conta com a participação de diversos artistas, das mais variadas manifestações culturais produzidas na cidade.

Na quebra do protocolo, Cineas Santos, tomou a vez para convidar aos presentes para um encontro na sede do CEC - Espaço Cultural "Paulo Nunes", dia 06 de setembro, quando na Sala "Liz Medeiros", o professor e poeta Élio Ferreira fará uma comunicação sobre a personalidade Esperança Garcia. Antes, lembrou que o Brasil é um país de características e heranças africanas e que tratar sobre essa mulher brasileira é também prerrogativa de discussões na pauta do CEC.

Encerrada a parte oficial, veio a parte artística, com apresentação de quatro números da Escola Balé de Teresina, coordenada pela coreógrafa e bailarina Luzia Amélia. Um número (trio) que transversalizou o clássico (bailarinas na ponta) com a quebra protocolar, numa incursão de contemporâneo, a partir do figurino diferencial.

Dois números (solos) com bailarinas graciosas e num intercurso técnico, estético e refinado fazer do dançar clássico. 

(a Bailarina, em seu dia/foto: ascomSECult)

O último número, um coletivo que abriu diálogo entre o coro e o pas de deux, com um trecho de "Paquita". 

("Paquita"/Escola Balé de Teresina/foto: ascomSECult)

Resultados escolásticos, com uma qualidade de facilitação da técnica que aparece nas respostas artísticas da arte de bem dançar. Dance, danço, dancemos, marcou a pauta cultural do primeiro dia de ações da Semana de aniversário do Theatro 4 de Setembro - 122 Anos.

Ausências notadas, atrações pautadas e, presentes, inclusive na programação e divulgação em mídias e impressos, e marcadas como falta no programa da manhã. O número planejado à recepção musical (Grupo da Escola de Música "Possidônio Queiroz") e a coreografia "Caretas", do Grupo de Balé Popular, da Escola Estadual de Dança "Lenir Argento".

Nada que encolhesse o que corou a manhã do dia 01 de setembro, na Galeria de Arte "Nonato Oliveira".

Para hoje, ainda tem:
às 17h - Galeria de Arte do Club dos Diários “Nonato Oliveira” - apresentação da coreografia “África de onde viemos”, da coreógrafa Samara Rocha (Casa Meio Norte). Entrada 1kg de alimento não perecível.
às 19h - Theatro 4 de Setembro - solenidade/Espetáculo 20 Anos – Casa de Zabelê . Coreografia, "Casa de Zabelê 20 anos: Alçando voos, transformando vidas.", da coreógrafa Kiara Lima (Corpo de Baile Casa de Zabelê).
às 20h30, acontece o espetáculo “Fuga”, do Balé da Cidade de Teresina. Coreógrafo, Dongo Monteiro; música de Philip Glass; poema de Wilker Marques (Balé da Cidade de Teresina). Entrada um 1kg de alimento não perecível.
às 22h - no Espaço Cultural “Osório Jr.”/BCD - espetáculo musical “Dianas” da Só Homens Cia. de Dança.
E no final da noite, às 22h40, show “Bossa Nossa Voz e Violão”, com Alessandro Vieira.

fotos/imagem: (ascomSECult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário