segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ela é Maria da Graça

Costa Penna Burgos - Gal Costa
por maneco nascimento



(capa LP Gal Profana/fotos cel. m. nascimento)

Uma das + importantes intérpretes da MPB deve vir ao Piauí, neste segundo semestre de 2014, para dar o ar de sua graça e da voz que marcou música em nossas vidas brasileiras e alhures. "Minha voz, minha vida, meu segredo e minha revelação (...) minha voz é precisa, vida que não é menos minha que da canção (...)" [Minha Voz, Minha Vida - Caetano Veloso]. 

Profetizada pelo papa da Bossa Nova, João Gilberto, de que seria a maior cantora do Brasil, Gal Costa e seus Doces e Bárbaros, contemporâneos baianos de todas as horas, + outros parceiros e compositores fiéis, deixaram a marca de épocas, estilos, modernidade revisitada e muita novidade que reverbera até hoje. Sem negar fogo confirmou que seu nome é Gal. 

[Meu nome é Gal/E desejo me corresponder/Com um rapaz que seja o tal/Meu nome é Gal/E não faz mal/Que ele não seja branco, não tenha cultura/De qualquer altura/Eu amo igual/Meu nome é Gal/E tanto faz que ele tenha defeito/Ou traga no peito/Crença ou tradição/Meu nome é Gal/Eu amo igual/Ah, meu nome é Gal

“Meu nome é Gal, tenho 24 anos
Nasci na Barra Avenida, Bahia
Todo dia eu sonho alguém pra mim
Acredito em Deus, gosto de baile, cinema
Admiro Caetano, Gil, Roberto, Erasmo,
Macalé, Paulinho da Viola, Lanny,
Rogério Sganzerla, Jorge Ben, Rogério Duprat,
Waly, Dircinho, Nando,
E o pessoal da pesada
E se um dia eu tiver alguém com bastante amor pra me dar
Não precisa sobrenome
Pois é o amor que faz o homem.]
(Meu Nome é Gal  - Erasmo Carlos/Roberto Carlos)

"Engrupindo corações"  a bela baiana que também cantou Ary Barroso "No Tabuleiro da Baiana" e que entrou no samba da melhor maneira,  louvou que "(...) Baiana é aquela que entra no samba de qualquer maneira (...) Que mexe, remexe, dá nó nas cadeiras/Deixando a moçada com água na boca (...) Mas a gente gosta quando uma baiana quebra direitinho/De cima embaixo revira os olhinhos/E diz eu sou filha de São Salvador!" (Falsa Baiana - Geraldo Pereira). 

Da revolução das guitarras às novas composições, também de fãs, namorou outros sons e cantou o que nunca poderia deixar de ouvir e transformar em repertório, uma boa e nova canção.

[Comecei namorando um som/E virei groupie/E virei fã/Grudada no braço de um violão/Como se fosse uma lã/Engrupindo corações/Como uma groupie/Como uma fã/Num grupo que toca/Que sai pela estrada/Buscando mais ilusões/Mal vi a música, me vi mal/Pois eu sou groupie/Pois eu sou fã/Não há quem não saiba/Que eu me entreguei/Sou prisioneira da canção
Comecei namorando um som/E virei groupie/E virei fã/Grudada no braço de um violão/Como se fosse uma lã/Engrupindo corações/Como uma groupie/Como uma fã/Num grupo que toca/Que sai pela estrada/Buscando mais ilusões/Mal vi a música, me vi mal/Pois eu sou groupie/Pois eu sou fã/Não há quem não saiba/Que eu me entreguei/Sou prisioneira da canção

Comecei namorando um som/E virei groupie/E virei fã/Grudada no braço de um violão/Como se fosse uma lã/Engrupindo corações/Como uma groupie/Como uma fã/Num grupo que toca/Que sai pela estrada/Buscando mais ilusões/Mal vi a música, me vi mal/Pois eu sou groupie/Pois eu sou fã/Não há quem não saiba/Que eu me entreguei/Sou prisioneira da canção(GROUPIE "MINHA VOZ" De Beti Niemeyer).

Essa voz para "Luz do Sol", curtindo folha, verde, Graça, vida, luz, céu, azul, pés , terra, rio, mar, correnteza,  beira, areia, marcha, homem, chão, coração, acesa, sim, não, visão, beleza, ferir, delicadeza, querida, glória, vida, sol que doura "Em vida, em força, em luz (...) da música popular brasileira, continua a bela e doce voz e é "Barato Total", Gal Plural, Gal Total, Fatal e para "Coração Vagabundo", "Folhetim", "Lígia", "Por Causa de Você", "Derradeira Primavera", "Vaca Profana", em "Fotografia" de memórias musicais do cancioneiro musical brasis, também "O Amor" de Maiakovski para Caetano e para o mundo das melodias na canção brasileira que chega em qualquer estação...


["(...)Ressuscita-me Para que a partir de hoje/ A partir de hoje/A família se transforme/E o pai/ Seja pelo menos o Universo/ E a mãe/ Seja no mínimo a Terra/  Terra/ A Terra"] (Sobre um poema de Vladimir Maiakovski - Caetano Veloso) 

Quando a Gal por aqui passar, eu quero estar, ir aonde o povo está e louvar o que bem merece.


(Gal Costa/imagem colhida wikipédia)

Histórico:
Em 2012, Gal Costa foi eleita a 7º maior voz da música brasileira de todos os tempos, pela revista Rolling Stone.2 (...) Gal Costa é filha de Mariah Costa Pena, sua grande incentivadora, falecida em 1993, e de Arnaldo Burgos.3 Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical. Gal jamais conheceu o seu pai, que faleceu quando ela tinha por volta de 15 anos. Por volta de 1955 se torna amiga das irmãs Sandra e Dedé (Andreia) Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente. Em 1959 ouve pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, que também trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 é apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha, iniciando-se a partir uma grande amizade e profunda admiração mútua que perdura até hoje (...) Gal estreou ao lado de Caetano VelosoGilberto GilMaria BethâniaTom Zé e outros, o espetáculo Nós, Por Exemplo... (22 de agosto de 1964), que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador. Nesse mesmo ano participou de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, no mesmo local e com os mesmos parceiros. Deixa Salvador para viver na casa da prima Nívea, no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião (...)" (www.wikipedia.com.br/ colhida às 23h36, 29.06.2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário