terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Baile

para tempos de felicidades
por maneco nascimento

Era uma sexta feira de janeiro, 22, mas não uma sexta feira comum. Uma que saltava aos olhos, fantasias, pés, pernas, corpo inteiro, energias vibrantes, espírito de alegria e felicidade foliãs. O Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro recebia, em um dos seus Equipamentos Culturais, O Baile.
(O Baile/fotos: Poliana Oliveira)

Mas não era um Baile qualquer, mas o Baile de Carnaval dos Artistas 2016 – Ano Maria da Inglaterra. Numa realização do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, o evento teve promoção do Complexo Cultural e Secult e deu-se em seu lugar natural das melhores memórias de Salões e encontros culturais desde que o Club é Club.
O Club dos Diários, depois de uma restauração e modernização, aos custos de bem investidos de Oitocentos mil reais (mantidos pelo dinheiro do contribuinte, como garante em destaque a placa de reinauguração), ficou pronto para recepcionar grandes espetáculos alternativos, exposições, convenções e encontros artísticos culturais e, pequenos espetáculos, acomodados no novo Teatro “Torquato Neto”, e, é claro, o retorno merecido do Baile dos Artistas. Este que sempre teve melhor lugar de atuação no Salão do Club dos Diários.
(fotos/imagem: Poliana Oliveira)

Pois foi na noite do dia 22 de janeiro que a cidade compareceu, em ótimo peso e muito boa medida, à festa planejada para tomar posse de sua origem de bailes foliões, em data marcada. 
(fotos/imagem: Jorge Carlo e Poliana Oliveira)

Uma sexta feira que não era a gorda, mas foi a sexta encanto da felicidade de bons carnavais de Salões, com mais de mil palhaços, arlequins, pierrôs, colombinas, heróis, vilões, freiras e padres, melindrosas, rainhas e reis, príncipes e lordes, mocinhas e “raparigas”, descidas do caminhão das memórias de entrudos.
(Cibelly sob ícone a Baile Maria da Inglaterra e vilão e heróis/fts; P. Oliveira)

A recepção musical das Bandas Fervendo o Frevo&Vando do Trombone, em repertório rico e diverso das velhas e memoráveis marchinhas e frevos de outros carnavais; Gabi Carvalho, para reviver as memórias da homenageada póstuma, Marília Pêra, que cantou em áureos musicais como a personagem de Carmem Miranda; Lene Alves&Banda, esse furacão dos hits quentes para toda geração foliã.

(fotos/imagem: Poliana Oliveira e Jorge Carlo)

A escolha do Rei e Rainha dos Artistas 2016, numa acirradíssima e humorada disputa, recaiu sobre a atriz Tércia Maria e o ator Chicão Borges, coroados no corredor de foliões, que os aclamaram entre, pelo menos, vinte duplas de candidatos. Uma eleição popular, aberta, foram aclamados em palmas, silvos, uivos e fiu-fius!

(fotos de Poliana Oliveira e Jorge Carlo)

A atriz Silmara Silva não teve muita dificuldade em ser aclamada, calorosamente, pelo grande público do Salão. Numa inusitada e ousada fantasia, a artista desfilou entre os foliões com uma impactante mis-èn-scene à personagem de Freira Zumbi. O útero aberto da Freira expunha o feto preso ao cordão umbilical e que ela apresentava aos foliões. Uma pausa na alegria para a reflexão da humanidade expiada.
(A Fantasia vencedora - Freira Zumbi -/foto: P. Oliveira)

O impacto gerou empatia e o público elegeu, sumariamente, sem delongas, o que melhor representou fantasia à reflexão temática e, até polêmica da hora e reverbero do depois. A Freira Zumbi venceu, em fragorosas palmas e outros sinais sonoros, com categoria, excelência e folga de margem à uma (im)possível solicitação de repetir o escrutínio.

O Baile dos Artistas venceu o outro lado da força. E a força e energia, atomizadas na arte, cultura e repercussão foliãs, deram o mote para over felicidade, coletivizada aos tempos de dançar e abrir os chacras da alegria positivizada, nO Baile, o retorno.
A sexta feira, daquele 22 de janeiro, ficou pequena, mas na medida matemática e nas simetrias e assimétricos estéticos da cultura do carnaval, corpo brasileiro, do artístico extravasado. 

Pequena idade, terceira idade, média idade, jovens, adolescentes, pais, filhos, netos, artistas, intelectuais, jornalistas, professores, delegados e policiais, publicitários e secretários de estado, et al, toda a gente concorreu a bem comum, viver a alegria do Baile dos Artistas em coletivo de alma foliã.
Ao Baile de Carnaval dos Artistas 2016, só não veio quem já “morreu”, mas como retrucou Siro Siris, responsável pela criação e ambientação do Salão:até os mortos vieram...pois foi uma Freira Zumbi (Silmara Silva) quem levou o Prêmio de Melhor Fantasia e o recebeu na hora, quentinha, a quantia de Dois mil reais.

Que venha 2017 para novas entradas, confetes, serpentinas e muita folia liberada para novO Baile.
Evoé, Baile de Carnaval dos Artistas!


fotos/imagem: (Poliana Oliveira e Jorge Carlo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário