quinta-feira, 26 de junho de 2014

Reino de Antonietas

republiquetas monárquicas
por maneco nascimento

"Se o povo não tem pão, que coma brioches!" (frase atribuída a rainha francesa Maria Antonieta, que teve, assim como o marido Luis XVI da França, morte pela guilhotina revolucionária)

Salvo as devidas proporções de contextos do século XIII, que culminaram em seu tempo de terror no calor da Revolução Francesa  e as novas idiossincrasias e descasos administrativos nos novíssimos dias da primeira quinzena e meia do século XXI, na republiqueta monárquica das terras piaghuys, de reizinhos e suas nababescas consortes e corte tupiniquim, algo há em comum. O descaso com quem o governo deveria apresentar respeito. É artista? Que coma poeira.

Com a mudança de faixa de governo do Piauí, transferida do ombro do rei morto de esperto para o do príncipe imberbe, destraquejado das ações de políticas públicas de cultura  e de gestão que fuja do casuísmo e absolutismo doméstico familiar, ficaram as dívidas de ações culturais e contratos de serviços prestados por artistas da cidade.

As dívidas beiram de outubro de 2013 e seguem até março de 2014. A atriz Alinie Moura, depois de amargar todo tipo de desculpas da Fundac e as estratégias de quiabo dos escritórios de embromação, resolveu criar um Grupo na facebook (FUNDACMEPAGUE) e fazer-se atitude de cobrança ao governo do estado.
(manifesto FundacMePague/reprodução)

A primeira manifestação pública, de cobrança,  ocorreu dia 17 de junho, a partir das 8 da manhã, no Clube dos Diários. Era o oportuno momento de lançamento do projeto que soma + de três décadas, o Encontro Nacional de Folguedos que nesse ano acontecerá em julho, num espaço alugado de um empresário de sistema de televisão local, no entorno do bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste, terra do atual gestor da Fundac.

O espaço natural dos Folguedos, o Complexo Poliesportivo do Albertão, bairro Redenção, levou uma rasteira das novas ordens da cultura do estado fundaquiano. E durante o lançamento dos Folguedos, os artistas, com cachês atrasados nos escritórios da Fundac, desde o ano passado, chamaram a atenção da imprensa. E nas redes sociais também compartilharam intenções e receberam solidariedade.

“Mais um dia se passa e a Fundac ainda nos deve, não só o nosso pagamento mas o devido respeito aos artístas do Piauí.Pagementos pendentes do Folguedos ano passada(2013), Operet de Natal(2013), Reveillon de fim de ano(2013). Será que vamos ficar nessa cunversinha de leva e trás de quem tá lá diz que foi culpa da gestão passada e quem já saiu diz que a culpa é de quem chegou...Vamos nos contentar em ficar secando as canelas indo na Fundac para ouvirmos o mesmo papinho!? Nós fizemos um trabalho para A FUNDAÇÃO CULTURAL DO PIAUÍ! não foi pra beltrano e nem cicrano!
POR ISSO AMANHÃ CONVOCO TODOS QUE SE SENTEM INCOMODADOS COM ESSA SITUAÇÃO A COMPARECER AO CLUBE DOS DIÁRIOS NO CENTRO DE TERSINA, VAMOS PROTESTAS CONTRA ESSA BÁRBARIA QUE OS ARTISTAS PASSAM PARA RECEBER O SEU DEVIDO PAGAMENTO QUE NOS É DE DIREITO, ÁS 8:00 HS DA MANHÃ, LEVEM SUS CARTAZES, TAMBORES, APITOS...SUAS INDIGNAÇOES!
‪#‎MEPAGUEFUNDAC




Depois da primeira iniciativa dos artistas e repercussão na mídia, o próximo passo foi acionar o Ministério Público do Estado e marcaram reunião com a promotora de justiça Leida Diniz. Também convidaram à reunião, o atual gestor da Fundac, Sheyvan Lima e a ex-Presidente da Fundac, Bid Lima. Já que o governo atual defende-se que a dívida não é de sua alçada e, deixando a entender que "os artistas que comam poeira", então é hora de procurar a justiça para ver se há algum sinal de diferença, através do MPE. Segue este novo capítulo do Movimento FundacMePague.

"
Convoco todos os ARTÍSTAS que de alguma forma se encontram indignados com a atual situação em que nos encontramos devido ao não pagamento de trabalhos contratados pela FUNDAC -Pi, a estarem presentes amanhã dia 25/06 as 10:00 hsr no MINISTÉRIO PÚBLICO (em frente a estação dos trilhos) com o apoio de todos e agora também do SATED-PI, onde conversaremos com a PROMOTORA Leda Diniz que nos apoiará e que já pediu a presença da antiga e atual adiministração daquele orgão para devidos esclarecimentos.NÃO PODEMOS NOS CALAR, CALAR É DAR VOZ AO OPRESSOR! ‪#‎fundcMePague‬
 — comDackson Mikael e outras 15 pessoas.
Hoje fui ao Sated- Pi conversar sobre um posicionamento do mesmo em relação ao movimento ‪#‎fundacMePague‬ mas o sindicato estava fechado.Bem que me avisaram que hoje é dia santo.Mas ja liguei para a presidente Lari Sales e ela me confirmou que amanhã estará lá as 10:00 quem puder comparecer será muito bem vindo.
E, sem esmorecer, Alinie Moura do Caermo sai atrás do que é seu de direito. E nos informa no dia 25 de junho de 2014.


Hoje o movimento ‪#‎FundacMePague‬ foi até ao Ministério Público Procuradoria Geral dA Justiça,onde a PROMOTORA LEDA DINIZ havia convocado a presença da antiga administração da Fundac Sra. Bid Lima e o atual presidente Sr.Scheyvan para devidos esclarecimentos sobre contratos não pagos por aquele orgão, específicamente Folguedos(2013) Opereta de Natal(2013) Coral do fim de ano(2013).
Na reunião foram ouvidas as partes, e chegamos as seguintes conclusões, sobre o pagamento da Opereta e Coral do Fim de Ano o Sr. Schenyvan disse que os processos já está em "PD" esperando autorização para o pagamento e que dia 10 DE JULHO irá retomar o pedido ao Ministério da Fazenda. Até lá é importante que fiquemos acompanhando todo esse processo.Quanto ao pagamento do Folguedos é um pouco mais complicado porque não dá pra pagar com os recursos da Fundac, então Sra. Bid Lima apresentou uma solução para que isso seja resolvido e que será estudada ainda pela atual gestão e disponibilizou-se em ajudar, em seguida formamos uma comissão composto de classe artística e outros trabalhadores também prejudicados pela falta de pagemento.
Dia 8 de Julho essa comissão irá a Fundac para começarmos a relacionar os trabahadores que ainda não foram pagos e procurar-mos juntos soluções para que essa peleja seja resolvida o mais rápido possível.O PRIMEIRO PASSO FOI DADO, MAS AINDA TEMOS MUITO AINDA POR O QUE LUTAR!
 — com Lari Salles e outras 15 pessoas.
No dia 24 de junho, dia que antecedeu a reunião no Ministério Público, a produção do projeto "Paixão de Cristo de Bom Jesus", que deve cachês aos artistas, ligou pessoalmente a cada um dos profissionais envolvidos no espetáculo, solicitando que cada um informasse um número de conta corrente do Banco do Brasil, que os cachês seriam depositados na manhã do dia 25 de junho.

Desde dia 18 de abril, data em que os profissionais de teatro se deslocaram para o município de Bom Jesus do Gurgueia e prestaram serviço na encenação do espetáculo da paixão de Cristo, que aguardam serem pagos. Os artistas foram acionados, dois dias depois da apresentação, a pagarem a nota de serviço e entregarem no gabinete do deputado Fábio Novo. 

Foi uma súbita e boa notícia há muito aguardada o telefonema recebido na manhã do dia 24 de junho. Todo mundo cumpriu a orientação da produção do espetáculo. Os cachês devem ter errado as contas dos profissionais de teatro envolvidos no Projeto de Bom Jesus. Dia 18 de junho fez dois meses que aguardam seus cachês. Até esse dia 26 de junho, não há nenhum sinal de honrar o compromisso de serviço prestado. Nada mudou desde abril.

Então surgiu uma dúvida. Por que essa intempestiva esperança de pagar os artistas exatamente no dia em que havia uma reunião no MP Procuradoria da Justiça do Estado? Se a caldeira resfriou depois da reunião, pra que se precipitar? Quem sempre perde é o mesmo artista de sempre, que confia nos velhos truques de quem manipula recurso público.

Então, nunca Antonieta esteve tão presente nessa republiqueta monárquica. E se não têm dinheiro para pagar as contas, que os artistas comam poeira. Para os discursos redundantes de diretores do departamento de ações culturais da fundac, de que artistas são encrenqueiros, aqui vai um recado: artista pode até comer poeira, já que brioches é de cultura francesa, mas não sem reclamar Muuuuito!

E Viva a Revolução FundacMePague!

Dado histórico -
(Marie Antoinette, por Élisabeth Vigée-Lebrun - 1783/wikipédia)

"Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena (em alemãoMaria Antonia Josepha Johanna von Habsburg-LothringenfrancêsMarie Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine) (Viena2 de novembro de 1755 —Paris16 de outubro de 1793) foi uma arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França e Navarra. Décima quinta e penúltima filha de Francisco I, Sacro Imperador Romano-Germânico, e da imperatriz Maria Teresa da Áustria, casou-se em abril de 1770, aos quatorze anos de idade, com o então delfim de França (que subiria ao trono em maio de 1774 com o título de Luís XVI), numa tentativa de estreitar os laços entre os dois inimigos históricos.
Na primavera de 1775, o criticado programa econômico do ministro das finanças Jacques Turgot, levou a graves distúrbios, com a eclosão de motins em toda a França, conhecidos como a "Guerra da Farinha". Foi nessa ocasião que se atribuiu falsamente a Maria Antonieta a frase: "Se o povo não tem pão, que coma brioches!" (...) Depois da fuga de Varennes, Luís XVI foi deposto e a monarquia abolida em 21 de setembro de 1792; a família real foi posteriormente presa na Torre do Templo. Nove meses após a execução de seu marido, Maria Antonieta foi julgada, condenada por traição, e guilhotinada em 16 de outubro de 1793.
Após sua morte, Maria Antonieta tornou-se parte da cultura popular e uma figura histórica importante,2 sendo o assunto de vários livros, filmes e outras mídias. Alguns acadêmicos e estudiosos acreditam que ela tenha tido um comportamento frívolo e superficial, atribuindo-lhe o início da Revolução Francesa; no entanto, outros historiadores alegam que ela foi retratada injustamente e que as opiniões a seu respeito deveriam ser mais simpáticas. 
fonte: (www.wikipédia.com.br/pesquisa em 26.06.2014, às 16h46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário