segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Maria, Maria!

da Inglaterra do Piauí
por maneco nascimento

21 de janeiro último, foi uma quinta feira indispensável à cidade, à arte e cultura festejada, ao evento que reuniu amigos, admiradores, produtores culturais, intelectuais, artistas e outro(a)s que seguem a Maria Luiza dos Santos Silva.

Chamada assim, parece que ninguém sabe de quem se está falando, mas, ao citar Maria da Inglaterra, um mundo se abre de carinho, amor, respeito e orgulho dedicados a Rainha das Composições e dona dos hits populares mais simples, inteligentes e de licença poética musicada por quem mal aprendeu a ler e escrever.

Pois foi à Maria da Inglaterra, a quem a cidade devota verdadeiro apreço, que a noite de 21 de janeiro se fez repleta de muita felicidade direcionada à artista popular, lá dos rincões do Piauí, plantada na cidade de Luzilândia.

Maria aniversariou no dia 21 e a festa foi festejada no palco do Theatro 4 de Setembro e no Café Literário "Genu Moraes". 

(o corte do bolo/fotos: M. Aragão)

No palco, a exibição do DVD "Maria entre Amigos" que reúne compositores, arranjadores, músicos, intérpretes, em releitura das composições de Maria da Inglaterra. E, no "Genu Moraes" o parabéns, o corte do bolo, entrevistas, assédio de paparazzis, "abraços e beijinhos e carinhos, sem ter fim", à doce Maria.

(amigos festejam Maria em seu aniversário/fotos: M. Aragão)

No DVD exibido uma pérola, de canções revisitadas, à excelência de melodias e letras salvas de apelos comerciais e ricas de memórias sociais e falas das gentes simples, com cadeiras nas calçadas, para não perder-se de Chico, representadas na força composicional de Maria da Inglaterra inestimável. 

A mulher que não esquece da origem musical e reconta, sempre que pode, como recebeu o nome de Maria da Inglaterra:

"'Tem o Rei do Baião, que é o Luiz Gonzaga. A Rainha do Xaxado, Marinês. O Rei da Bola, Pelé. O Rei da Juventude, Roberto Carlos. E em Teresina tem a Rainha das Composições, Maria da Inglaterra', aponta nas memórias artísticas'. 

O carioca Ricardo Cravo Albin, crítico e pesquisador da música, encantou-se pela cabocla, sem estudo que compunha música e melodia tão bem. Ao vê-la cantar, em sua primeira aparição, em um Festival da Canção Universitário, na  década de 1970 e, a partir dos versos que falavam da Inglaterra, batizou-a com nome tão sugestivo." (material de divulgação)

Maria da Inglaterra completou 77 anos naquele dia e, à noite, foi abraçada em festa caliente. A programação da noite foi promovida por amigos da artista, entre eles José Dantas. O sonoplasta produziu e dirigiu o DVD, junto com Márcio Bigly. Outros amigos doaram sua arte ao resultado do filme em DVD.

Além das belas interpretações de Duda Di, Soraya Castelo Branco, Vanda Queiroz, Rosinha Amorim, Daniel Hulk e Roraima, Chagas Moura, o trabalho aglutina ainda depoimentos históricos de Ricardo Cravo Albin e registros preciosos de João Cláudio Moreno, dos arranjadores Júlio Medeiros e Paulo Dantas, do músico Geraldo Brito, o nosso querido GB e do compositor Carlos Galvão. Cada um desfia uma memória orgulhosa acerca de Maria da Inglaterra. 

José Dantas, Zé Dantas, para os amigos, conseguiu agregar beleza e acuidade técnica em resultado no material captado e finalizado, em filme musical e perseverar na arte e cultura da artista, tão bem preservadas, e com novidades que revigoram o produto cultural de Maria da Inglaterra.

É um resultado recomendável e cheio de surpresas delicadas, seja nos arranjos, interpretações, edição e acabamento técnico conseguido. De encher os olhos de orgulho e desejar levar um exemplar para casa.

Como justificou Zé Dantas, a noite era de exibição do resultado conseguido. E, ao tempo em que se festejava o aniversário de Maria, também se aproveitaria o arrecadado na bilheteria para dispor à artista e também investir na finalização (copiagem, capa, etc.) para lançar, comercialmente, posteriormente.
(a Estrela Maria da Inglaterra concede entrevista/fotos: M. Aragão)

Maria estava feliz, foi muito paparicada, dividiu sua alegria com os amigos e levou consigo mais uma história a juntar com as suas e recontá-las, acrescentando mais esta, sempre com ênfase e arraigados de experiências vividas. 
(fotos: Marcela Aragão)

Agora é aguardar o DVD, que em breve será lançado e poderá ser adquirido na Toccata Discos.

Parabéns a todos os artistas que dedicaram mais essa alegria a Maria da Inglaterra.

Evoé, filhos de Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário