quinta-feira, 19 de junho de 2014

Balaio de Letras

educação, arte e cultura
por maneco nascimento


+ uma revista foi lançada no mercado a leitores, curiosos e aprendizes do ato de ler, porque ler abre novas conexões ao exercício da leitura como leitura do mundo.

Revista Educação Artes Cultura No. 1 ano 1 Teresina - Piauí. Balaio de Letras. No lide capa, Identidades e Diversidade Cultural; etnia e gênero, ASSIS BRASIL - o cigano erudito; Projeto Música Para Todos.

Balaio de Letras apresenta um tratamento gráfico, arte visual, delicado e afinado na policromia e definição de imagens e diagramação cuidadosa. Desde a capa, com fotografias de representação de etnias gentia e africana, a imagem de identidade de uma variação de povo d'África sobreposta na imagem de índio brasileiro.

Fotografias expressivas e de antropologias aproximadas, identitárias de costumes, estilos e representação social e cultural de suas aldeias e pertencimento. Belas imagens África Brasil.

Na contracapa, um flagrante de dorso inteiro de um homem, índio, deitado. A fotografia de ascendência de plano baixo, recupera a beleza do corpo do índio enfeitado com suas cores da cultura, crença, fé e seleção de enfeites e representativos de beleza, estética e identidade. A contracapa é inteira e sanduicha todo o assunto da Revista. 

A terceira capa que traz o menu, o nome do periódico repete a bela imagem do dorso tatuado e enfeitado de cores e etnia reveladas no corpo natural do homem brasis de origem. As contas coloridas, sementes de mulungús, assaí, cordinhas de sisal tramado, flores e penas de aves naturais amazônicas. Retidas penas, em artesanais colares, de penugens multicores, pendidos no corpo do homem e a seu orgulho étnico.

O miolo da Balaio de Letras, temas se entrelaçam no diverso da educação, arte e cultura, em entrevistas, informes, sugestões literárias e anúncios publicitários equilibrados para venderem-se a si mesmos e a própria Revista. Os assuntos focados abraçam o transcultural de proposição de negócios e comércio de futuros mercados à leitura e consumo.

Apresentados os temas, abre com atenção a Identidades e Diversidade Cultural - Tríade. Identidades e Diversidade Cultural - Artigos e Práxis; Identidades e Diversidade Cultural - patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí - Brasil e do Alto Ribatejo - Portugal e Identidades e Diversidade Cultural - Etnia e  Gênero.

No escopo da Tríade, a editora Marleide Lins de Albuquerque reúne e parceriza ações culturais, aproximações e antropologias de Brasil e territórios comuns com Portugal, África, América e Europa. Abriga, entre o conjunto de profissionais do pensar expandido, em temáticas editadas, o corpo de dizeres e falas em territórios transculturais visitados, ciência, pesquisa, arte, cultura, língua  e falas e aberturas territoriais sócio culturais.

Na sequência, o autor piauiense Assis Brasil é destaque em "Assis Brasil - O Cigano Erudito". Comentado sobre o projeto documentário produzido por Lucila Martins e Marina Farias. Assunto recortado à Balaio de Letras por Marina Farias. O artista, o escritor, o orgulho piauiense e sua vasta humanidade de história literária, rica e diversa. Obra festejada com prêmios, Brasil a fora e criada ao país de leitores médios.

A Academia Juvenil de Letras - Grupo Educacional Pro Campus, também ganha espaço com a inovação da Academia de Escritores, fomentada naquele sítio educacional. "Antologia transcultural de poesia feminina - um percurso de olhares e vozes", organizada por Marleide Lins e Algemira Macedo, Avant Garde Edições, iniciativa comentada na Revista por Maria Aldenires de Sousa Lima. Uma grata e talentosa mostra de poemas na pena rica da mulher.

Também compõem pautas na Balaio de Letras, os 15 anos do Projeto Música Para Todos; a Escola do Legislativo Projeto Anjos Solidários, por Natalie Araújo; informe publicitário, Curso Redação Prof. Rógi; Testemunho Vivo, por Suzane Arraes; alunos premiados na Nona Olimpíada de Matemática nas Escolas Públicas, por Renan Soares; a indicação literária: o Livro e, por último, a cereja da revista "Geleia gerou 3 da vez", com poemas de Da Costa e Silva, Marleide Lins e Lucila Martins.

Balaio de Letras detém um cuidadoso tratamento arte visual e material empregado que dá gosto de folhear a publicação. Vende-se a si mesma por apresentar novidade de curiosidade ao consumo e conteúdo que discute a arte, cultura, educação e negócios de leitura e ampliação das relações de literatura e apreensão de conhecimentos apresentados como produtos culturais de Teresina.

(capa da Balaio de Letras/imagem reprodução)

Esse Balaio tá recheado de  informação e comunicação eficientizado. O mercado das Letras festeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário