quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Se você disser que desafino...

Desafinados Soul
por maneco nascimento

A última noite do Mostra CulturaThe, pensada de 13 de setembro a 01 de outubro de 2014, fechou sua programação com chave de ouro de cartas livres e compensada pelo talento, sucesso e integração de arte e cultura que a cidade produz a todo vapor.

Dia 01 de outubro, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural "Osório Jr."/Bar do Clube dos Diários, foi hora de conferir a Noite dos Desafinados, que reuniu + de dez intérpretes que viajaram pelos sucessos posterizados pela voz ampliada de Elis Regina. 

A Noite dos Desafinados foi, sem sombra de dúvidas, das mulheres. 

(Elis sempre/foto Marcia Ramalho/Abril Imagens)

Essa Mulher que canta a boa e velha canção brasileira foi revisitada por atrizes e atores, educadores, artistas plásticos, jornalistas. E, esses artistas cantores, desafinaram o coro dos contentes e a noite se fez pura energia e felicidade interagidas.

(Gilvan Oliveira tocou seu tempo elisreginiano/divulgação)

Os trabalhos do última etapa do Mostra CulturaThe foram abertos, em participação especial, pelo cantor e músico Gilvan Oliveira, a recorte musicado do repertório temático ao evento, cantou sucessos da Pimentinha e foi muito bem, obrigado!

Era hora de desafinar e os Desafinados João Vasconcelos, Maneco Nascimento, Waldilio Siso, Avelar Amorim, Ana Carvalho, Nayara Fabrícia, Lorena Campelo, Marina Marques, Dan Martins, Luciano Brandão, Célia Lopes, Jesus Viana, Marciene Cruz e Márcia Sousa fizeram seu aparte musical e sua parte em desafinadas atenções à canção brasileira do cancioneiro elisreginiano.

As mulheres desafinadas venceram! Lorena Campelo, Marciene Cruz, Nayara Fabrícia, Marina Marques e Célia Lopes, super preparadas,deram seu + e provaram que no peito do desafinado também bate um coração ardente, que se fez afinado em tons e sons vocalizados à Noite dos Desafinados. No bloco masculino de desafinação, destaque para Avelar Amorim, Jesus Viana, Dan Martins, Waldilio Siso, 

Mas se a hora era de desafinar e, como disse João Vasconcelos, "é preciso ter muita coragem para desafinar em público", então foi uma noite muito feliz e com diversão garantida também pelos riscos de  semitons que preencheram o "Osório Jr."/BCD  e deram ao ouvintes, da numerosa plateia, a possibilidade de registro do "vento soprando as palavras pelo ar" que o compositor aconselhou que se cantasse "como se o vento soprasse pela boca vindo do pulmão" (Gil). Desafinados sim, a noite era assim.

Para o grande momento da noite, como alívio dos ouvidos, veio o furacão Gislene Danielle, muito bem acompanhada pela Banda, de traço musicado à formação luxuosa de Jó Oliveira, nas cordas suaves e determinantes do aço trinado ao violão; o teclado alegre e dinâmico de Edilson Sousa e a percussão afinada de Rafael Sousa.

(a nereida Gislene Danielle foi show!/divulgação)

Gislene Danielle que canta, porque o instante existe e a sua voz se faz completa, quando canta uma canção, realmente trouxe um refresco de fruta madura da terra, em estação de privilegiados sabores. 

Mandou ver às vozes e vezes da canção de Elis e à voz de calmaria e afinidade maturada da própria emoção musical de interpretar o repertório da Eliscoptero. Selecionados sucessos da Casa de falsos brilhantes e arrastões suingados passaram afinados pela voz de Danielle.

 (Essa Mulher é da voz de Gislene Danielle/divulgação)

"Black is beautiful", "Arrastão" e "Gracias a la vita", entre outras pérolas do cancioneiro do Furacão Elis, reverberaram sentimento de brilho e emoção de verdades da canção. Gislene não só brindou a Noite dos Desafinados com sua energia e força positivas de ser artista, como deu mostra de que quem canta o que gosta, vive a profissão de escolha que brilha, em grata expansão, à luz própria. 

Sabe o que faz da própria voz, Essa Mulher que canta em Gislene Danielle. Seu tempo de maturar a profissão ganhou tempo dedicado ao trabalho feito obra de arte para beleza na canção. Foi um show para guardar na parede da memória, quando quadro que alegra +.

O Mostra CulturaThe não poderia ter feito melhor escolha. A Noite dos Desafinados não teve maior prestígio que a voz, na canção brasileira em dias veraneados de primaveras da estação nacional da canção.

Gislene Danielle foi o Verdadeiro Brilhante e  afinou o evento a toda felicidade e prazer da música revisitada em sua "voz, sua vida, seu segredo e sua revelação" de saber cantar. Bela atuação.

A festa de encerramento do Projeto Mostra CulturaThe abriu margem para uma segunda edição e a III Noite dos Desafinados fez espécie. E como se pronunciou João Vasconcelos, idealizador e realizador do evento, "A noite é dedicada ao público", em evento que se destaca como sinal de forma diferenciado e que se instalou para a cidade e ao público do artista local, de 13 de setembro a 01 de outubro, "tudo é dedicado a vocês que são o público", completou.

Que venha o Mostra CulturaThe - o Retorno. Essa edição de 2014 foi patrocinada pelo Armazém Paraíba, por meio do SIEC/Governo do Piauí e deteve realização apaixonada de João Vasconcelos e sua empresa de arte e fatos concretos em Trama Cultura.

A Noite dos Desafinados, Gislene Danielle & Banda e o Mostra CulturaThe venceram + essa. 

Viva a terra do sol do equador, na cidade que não tem + fim que não seja insistir em manter, em fogo fátuo o fazer artístico, e assentar em moto contínuo a arte e cultura locais, sempre vivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário